Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Alexandre Harlei [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90331
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos fundamentos, princípios e práticas da Educação Ambiental, a partir do estudo de práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de Araraquara, Estado de São Paulo. Foram tomados como referência a documentação oficial (orientações, parâmetros curriculares, regulamentações e leis em nível federal, estadual e municipal) e autores cuja obra e experiências com a temática ambiental contribuem para o entendimento da questão no âmbito da educação escolar formal. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistiram na análise das propostas de Educação Ambiental contidas nos projetos políticopedagógicos das unidades escolares envolvidas na pesquisa, em entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas com os coordenadores pedagógicos das escolas, e em entrevistas com roteiro semi-estruturado com professores que desenvolvem práticas sobre o tema. Trata-se de um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa e se baseia na concepção de Educação Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem voltado à construção e exercício da cidadania. Os resultados revelam a existência de uma gama diversificada de projetos e atividades em Educação Ambiental, desenvolvidas nos diferentes anos do ensino fundamental, nas escolas que fizeram parte da pesquisa. No entanto, tais resultados apontam a ausência de fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos que alicercem o trabalho pedagógico com a temática ambiental nestas escolas.
id UNSP_697d135b7ee1fb7b37f4c872817210e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90331
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aulaEducação - BrasilEducação ambientalPratica de ensinoEnsino fundamentalEnvironmental EducationPedagogical PracticeElementary EducationO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos fundamentos, princípios e práticas da Educação Ambiental, a partir do estudo de práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de Araraquara, Estado de São Paulo. Foram tomados como referência a documentação oficial (orientações, parâmetros curriculares, regulamentações e leis em nível federal, estadual e municipal) e autores cuja obra e experiências com a temática ambiental contribuem para o entendimento da questão no âmbito da educação escolar formal. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistiram na análise das propostas de Educação Ambiental contidas nos projetos políticopedagógicos das unidades escolares envolvidas na pesquisa, em entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas com os coordenadores pedagógicos das escolas, e em entrevistas com roteiro semi-estruturado com professores que desenvolvem práticas sobre o tema. Trata-se de um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa e se baseia na concepção de Educação Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem voltado à construção e exercício da cidadania. Os resultados revelam a existência de uma gama diversificada de projetos e atividades em Educação Ambiental, desenvolvidas nos diferentes anos do ensino fundamental, nas escolas que fizeram parte da pesquisa. No entanto, tais resultados apontam a ausência de fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos que alicercem o trabalho pedagógico com a temática ambiental nestas escolas.The objective of this work is to accomplish an analysis of the fundaments, principles and practices of Environmental Education from a study of pedagogical practices developed in municipal elementary education schools, in Araraquara city, São Paulo State, Brazil. The official documentation (orientations, parameters of the curriculum, regulation and laws at three levels - federal, of the state, and municipal) and authors whose work about environmental theme and experience in this field contribute for the understanding of this subject in the formal school education were taken as reference .The methodological procedures used in the research were: the analysis of Environmental Education proposes from the political – pedagogical projects of the school unities involved in the research; interviews with semi structured schedules with the pedagogical coordinator of the schools; interviews with semi-structured schedules with teachers who developed practices about this theme. This study is based in a qualitative approach and in the conception of Environmental Education as an education-learning process whose aim is the construction and the exercise of citizenship. The results show the existence of a diversified range of projects and activities in Environmental Education, developed in the different grades of elementary education, at the schools participating in the research. Nevertheless, the results show a lack of theoric, conceptual, and methodological fundaments that can establish the pedagogical work with the environmental theme in the schools involved in the research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferrari, Alexandre Harlei [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2009-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis221 f. : il., mapas.application/pdfFERRARI, Alexandre Harlei. Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula. 2009. 221 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90331000603221ferrari_ah_me_arafcl.pdf33004030079P26847958862033252Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:05:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-21T06:05:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
title Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
spellingShingle Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
Ferrari, Alexandre Harlei [UNESP]
Educação - Brasil
Educação ambiental
Pratica de ensino
Ensino fundamental
Environmental Education
Pedagogical Practice
Elementary Education
title_short Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
title_full Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
title_fullStr Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
title_full_unstemmed Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
title_sort Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula
author Ferrari, Alexandre Harlei [UNESP]
author_facet Ferrari, Alexandre Harlei [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Alexandre Harlei [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Educação ambiental
Pratica de ensino
Ensino fundamental
Environmental Education
Pedagogical Practice
Elementary Education
topic Educação - Brasil
Educação ambiental
Pratica de ensino
Ensino fundamental
Environmental Education
Pedagogical Practice
Elementary Education
description O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos fundamentos, princípios e práticas da Educação Ambiental, a partir do estudo de práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de Araraquara, Estado de São Paulo. Foram tomados como referência a documentação oficial (orientações, parâmetros curriculares, regulamentações e leis em nível federal, estadual e municipal) e autores cuja obra e experiências com a temática ambiental contribuem para o entendimento da questão no âmbito da educação escolar formal. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa consistiram na análise das propostas de Educação Ambiental contidas nos projetos políticopedagógicos das unidades escolares envolvidas na pesquisa, em entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas com os coordenadores pedagógicos das escolas, e em entrevistas com roteiro semi-estruturado com professores que desenvolvem práticas sobre o tema. Trata-se de um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa e se baseia na concepção de Educação Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem voltado à construção e exercício da cidadania. Os resultados revelam a existência de uma gama diversificada de projetos e atividades em Educação Ambiental, desenvolvidas nos diferentes anos do ensino fundamental, nas escolas que fizeram parte da pesquisa. No entanto, tais resultados apontam a ausência de fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos que alicercem o trabalho pedagógico com a temática ambiental nestas escolas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-07
2014-06-11T19:24:36Z
2014-06-11T19:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRARI, Alexandre Harlei. Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula. 2009. 221 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90331
000603221
ferrari_ah_me_arafcl.pdf
33004030079P2
6847958862033252
identifier_str_mv FERRARI, Alexandre Harlei. Educação ambiental em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Araraquara: do projeto político-pedagógico à sala de aula. 2009. 221 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000603221
ferrari_ah_me_arafcl.pdf
33004030079P2
6847958862033252
url http://hdl.handle.net/11449/90331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221 f. : il., mapas.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964641697202176