Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP], Teixeira, Leny Rodrigues Martins, Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP], Fürkotter, Monica [UNESP], Raboni, Edméa A. R. S., Ramos, Regina Célia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008
http://hdl.handle.net/11449/212993
Resumo: This article aims to describe and analyze the possible didactic sequences practiced by Mathematics and Natural Sciences teachers at Elementary, Middle and High Schools of Presidente Prudente (SP), in order to identify implicit patterns in these sequences which may reveal the teaching conceptions of these teachers. When 76 Mathematics teachers and 61 Natural Sciences teachers were analyzed, we verified that the predominant action of the teacher is in three parts of the class (beginning, development and assessment). The teacher initiates the content, establishes a sequence, exposes and determines procedures, concludes and assesses it, and the students are supposed to execute the activities. There is a difference between the sequences described in both areas and some peripheral efforts trying to overcome the traditional model of teaching. This issue is discussed taking into consideration the teachers' knowledge about teaching and their pedagogical formation.
id UNSP_69cfe0f67155ddf7e4ec2a035fcc32e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212993
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professoresDidactic sequences described by teachers of Mathematics and Natural Sciences within a public school: possible patterns and implications in the pedagogical formation of teachersDidactical sequenceTeaching conceptionsTeacher formationMathematics teachingNatural sciences teachingSequência didáticaConcepções de ensinoFormação de professoresEnsino de matemáticaEnsino de ciênciasThis article aims to describe and analyze the possible didactic sequences practiced by Mathematics and Natural Sciences teachers at Elementary, Middle and High Schools of Presidente Prudente (SP), in order to identify implicit patterns in these sequences which may reveal the teaching conceptions of these teachers. When 76 Mathematics teachers and 61 Natural Sciences teachers were analyzed, we verified that the predominant action of the teacher is in three parts of the class (beginning, development and assessment). The teacher initiates the content, establishes a sequence, exposes and determines procedures, concludes and assesses it, and the students are supposed to execute the activities. There is a difference between the sequences described in both areas and some peripheral efforts trying to overcome the traditional model of teaching. This issue is discussed taking into consideration the teachers' knowledge about teaching and their pedagogical formation.Este artigo tem como objetivo analisar sequências de atividades ou sequências didáticas descritas por professores de Matemática e da área de Ciências Naturais das escolas do Ensino Fundamental e Médio de Presidente Prudente (SP), na tentativa de identificar padrões implícitos nestas sequências, que possam revelar concepções de ensino destes professores. Ao analisarmos como 76 professores de Matemática e 61 de Ciências Naturais descrevem a sequência que utilizam em sala de aula, constatamos que a ação predominante é do professor nos três principais momentos da aula (início, desenvolvimento e avaliação). O professor inicia o conteúdo, estabelece a sequência, expõe, determina procedimentos, conclui e avalia, cabendo, ao aluno, a execução de atividades. Há uma diferença entre as sequências descritas nas duas áreas e algumas tentativas periféricas de superação do modelo tradicional de ensino. Essa questão é discutida tendo como foco os saberes da docência e a formação pedagógica do professor.Univ Estadual Paulista, Rua Roberto Simonsen, Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-graduação em EducaçãoEscola Estadual Fernando CostaUniv Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e TecnologiaUniv Estadual Paulista, Rua Roberto Simonsen, Faculdade de Ciências e TecnologiaUniv Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Católica Dom BoscoEscola Estadual Fernando CostaMorelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]Teixeira, Leny Rodrigues MartinsOrtega, Eliane Maria Vani [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Raboni, Edméa A. R. S.Ramos, Regina Célia [UNESP]2021-07-14T10:48:20Z2021-07-14T10:48:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article639-652application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014.1980-850X1516-7313http://hdl.handle.net/11449/21299310.1590/1516-73132014000300008S1516-73132014000300639S1516-73132014000300639.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212993Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:43:47.776092Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
Didactic sequences described by teachers of Mathematics and Natural Sciences within a public school: possible patterns and implications in the pedagogical formation of teachers
title Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
spellingShingle Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Didactical sequence
Teaching conceptions
Teacher formation
Mathematics teaching
Natural sciences teaching
Sequência didática
Concepções de ensino
Formação de professores
Ensino de matemática
Ensino de ciências
title_short Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
title_full Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
title_fullStr Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
title_full_unstemmed Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
title_sort Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
author Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
author_facet Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
Teixeira, Leny Rodrigues Martins
Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Raboni, Edméa A. R. S.
Ramos, Regina Célia [UNESP]
author_role author
author2 Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
Teixeira, Leny Rodrigues Martins
Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Raboni, Edméa A. R. S.
Ramos, Regina Célia [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Católica Dom Bosco
Escola Estadual Fernando Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
Teixeira, Leny Rodrigues Martins
Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Raboni, Edméa A. R. S.
Ramos, Regina Célia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didactical sequence
Teaching conceptions
Teacher formation
Mathematics teaching
Natural sciences teaching
Sequência didática
Concepções de ensino
Formação de professores
Ensino de matemática
Ensino de ciências
topic Didactical sequence
Teaching conceptions
Teacher formation
Mathematics teaching
Natural sciences teaching
Sequência didática
Concepções de ensino
Formação de professores
Ensino de matemática
Ensino de ciências
description This article aims to describe and analyze the possible didactic sequences practiced by Mathematics and Natural Sciences teachers at Elementary, Middle and High Schools of Presidente Prudente (SP), in order to identify implicit patterns in these sequences which may reveal the teaching conceptions of these teachers. When 76 Mathematics teachers and 61 Natural Sciences teachers were analyzed, we verified that the predominant action of the teacher is in three parts of the class (beginning, development and assessment). The teacher initiates the content, establishes a sequence, exposes and determines procedures, concludes and assesses it, and the students are supposed to execute the activities. There is a difference between the sequences described in both areas and some peripheral efforts trying to overcome the traditional model of teaching. This issue is discussed taking into consideration the teachers' knowledge about teaching and their pedagogical formation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2021-07-14T10:48:20Z
2021-07-14T10:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014.
1980-850X
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/212993
10.1590/1516-73132014000300008
S1516-73132014000300639
S1516-73132014000300639.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008
http://hdl.handle.net/11449/212993
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014.
1980-850X
1516-7313
10.1590/1516-73132014000300008
S1516-73132014000300639
S1516-73132014000300639.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 639-652
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128970361667584