Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008 http://hdl.handle.net/11449/212993 |
Resumo: | This article aims to describe and analyze the possible didactic sequences practiced by Mathematics and Natural Sciences teachers at Elementary, Middle and High Schools of Presidente Prudente (SP), in order to identify implicit patterns in these sequences which may reveal the teaching conceptions of these teachers. When 76 Mathematics teachers and 61 Natural Sciences teachers were analyzed, we verified that the predominant action of the teacher is in three parts of the class (beginning, development and assessment). The teacher initiates the content, establishes a sequence, exposes and determines procedures, concludes and assesses it, and the students are supposed to execute the activities. There is a difference between the sequences described in both areas and some peripheral efforts trying to overcome the traditional model of teaching. This issue is discussed taking into consideration the teachers' knowledge about teaching and their pedagogical formation. |
id |
UNSP_69cfe0f67155ddf7e4ec2a035fcc32e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212993 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professoresDidactic sequences described by teachers of Mathematics and Natural Sciences within a public school: possible patterns and implications in the pedagogical formation of teachersDidactical sequenceTeaching conceptionsTeacher formationMathematics teachingNatural sciences teachingSequência didáticaConcepções de ensinoFormação de professoresEnsino de matemáticaEnsino de ciênciasThis article aims to describe and analyze the possible didactic sequences practiced by Mathematics and Natural Sciences teachers at Elementary, Middle and High Schools of Presidente Prudente (SP), in order to identify implicit patterns in these sequences which may reveal the teaching conceptions of these teachers. When 76 Mathematics teachers and 61 Natural Sciences teachers were analyzed, we verified that the predominant action of the teacher is in three parts of the class (beginning, development and assessment). The teacher initiates the content, establishes a sequence, exposes and determines procedures, concludes and assesses it, and the students are supposed to execute the activities. There is a difference between the sequences described in both areas and some peripheral efforts trying to overcome the traditional model of teaching. This issue is discussed taking into consideration the teachers' knowledge about teaching and their pedagogical formation.Este artigo tem como objetivo analisar sequências de atividades ou sequências didáticas descritas por professores de Matemática e da área de Ciências Naturais das escolas do Ensino Fundamental e Médio de Presidente Prudente (SP), na tentativa de identificar padrões implícitos nestas sequências, que possam revelar concepções de ensino destes professores. Ao analisarmos como 76 professores de Matemática e 61 de Ciências Naturais descrevem a sequência que utilizam em sala de aula, constatamos que a ação predominante é do professor nos três principais momentos da aula (início, desenvolvimento e avaliação). O professor inicia o conteúdo, estabelece a sequência, expõe, determina procedimentos, conclui e avalia, cabendo, ao aluno, a execução de atividades. Há uma diferença entre as sequências descritas nas duas áreas e algumas tentativas periféricas de superação do modelo tradicional de ensino. Essa questão é discutida tendo como foco os saberes da docência e a formação pedagógica do professor.Univ Estadual Paulista, Rua Roberto Simonsen, Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-graduação em EducaçãoEscola Estadual Fernando CostaUniv Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e TecnologiaUniv Estadual Paulista, Rua Roberto Simonsen, Faculdade de Ciências e TecnologiaUniv Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Católica Dom BoscoEscola Estadual Fernando CostaMorelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]Teixeira, Leny Rodrigues MartinsOrtega, Eliane Maria Vani [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Raboni, Edméa A. R. S.Ramos, Regina Célia [UNESP]2021-07-14T10:48:20Z2021-07-14T10:48:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article639-652application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014.1980-850X1516-7313http://hdl.handle.net/11449/21299310.1590/1516-73132014000300008S1516-73132014000300639S1516-73132014000300639.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212993Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:43:47.776092Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores Didactic sequences described by teachers of Mathematics and Natural Sciences within a public school: possible patterns and implications in the pedagogical formation of teachers |
title |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores |
spellingShingle |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Didactical sequence Teaching conceptions Teacher formation Mathematics teaching Natural sciences teaching Sequência didática Concepções de ensino Formação de professores Ensino de matemática Ensino de ciências |
title_short |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores |
title_full |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores |
title_fullStr |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores |
title_full_unstemmed |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores |
title_sort |
Sequências didáticas descritas por professores de matemática e de ciências naturais da rede pública: possíveis padrões e implicações na formação pedagógica de professores |
author |
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] |
author_facet |
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP] Teixeira, Leny Rodrigues Martins Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Raboni, Edméa A. R. S. Ramos, Regina Célia [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP] Teixeira, Leny Rodrigues Martins Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Raboni, Edméa A. R. S. Ramos, Regina Célia [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Católica Dom Bosco Escola Estadual Fernando Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP] Teixeira, Leny Rodrigues Martins Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Raboni, Edméa A. R. S. Ramos, Regina Célia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didactical sequence Teaching conceptions Teacher formation Mathematics teaching Natural sciences teaching Sequência didática Concepções de ensino Formação de professores Ensino de matemática Ensino de ciências |
topic |
Didactical sequence Teaching conceptions Teacher formation Mathematics teaching Natural sciences teaching Sequência didática Concepções de ensino Formação de professores Ensino de matemática Ensino de ciências |
description |
This article aims to describe and analyze the possible didactic sequences practiced by Mathematics and Natural Sciences teachers at Elementary, Middle and High Schools of Presidente Prudente (SP), in order to identify implicit patterns in these sequences which may reveal the teaching conceptions of these teachers. When 76 Mathematics teachers and 61 Natural Sciences teachers were analyzed, we verified that the predominant action of the teacher is in three parts of the class (beginning, development and assessment). The teacher initiates the content, establishes a sequence, exposes and determines procedures, concludes and assesses it, and the students are supposed to execute the activities. There is a difference between the sequences described in both areas and some peripheral efforts trying to overcome the traditional model of teaching. This issue is discussed taking into consideration the teachers' knowledge about teaching and their pedagogical formation. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2021-07-14T10:48:20Z 2021-07-14T10:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014. 1980-850X 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/212993 10.1590/1516-73132014000300008 S1516-73132014000300639 S1516-73132014000300639.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300008 http://hdl.handle.net/11449/212993 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 3, p. 639-652, 2014. 1980-850X 1516-7313 10.1590/1516-73132014000300008 S1516-73132014000300639 S1516-73132014000300639.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
639-652 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128970361667584 |