Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marina Hatoum Lincoln do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217410
Resumo: O espaço escolar como tempo e lugar de enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça, requer desconstruir práticas pedagógicas assentadas na monocultura e perspectiva eurocêntrica de conhecimento. Privilegiar os conhecimentos e as produções de autoria indígena no contexto escolar considera a força que têm os conhecimentos nas histórias escritas por quem as vive. A produção literária escrita por indígenas para as crianças, cuja representatividade da diversidade dos povos indígenas tem sido expressiva, se constitui uma valiosa fonte de conhecimento intercultural. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar e analisar quatro obras da Literatura de autoria Indígena para crianças e desvelar possibilidades lúdico pedagógicas favorecedoras da interculturalidade na Educação Física Escolar. Iniciamos com uma revisão sistemática bibliográfica que contou com dez estudos encontrados sobre a literatura indígena para crianças na escola. Os estudos foram analisados em quatro categorias: 1) Ano de publicação e natureza dos estudos; 2) Objetivos dos estudos; 3) Contexto dos estudos e participantes e 4) Principais Conclusões dos estudos. Para realizar a pesquisa, realizamos o mapeamento do acervo de livros da literatura infantil de autoria de escritores/as indígenas, envolvendo caracterização das obras por etnia e região. A partir deste mapeamento quatro obras foram submetidas à análise de conteúdo, as quais tiveram como critérios de inclusão: a diversidade de gênero na autoria e a diversidade de povos indígenas, portanto, escritores e escritoras indígenas de diferentes origens étnicas e que habitam diferentes regiões do Brasil. Assim, compomos a análise com quatro obras, representativas de povos/etnias diferentes. São elas: “Ajuda do Saci” de Olívio Jekupé; “Caçadores de Aventuras”, de Daniel Munduruku; “A cura da Terra”, de Eliane Potiguara; e “Jóty, o Tamanduá”, de Vangri Kaingang. Como resultado deste processo, emergiram duas categorias: A) Filosofia Indígena, onde elencamos aspectos relacionados ao modo como os povos originários concebem a convivência entre os seres vivos. As relações dos humanos uns com os outros e com a natureza no cotidiano indígena, formando um todo integrado e em equilíbrio, e B) Ancestralidade, que remete ao valor dos antepassados, particularmente o respeito aos mais velhos e a valorização dos seus saberes, como aspectos que se destacaram nos livros analisados. Articulamos temáticas que emergiram da análise dos livros realizada na categoria anterior, descortinando quatro possibilidades para o desenvolvimento de propostas lúdico educativas, uma para cada livro. Acreditamos que esta pesquisa descortinou conhecimentos filosóficos e culturais de diferentes povos indígenas que emergiram das histórias infantis, cuja apropriação visando a educação intercultural na escola, pode contribuir para reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural indígena.
id UNSP_6d8b1eb5e22fd41733871db339e71ea3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217410
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física EscolarInterculturality and Indigenous Literature for Children in School Physical EducationInterculturalidadeCultura IndígenaEducação Física EscolarInterculturalityIndigenous literatureSchool physical educationO espaço escolar como tempo e lugar de enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça, requer desconstruir práticas pedagógicas assentadas na monocultura e perspectiva eurocêntrica de conhecimento. Privilegiar os conhecimentos e as produções de autoria indígena no contexto escolar considera a força que têm os conhecimentos nas histórias escritas por quem as vive. A produção literária escrita por indígenas para as crianças, cuja representatividade da diversidade dos povos indígenas tem sido expressiva, se constitui uma valiosa fonte de conhecimento intercultural. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar e analisar quatro obras da Literatura de autoria Indígena para crianças e desvelar possibilidades lúdico pedagógicas favorecedoras da interculturalidade na Educação Física Escolar. Iniciamos com uma revisão sistemática bibliográfica que contou com dez estudos encontrados sobre a literatura indígena para crianças na escola. Os estudos foram analisados em quatro categorias: 1) Ano de publicação e natureza dos estudos; 2) Objetivos dos estudos; 3) Contexto dos estudos e participantes e 4) Principais Conclusões dos estudos. Para realizar a pesquisa, realizamos o mapeamento do acervo de livros da literatura infantil de autoria de escritores/as indígenas, envolvendo caracterização das obras por etnia e região. A partir deste mapeamento quatro obras foram submetidas à análise de conteúdo, as quais tiveram como critérios de inclusão: a diversidade de gênero na autoria e a diversidade de povos indígenas, portanto, escritores e escritoras indígenas de diferentes origens étnicas e que habitam diferentes regiões do Brasil. Assim, compomos a análise com quatro obras, representativas de povos/etnias diferentes. São elas: “Ajuda do Saci” de Olívio Jekupé; “Caçadores de Aventuras”, de Daniel Munduruku; “A cura da Terra”, de Eliane Potiguara; e “Jóty, o Tamanduá”, de Vangri Kaingang. Como resultado deste processo, emergiram duas categorias: A) Filosofia Indígena, onde elencamos aspectos relacionados ao modo como os povos originários concebem a convivência entre os seres vivos. As relações dos humanos uns com os outros e com a natureza no cotidiano indígena, formando um todo integrado e em equilíbrio, e B) Ancestralidade, que remete ao valor dos antepassados, particularmente o respeito aos mais velhos e a valorização dos seus saberes, como aspectos que se destacaram nos livros analisados. Articulamos temáticas que emergiram da análise dos livros realizada na categoria anterior, descortinando quatro possibilidades para o desenvolvimento de propostas lúdico educativas, uma para cada livro. Acreditamos que esta pesquisa descortinou conhecimentos filosóficos e culturais de diferentes povos indígenas que emergiram das histórias infantis, cuja apropriação visando a educação intercultural na escola, pode contribuir para reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural indígena.The scholar environment, as a place of confrontation of the gender, class and race inequalities requests the deconstruction of pedagogic practices based in the Eurocentric perspective of knowledge and the social monoculture. Giving light to indigenous authorship productions in the scholar environment considers the strength of the knowledge of the stories written by who lived them. The infant literature production from the indigenous people, that has been a huge cultural representation, is a valued source of intercultural knowledge. This research characterize and analyze four works of Indigenous Literature for children and unveil pedagogical playful possibilities that favor interculturality in School Physical Education. The research started with a systemic bibliography review of ten found public studies about indigenous literature for school children. The studies were analysed in four categories: 1) Publish year and type of research; 2) Research’s objective; 3) Research’s and participants context; 4) Research’s conclusion. In order to do this research a mapping of the indigenous infant literature was made, considering the works by ethnicity and geographic regions. Then, fours works had been selected for a content analysis considering the authorship gender diversity and the ethnicity diversity. Thus, indigenous writers from different ethnical backgrounds and from different regions of Brazil were selected. Therefore, we selected fours works from different ethnical and regional backgrounds, as follows: “Ajuda do Saci” by Olívio Jekupé; “Caçadores de Aventuras” by Daniel Munduruku; “A Cura da Terra” by Eliane Potiguara and “Jóty, o Tamanduá” by Vangri Kaingang. As a result of this analysis process, we divided the results in two categories: A) Indigenous Philosophy, where was analysed the conviviality between the humans with the nature, other living beings and with themselves, building an integrated and balanced system, and B) Ancestry, considering the respect, value and knowledge authority of the older members of their society. From the works analysis four educational ludic proposals were made, one for each of the selected works. This research shows philosophical and cultural knowledges from different indigenous people through infant literature, in which the use of those works in the scholar environment can contribute with the acknowledge, respect and valorization of the diverse indigenous culture.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Correa, Denise AparecidaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Marina Hatoum Lincoln do2022-03-28T10:55:47Z2022-03-28T10:55:47Z2022-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:05:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:53.325160Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
Interculturality and Indigenous Literature for Children in School Physical Education
title Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
spellingShingle Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
Amaral, Marina Hatoum Lincoln do
Interculturalidade
Cultura Indígena
Educação Física Escolar
Interculturality
Indigenous literature
School physical education
title_short Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
title_full Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
title_fullStr Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
title_sort Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
author Amaral, Marina Hatoum Lincoln do
author_facet Amaral, Marina Hatoum Lincoln do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Denise Aparecida
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marina Hatoum Lincoln do
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Cultura Indígena
Educação Física Escolar
Interculturality
Indigenous literature
School physical education
topic Interculturalidade
Cultura Indígena
Educação Física Escolar
Interculturality
Indigenous literature
School physical education
description O espaço escolar como tempo e lugar de enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça, requer desconstruir práticas pedagógicas assentadas na monocultura e perspectiva eurocêntrica de conhecimento. Privilegiar os conhecimentos e as produções de autoria indígena no contexto escolar considera a força que têm os conhecimentos nas histórias escritas por quem as vive. A produção literária escrita por indígenas para as crianças, cuja representatividade da diversidade dos povos indígenas tem sido expressiva, se constitui uma valiosa fonte de conhecimento intercultural. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar e analisar quatro obras da Literatura de autoria Indígena para crianças e desvelar possibilidades lúdico pedagógicas favorecedoras da interculturalidade na Educação Física Escolar. Iniciamos com uma revisão sistemática bibliográfica que contou com dez estudos encontrados sobre a literatura indígena para crianças na escola. Os estudos foram analisados em quatro categorias: 1) Ano de publicação e natureza dos estudos; 2) Objetivos dos estudos; 3) Contexto dos estudos e participantes e 4) Principais Conclusões dos estudos. Para realizar a pesquisa, realizamos o mapeamento do acervo de livros da literatura infantil de autoria de escritores/as indígenas, envolvendo caracterização das obras por etnia e região. A partir deste mapeamento quatro obras foram submetidas à análise de conteúdo, as quais tiveram como critérios de inclusão: a diversidade de gênero na autoria e a diversidade de povos indígenas, portanto, escritores e escritoras indígenas de diferentes origens étnicas e que habitam diferentes regiões do Brasil. Assim, compomos a análise com quatro obras, representativas de povos/etnias diferentes. São elas: “Ajuda do Saci” de Olívio Jekupé; “Caçadores de Aventuras”, de Daniel Munduruku; “A cura da Terra”, de Eliane Potiguara; e “Jóty, o Tamanduá”, de Vangri Kaingang. Como resultado deste processo, emergiram duas categorias: A) Filosofia Indígena, onde elencamos aspectos relacionados ao modo como os povos originários concebem a convivência entre os seres vivos. As relações dos humanos uns com os outros e com a natureza no cotidiano indígena, formando um todo integrado e em equilíbrio, e B) Ancestralidade, que remete ao valor dos antepassados, particularmente o respeito aos mais velhos e a valorização dos seus saberes, como aspectos que se destacaram nos livros analisados. Articulamos temáticas que emergiram da análise dos livros realizada na categoria anterior, descortinando quatro possibilidades para o desenvolvimento de propostas lúdico educativas, uma para cada livro. Acreditamos que esta pesquisa descortinou conhecimentos filosóficos e culturais de diferentes povos indígenas que emergiram das histórias infantis, cuja apropriação visando a educação intercultural na escola, pode contribuir para reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural indígena.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28T10:55:47Z
2022-03-28T10:55:47Z
2022-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217410
url http://hdl.handle.net/11449/217410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128299573968896