Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schlünzen Junior, Klaus [UNESP], Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141793
Resumo: Este estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade.
id UNSP_6dfa832286b08c3a8a8369cc7033b748
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141793
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EADEste estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]2016-07-19T13:00:29Z2016-07-19T13:00:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11751-11763application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-117632357-7819http://hdl.handle.net/11449/141793ISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf184523624129306873467544058192380000-0002-5623-6093porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141793Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:08:47.615867Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
title Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
spellingShingle Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
title_short Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
title_full Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
title_fullStr Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
title_full_unstemmed Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
title_sort Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
author Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
author_facet Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
author_role author
author2 Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
description Este estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:29Z
2016-07-19T13:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-11763
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141793
ISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf
1845236241293068
7346754405819238
0000-0002-5623-6093
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141793
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-11763
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf
1845236241293068
7346754405819238
0000-0002-5623-6093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11751-11763
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128609967144960