Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141793 |
Resumo: | Este estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade. |
id |
UNSP_6dfa832286b08c3a8a8369cc7033b748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141793 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EADEste estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]2016-07-19T13:00:29Z2016-07-19T13:00:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11751-11763application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-117632357-7819http://hdl.handle.net/11449/141793ISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf184523624129306873467544058192380000-0002-5623-6093porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141793Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:08:47.615867Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
title |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
spellingShingle |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] |
title_short |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
title_full |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
title_fullStr |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
title_full_unstemmed |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
title_sort |
Novas perspectivas das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem para orientação e acompanhamento dos formadores na EAD |
author |
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] |
author_facet |
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
description |
Este estudo, é um recorte da tese de doutoramento, apresenta uma investigação sobre a ferramenta Fórum de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Teleduc, como recurso de orientação e acompanhamento dos formadores da equipe do curso de Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão escolar (T.A). O objetivo central foi verificar as possibilidades de interações entre a equipe na ferramenta escolhida. As ações implementadas pela coordenação do curso de T.A, foram fundamentadas pelos referenciais teóricos da Educação a Distância e possibilitaram uma revisão conceitual no que se refere à interação no AVA. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos preceitos da pesquisa qualitativa e apresenta uma análise estatística descritiva com figuras e tabelas. Os resultados da análise dos dados permitiram uma compreensão de como foram construídas estratégias de mediação a partir das interações e acompanhamento proporcionados pela ferramenta Fórum de Discussão e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os dados analisados, bem como as considerações apontadas pelos participantes demonstraram a possibilidade de comunicação que permitiram reflexões e transformações nas práticas pedagógicas no AVA. Disto decorre que a adoção de estratégias ou metodologias precisa de forte compromisso por parte da coordenação de um curso em Educação a Distância, no sentido de garantir um processo de orientação e acompanhamento de qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:29Z 2016-07-19T13:00:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-11763 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141793 ISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf 1845236241293068 7346754405819238 0000-0002-5623-6093 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141793 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11751-11763 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11751-11763.pdf 1845236241293068 7346754405819238 0000-0002-5623-6093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11751-11763 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128609967144960 |