Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152039
Resumo: Este trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar.
id UNSP_6fb4858c35fb423b24c712e96891df56
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152039
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexivaThe punctuation marks in elementary education: a reflective approachSinais de pontuaçãoEnsinoGramáticaLivro didáticoPunctuationTeachingGrammarTextbookEste trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar.This research intends to analyze the teaching of punctuation marks in Portuguese classes, from the 6th to the 9th years of Elementary Education, in order to propose a more reflective teaching practice in the classroom. Firstly some definitions of punctuation and their use were presented, according to different grammarians and linguists, and, then, there was a discussion on the subject, based on the language and its contexts of use. With that discussion, it was possible to notice that the punctuation marks have been taught in an essentially normative manner, without success, as well as other issues have been had the same approach. A suitable example of that normative teaching of punctuation is the analysis of two collections of Portuguese language textbooks indicated by the Ministry of Education and Culture (MEC), used by teachers and students in Brazilian public schools. Taking that analysis into account, activities about the teaching of punctuation were researched and prepared in a more reflective and intuitive way, according to some learning standards, and with the aim to be applied to 6th and 7th year students of Elementary Education, in order to contribute to the teaching and learning processes of those school years.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Daniel Soares da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]2017-10-31T19:08:12Z2017-10-31T19:08:12Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15203900089378223001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:13:01.192198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
The punctuation marks in elementary education: a reflective approach
title Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
spellingShingle Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]
Sinais de pontuação
Ensino
Gramática
Livro didático
Punctuation
Teaching
Grammar
Textbook
title_short Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
title_full Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
title_fullStr Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
title_full_unstemmed Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
title_sort Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva
author Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]
author_facet Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Daniel Soares da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sinais de pontuação
Ensino
Gramática
Livro didático
Punctuation
Teaching
Grammar
Textbook
topic Sinais de pontuação
Ensino
Gramática
Livro didático
Punctuation
Teaching
Grammar
Textbook
description Este trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
2017-10-31T19:08:12Z
2017-10-31T19:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152039
000893782
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/152039
identifier_str_mv 000893782
23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128774324092928