Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Bernadete [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141612
Resumo: Apresentamos parte de uma pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011, com professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas em Marília e Rio Claro, municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas didáticas quanto ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu diferentes procedimentos, como elaboração e discussão de projetos de ensino, aplicação de questionário e realização de entrevistas. Neste trabalho apresentamos perspectivas das participantes quanto a implementação de atividades práticas e experimentais. Os relatos indicaram que as professoras depositam uma grande expectativa nas atividades práticas, como uma forma de superar os problemas das aulas tradicionais, acreditando que assim poderiam proporcionar um melhor aprendizado e maior interação didática. A carência da formação e as faltas de material, espaço físico e curricular, são fatores apontados pelas professoras como barreiras para a utilização desse procedimento didático.
id UNSP_7121d86dae0450b9e5cd844b4ed2e888
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141612
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamentalApresentamos parte de uma pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011, com professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas em Marília e Rio Claro, municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas didáticas quanto ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu diferentes procedimentos, como elaboração e discussão de projetos de ensino, aplicação de questionário e realização de entrevistas. Neste trabalho apresentamos perspectivas das participantes quanto a implementação de atividades práticas e experimentais. Os relatos indicaram que as professoras depositam uma grande expectativa nas atividades práticas, como uma forma de superar os problemas das aulas tradicionais, acreditando que assim poderiam proporcionar um melhor aprendizado e maior interação didática. A carência da formação e as faltas de material, espaço físico e curricular, são fatores apontados pelas professoras como barreiras para a utilização desse procedimento didático.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benetti, Bernadete [UNESP]Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]2016-07-19T12:59:43Z2016-07-19T12:59:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5175-5185application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5175-51852357-7819http://hdl.handle.net/11449/141612ISSN2357-7819-2014-5175-5185.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:10:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:50.373436Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
title Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Benetti, Bernadete [UNESP]
title_short Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
author Benetti, Bernadete [UNESP]
author_facet Benetti, Bernadete [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author_role author
author2 Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Bernadete [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
description Apresentamos parte de uma pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011, com professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas em Marília e Rio Claro, municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas didáticas quanto ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu diferentes procedimentos, como elaboração e discussão de projetos de ensino, aplicação de questionário e realização de entrevistas. Neste trabalho apresentamos perspectivas das participantes quanto a implementação de atividades práticas e experimentais. Os relatos indicaram que as professoras depositam uma grande expectativa nas atividades práticas, como uma forma de superar os problemas das aulas tradicionais, acreditando que assim poderiam proporcionar um melhor aprendizado e maior interação didática. A carência da formação e as faltas de material, espaço físico e curricular, são fatores apontados pelas professoras como barreiras para a utilização desse procedimento didático.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:43Z
2016-07-19T12:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5175-5185
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141612
ISSN2357-7819-2014-5175-5185.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141612
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5175-5185
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5175-5185.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5175-5185
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128393662693376