Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101525 |
Resumo: | Em um contexto ainda marcado pela falta de clareza pedagógica acerca de “o que ensinar” e “como ensinar” a criança menor de seis anos, a presente investigação teve como objetivo sistematizar princípios para a organização do ensino na educação infantil a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Partindo-se do entendimento de que pensar o problema da organização do ensino implica compreender a natureza da prática do professor de educação infantil, tomou-se essa prática social como objeto da investigação. Realizou-se, assim, uma análise teórica da prática do ensino na educação infantil, buscando apreendê-la para além da aparência pseudoconcreta e de suas expressões singulares e particulares, identificando-se o produto almejado e as relações essenciais que constituem e definem essa prática social na qual os professores de educação infantil se engajam como agentes. Dados empíricos para a análise da prática foram coletados por meio de observações em salas de aula das turmas do maternal, jardim I e jardim II e questionários respondidos por dez professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada em um bairro da periferia de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente a um processo de formação continuada com os professores e a diretora da instituição, o qual também funcionou como fonte de dados. Os fundamentos filosóficos e metodológicos da investigação derivam do Materialismo Histórico-Dialético, com ênfase às categorias de concreticidade, universalidade, historicidade e totalidade e ao conceito de pensamento teórico. A partir da análise dos dados, buscou-se apreender o produto almejado pela prática singular-concreta tomada como referente empírico da investigação e elaborou-se um modelo teórico da prática do ensino na educação infantil, que constituiu... |
id |
UNSP_77289facda25fc4e19fcc28561e109d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101525 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professorEnsinoEducação de criançasMaterialismo historicoMaterialismo dialeticoPedagogia criticaEarly years educationInstructionCultural-historical psychologyTheoretical analysis of practiceCritical-historical pedagogyEm um contexto ainda marcado pela falta de clareza pedagógica acerca de “o que ensinar” e “como ensinar” a criança menor de seis anos, a presente investigação teve como objetivo sistematizar princípios para a organização do ensino na educação infantil a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Partindo-se do entendimento de que pensar o problema da organização do ensino implica compreender a natureza da prática do professor de educação infantil, tomou-se essa prática social como objeto da investigação. Realizou-se, assim, uma análise teórica da prática do ensino na educação infantil, buscando apreendê-la para além da aparência pseudoconcreta e de suas expressões singulares e particulares, identificando-se o produto almejado e as relações essenciais que constituem e definem essa prática social na qual os professores de educação infantil se engajam como agentes. Dados empíricos para a análise da prática foram coletados por meio de observações em salas de aula das turmas do maternal, jardim I e jardim II e questionários respondidos por dez professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada em um bairro da periferia de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente a um processo de formação continuada com os professores e a diretora da instituição, o qual também funcionou como fonte de dados. Os fundamentos filosóficos e metodológicos da investigação derivam do Materialismo Histórico-Dialético, com ênfase às categorias de concreticidade, universalidade, historicidade e totalidade e ao conceito de pensamento teórico. A partir da análise dos dados, buscou-se apreender o produto almejado pela prática singular-concreta tomada como referente empírico da investigação e elaborou-se um modelo teórico da prática do ensino na educação infantil, que constituiu...In the Brazilian context, still marked by the lack of clear pedagogical understanding about “what to teach” and “how to teach” children under six years old, the present investigation had the goal of systematizing principles to the organization of teaching in early years education from the Culturalhistorical perspective. Starting from the understanding that discussing the problem of teaching organization implies to understand the nature of the early years teacher’s practice, this societal practice was taken as the object of our investigation. Thus, a theoretical analysis of the teaching practice in early years education was carried out, seeking to apprehend it to beyond the pseudoconcrete transparence and its singular and particular expressions. In that sense, the analysis sought to identify the (desired) product and the essential relations of this societal practice to which early years teachers engage as agents. Experimental data to the analysis of the practice were gathered through observation in classrooms of a public early years school and also through questionnaires answered by ten teachers of that school, which was located in the suburbs of a medium city in the country side of São Paulo State – Brazil. The study was developed simultaneously with a process of continuous formation for the teachers and the school’s director, which also worked as a data source. The methodological and philosophical fundamentals of the investigation derive from the Historical-dialect materialism, with emphasis on the categories of concreteness, universality, historicity and totality and on the theoretical thinking concept. From data analysis, we sought to apprehend the desired product through concrete-singular practice taken as empirical reference of the investigation and we elaborated a theoretical modeling of the teaching practice in early years education, which constituted the study ...(Complete abstract click electronic address below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Martins, Lígia Márcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2010-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis268 f. : il. color.application/pdfPASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/101525000618034pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf33004030079P22161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:59.724564Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
title |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
spellingShingle |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] Ensino Educação de crianças Materialismo historico Materialismo dialetico Pedagogia critica Early years education Instruction Cultural-historical psychology Theoretical analysis of practice Critical-historical pedagogy |
title_short |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
title_full |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
title_fullStr |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
title_full_unstemmed |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
title_sort |
Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor |
author |
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] |
author_facet |
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] Martins, Lígia Márcia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação de crianças Materialismo historico Materialismo dialetico Pedagogia critica Early years education Instruction Cultural-historical psychology Theoretical analysis of practice Critical-historical pedagogy |
topic |
Ensino Educação de crianças Materialismo historico Materialismo dialetico Pedagogia critica Early years education Instruction Cultural-historical psychology Theoretical analysis of practice Critical-historical pedagogy |
description |
Em um contexto ainda marcado pela falta de clareza pedagógica acerca de “o que ensinar” e “como ensinar” a criança menor de seis anos, a presente investigação teve como objetivo sistematizar princípios para a organização do ensino na educação infantil a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Partindo-se do entendimento de que pensar o problema da organização do ensino implica compreender a natureza da prática do professor de educação infantil, tomou-se essa prática social como objeto da investigação. Realizou-se, assim, uma análise teórica da prática do ensino na educação infantil, buscando apreendê-la para além da aparência pseudoconcreta e de suas expressões singulares e particulares, identificando-se o produto almejado e as relações essenciais que constituem e definem essa prática social na qual os professores de educação infantil se engajam como agentes. Dados empíricos para a análise da prática foram coletados por meio de observações em salas de aula das turmas do maternal, jardim I e jardim II e questionários respondidos por dez professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada em um bairro da periferia de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente a um processo de formação continuada com os professores e a diretora da instituição, o qual também funcionou como fonte de dados. Os fundamentos filosóficos e metodológicos da investigação derivam do Materialismo Histórico-Dialético, com ênfase às categorias de concreticidade, universalidade, historicidade e totalidade e ao conceito de pensamento teórico. A partir da análise dos dados, buscou-se apreender o produto almejado pela prática singular-concreta tomada como referente empírico da investigação e elaborou-se um modelo teórico da prática do ensino na educação infantil, que constituiu... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-08 2014-06-11T19:31:30Z 2014-06-11T19:31:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. http://hdl.handle.net/11449/101525 000618034 pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 2161593951236436 |
identifier_str_mv |
PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. 000618034 pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 2161593951236436 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
268 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129093682593792 |