Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101525
Resumo: Em um contexto ainda marcado pela falta de clareza pedagógica acerca de “o que ensinar” e “como ensinar” a criança menor de seis anos, a presente investigação teve como objetivo sistematizar princípios para a organização do ensino na educação infantil a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Partindo-se do entendimento de que pensar o problema da organização do ensino implica compreender a natureza da prática do professor de educação infantil, tomou-se essa prática social como objeto da investigação. Realizou-se, assim, uma análise teórica da prática do ensino na educação infantil, buscando apreendê-la para além da aparência pseudoconcreta e de suas expressões singulares e particulares, identificando-se o produto almejado e as relações essenciais que constituem e definem essa prática social na qual os professores de educação infantil se engajam como agentes. Dados empíricos para a análise da prática foram coletados por meio de observações em salas de aula das turmas do maternal, jardim I e jardim II e questionários respondidos por dez professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada em um bairro da periferia de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente a um processo de formação continuada com os professores e a diretora da instituição, o qual também funcionou como fonte de dados. Os fundamentos filosóficos e metodológicos da investigação derivam do Materialismo Histórico-Dialético, com ênfase às categorias de concreticidade, universalidade, historicidade e totalidade e ao conceito de pensamento teórico. A partir da análise dos dados, buscou-se apreender o produto almejado pela prática singular-concreta tomada como referente empírico da investigação e elaborou-se um modelo teórico da prática do ensino na educação infantil, que constituiu...
id UNSP_77289facda25fc4e19fcc28561e109d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101525
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professorEnsinoEducação de criançasMaterialismo historicoMaterialismo dialeticoPedagogia criticaEarly years educationInstructionCultural-historical psychologyTheoretical analysis of practiceCritical-historical pedagogyEm um contexto ainda marcado pela falta de clareza pedagógica acerca de “o que ensinar” e “como ensinar” a criança menor de seis anos, a presente investigação teve como objetivo sistematizar princípios para a organização do ensino na educação infantil a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Partindo-se do entendimento de que pensar o problema da organização do ensino implica compreender a natureza da prática do professor de educação infantil, tomou-se essa prática social como objeto da investigação. Realizou-se, assim, uma análise teórica da prática do ensino na educação infantil, buscando apreendê-la para além da aparência pseudoconcreta e de suas expressões singulares e particulares, identificando-se o produto almejado e as relações essenciais que constituem e definem essa prática social na qual os professores de educação infantil se engajam como agentes. Dados empíricos para a análise da prática foram coletados por meio de observações em salas de aula das turmas do maternal, jardim I e jardim II e questionários respondidos por dez professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada em um bairro da periferia de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente a um processo de formação continuada com os professores e a diretora da instituição, o qual também funcionou como fonte de dados. Os fundamentos filosóficos e metodológicos da investigação derivam do Materialismo Histórico-Dialético, com ênfase às categorias de concreticidade, universalidade, historicidade e totalidade e ao conceito de pensamento teórico. A partir da análise dos dados, buscou-se apreender o produto almejado pela prática singular-concreta tomada como referente empírico da investigação e elaborou-se um modelo teórico da prática do ensino na educação infantil, que constituiu...In the Brazilian context, still marked by the lack of clear pedagogical understanding about “what to teach” and “how to teach” children under six years old, the present investigation had the goal of systematizing principles to the organization of teaching in early years education from the Culturalhistorical perspective. Starting from the understanding that discussing the problem of teaching organization implies to understand the nature of the early years teacher’s practice, this societal practice was taken as the object of our investigation. Thus, a theoretical analysis of the teaching practice in early years education was carried out, seeking to apprehend it to beyond the pseudoconcrete transparence and its singular and particular expressions. In that sense, the analysis sought to identify the (desired) product and the essential relations of this societal practice to which early years teachers engage as agents. Experimental data to the analysis of the practice were gathered through observation in classrooms of a public early years school and also through questionnaires answered by ten teachers of that school, which was located in the suburbs of a medium city in the country side of São Paulo State – Brazil. The study was developed simultaneously with a process of continuous formation for the teachers and the school’s director, which also worked as a data source. The methodological and philosophical fundamentals of the investigation derive from the Historical-dialect materialism, with emphasis on the categories of concreteness, universality, historicity and totality and on the theoretical thinking concept. From data analysis, we sought to apprehend the desired product through concrete-singular practice taken as empirical reference of the investigation and we elaborated a theoretical modeling of the teaching practice in early years education, which constituted the study ...(Complete abstract click electronic address below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Martins, Lígia Márcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2010-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis268 f. : il. color.application/pdfPASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/101525000618034pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf33004030079P22161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:59.724564Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
title Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
spellingShingle Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Ensino
Educação de crianças
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Pedagogia critica
Early years education
Instruction
Cultural-historical psychology
Theoretical analysis of practice
Critical-historical pedagogy
title_short Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
title_full Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
title_fullStr Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
title_full_unstemmed Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
title_sort Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
author Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author_facet Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação de crianças
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Pedagogia critica
Early years education
Instruction
Cultural-historical psychology
Theoretical analysis of practice
Critical-historical pedagogy
topic Ensino
Educação de crianças
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Pedagogia critica
Early years education
Instruction
Cultural-historical psychology
Theoretical analysis of practice
Critical-historical pedagogy
description Em um contexto ainda marcado pela falta de clareza pedagógica acerca de “o que ensinar” e “como ensinar” a criança menor de seis anos, a presente investigação teve como objetivo sistematizar princípios para a organização do ensino na educação infantil a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Partindo-se do entendimento de que pensar o problema da organização do ensino implica compreender a natureza da prática do professor de educação infantil, tomou-se essa prática social como objeto da investigação. Realizou-se, assim, uma análise teórica da prática do ensino na educação infantil, buscando apreendê-la para além da aparência pseudoconcreta e de suas expressões singulares e particulares, identificando-se o produto almejado e as relações essenciais que constituem e definem essa prática social na qual os professores de educação infantil se engajam como agentes. Dados empíricos para a análise da prática foram coletados por meio de observações em salas de aula das turmas do maternal, jardim I e jardim II e questionários respondidos por dez professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada em um bairro da periferia de uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente a um processo de formação continuada com os professores e a diretora da instituição, o qual também funcionou como fonte de dados. Os fundamentos filosóficos e metodológicos da investigação derivam do Materialismo Histórico-Dialético, com ênfase às categorias de concreticidade, universalidade, historicidade e totalidade e ao conceito de pensamento teórico. A partir da análise dos dados, buscou-se apreender o produto almejado pela prática singular-concreta tomada como referente empírico da investigação e elaborou-se um modelo teórico da prática do ensino na educação infantil, que constituiu...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-08
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/101525
000618034
pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
2161593951236436
identifier_str_mv PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. 2010. 268 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000618034
pasqualini_jc_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/101525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 268 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129093682593792