A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janegitz, Laíza Erler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251394
Resumo: A presente pesquisa vincula-se à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) e teve como objetivo identificar a abordagem da disciplina Didática, realizada de forma conjunta com as licenciaturas dos cursos de Matemática, Física e Química e analisar sua interação com a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo-analítico em uma abordagem de estudo de caso, que buscou responder à seguinte questão: como a disciplina Didática pode ser desenvolvida na formação inicial de professores, ao ser realizada de forma conjunta com os cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química, considerando a relação teoria e prática? A pesquisa discute os pressupostos teóricos da formação de professores a partir dos conhecimentos da docência e da Didática como área de conhecimento vinculada aos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, a compreensão sobre teoria e prática. Os participantes são os acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Química da FCT/UNESP que cursaram, de forma conjunta, a disciplina de Didática e a própria professora, que é a docente responsável pela disciplina. A coleta de dados foi conduzida ao longo de um total de treze aulas realizadas de forma síncrona e online, ministradas pela docente em questão. Através da transcrição dessas aulas, foram realizadas análises dos dados empregando a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados das investigações revelam que a docente adota uma abordagem pedagógica que busca a integração entre a teoria e a prática. Isso é notado através das práticas adotadas pela docente, nas quais promove interações com os alunos, já que, as aulas são baseadas na leitura participativa e dialógica dos textos; valorização do planejamento; preocupação em formar os alunos para a transformação social; didática crítico-reflexiva; estímulo a autonomia, criatividade e engajamento político, formando professores para a diversidade e inclusão. A docente utiliza perguntas reflexivas como uma ferramenta-chave para incentivar os estudantes a relacionarem conceitos teóricos com situações práticas, estimulando assim a aplicação do conhecimento em contextos reais. Dessa forma, este estudo evidencia a importância da abordagem pedagógica da docente como um meio eficaz de promover uma educação reflexiva. Através de sua abordagem centrada no diálogo e na reflexão, ela procura instigar a compreensão profunda dos temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos alunos.
id UNSP_77a0d3b22af11380535eb9dc9c58b327
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251394
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de casoThe didactic discipline carried out jointly in the undergraduate courses in mathematics, physics and chemistry: a case studyDidáticaFormação inicial de professoresModelo de ensinoConhecimento base da docênciaDidacticsTeaching modelInitial trainingBasic knowledge of teachingA presente pesquisa vincula-se à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) e teve como objetivo identificar a abordagem da disciplina Didática, realizada de forma conjunta com as licenciaturas dos cursos de Matemática, Física e Química e analisar sua interação com a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo-analítico em uma abordagem de estudo de caso, que buscou responder à seguinte questão: como a disciplina Didática pode ser desenvolvida na formação inicial de professores, ao ser realizada de forma conjunta com os cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química, considerando a relação teoria e prática? A pesquisa discute os pressupostos teóricos da formação de professores a partir dos conhecimentos da docência e da Didática como área de conhecimento vinculada aos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, a compreensão sobre teoria e prática. Os participantes são os acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Química da FCT/UNESP que cursaram, de forma conjunta, a disciplina de Didática e a própria professora, que é a docente responsável pela disciplina. A coleta de dados foi conduzida ao longo de um total de treze aulas realizadas de forma síncrona e online, ministradas pela docente em questão. Através da transcrição dessas aulas, foram realizadas análises dos dados empregando a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados das investigações revelam que a docente adota uma abordagem pedagógica que busca a integração entre a teoria e a prática. Isso é notado através das práticas adotadas pela docente, nas quais promove interações com os alunos, já que, as aulas são baseadas na leitura participativa e dialógica dos textos; valorização do planejamento; preocupação em formar os alunos para a transformação social; didática crítico-reflexiva; estímulo a autonomia, criatividade e engajamento político, formando professores para a diversidade e inclusão. A docente utiliza perguntas reflexivas como uma ferramenta-chave para incentivar os estudantes a relacionarem conceitos teóricos com situações práticas, estimulando assim a aplicação do conhecimento em contextos reais. Dessa forma, este estudo evidencia a importância da abordagem pedagógica da docente como um meio eficaz de promover uma educação reflexiva. Através de sua abordagem centrada no diálogo e na reflexão, ela procura instigar a compreensão profunda dos temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos alunos.The present research is linked to the line "Formative Processes, Teaching and Learning" of the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) and aimed to identify the approach of the discipline Didactics, carried out jointly with the degrees of Mathematics, Physics and Chemistry courses and analyze its interaction with the initial training. This is qualitative research of a descriptive-analytical nature in a case study approach, which sought to answer the following question: how can the discipline Didactics be developed in the initial training of teachers, when it is carried out jointly with the Mathematics, Physics and Chemistry Degree courses, considering the relationship between theory and practice? The research discusses the theoretical assumptions of teacher training based on the knowledge of teaching and Didactics as an area of knowledge linked to the teaching and learning processes, as well as the understanding of theory and practice. The participants are the students of the undergraduate courses in Mathematics, Physics and Chemistry at FCT/UNESP who jointly attended the discipline of Didactics and the teacher herself, who is the teacher responsible for the discipline. Data collection was conducted over a total of thirteen classes held synchronously and online, taught by the teacher in question. Through the transcription of these classes, data analysis was performed using the content analysis methodology. The results of the investigations reveal that the instructor adopts a pedagogical approach that seeks to integrate theory and practice. This is noticed through the practices adopted by the teacher, in which she promotes interactions with students, since classes are based on participatory and dialogical reading of texts; valuing planning; concern with training students for social transformation; critical-reflexive didactics; Stimulating autonomy, creativity and political engagement, training teachers for diversity and inclusion. The teacher uses reflective questions as a key tool to encourage students to relate theoretical concepts to practical situations, thus stimulating the application of knowledge in real contexts. Thus, this study highlights the importance of the teacher's pedagogical approach as an effective means of promoting reflective education. Through its dialogue-centred and reflection-centred approach, it seeks to instigate a deep understanding of the topics covered, contributing to the development of critical and analytical skills in students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Janegitz, Laíza Erler2023-11-21T18:59:55Z2023-11-21T18:59:55Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfJANEGITZ, Laíza Erler. A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso. Maria Raquel Miotto Morelatti. 2023. 119 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25139403251557618232550000-0002-7592-7623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:24:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:10:59.984288Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
The didactic discipline carried out jointly in the undergraduate courses in mathematics, physics and chemistry: a case study
title A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
spellingShingle A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
Janegitz, Laíza Erler
Didática
Formação inicial de professores
Modelo de ensino
Conhecimento base da docência
Didactics
Teaching model
Initial training
Basic knowledge of teaching
title_short A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
title_full A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
title_fullStr A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
title_full_unstemmed A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
title_sort A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso
author Janegitz, Laíza Erler
author_facet Janegitz, Laíza Erler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Janegitz, Laíza Erler
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Formação inicial de professores
Modelo de ensino
Conhecimento base da docência
Didactics
Teaching model
Initial training
Basic knowledge of teaching
topic Didática
Formação inicial de professores
Modelo de ensino
Conhecimento base da docência
Didactics
Teaching model
Initial training
Basic knowledge of teaching
description A presente pesquisa vincula-se à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) e teve como objetivo identificar a abordagem da disciplina Didática, realizada de forma conjunta com as licenciaturas dos cursos de Matemática, Física e Química e analisar sua interação com a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo-analítico em uma abordagem de estudo de caso, que buscou responder à seguinte questão: como a disciplina Didática pode ser desenvolvida na formação inicial de professores, ao ser realizada de forma conjunta com os cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química, considerando a relação teoria e prática? A pesquisa discute os pressupostos teóricos da formação de professores a partir dos conhecimentos da docência e da Didática como área de conhecimento vinculada aos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, a compreensão sobre teoria e prática. Os participantes são os acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Química da FCT/UNESP que cursaram, de forma conjunta, a disciplina de Didática e a própria professora, que é a docente responsável pela disciplina. A coleta de dados foi conduzida ao longo de um total de treze aulas realizadas de forma síncrona e online, ministradas pela docente em questão. Através da transcrição dessas aulas, foram realizadas análises dos dados empregando a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados das investigações revelam que a docente adota uma abordagem pedagógica que busca a integração entre a teoria e a prática. Isso é notado através das práticas adotadas pela docente, nas quais promove interações com os alunos, já que, as aulas são baseadas na leitura participativa e dialógica dos textos; valorização do planejamento; preocupação em formar os alunos para a transformação social; didática crítico-reflexiva; estímulo a autonomia, criatividade e engajamento político, formando professores para a diversidade e inclusão. A docente utiliza perguntas reflexivas como uma ferramenta-chave para incentivar os estudantes a relacionarem conceitos teóricos com situações práticas, estimulando assim a aplicação do conhecimento em contextos reais. Dessa forma, este estudo evidencia a importância da abordagem pedagógica da docente como um meio eficaz de promover uma educação reflexiva. Através de sua abordagem centrada no diálogo e na reflexão, ela procura instigar a compreensão profunda dos temas abordados, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T18:59:55Z
2023-11-21T18:59:55Z
2023-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JANEGITZ, Laíza Erler. A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso. Maria Raquel Miotto Morelatti. 2023. 119 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251394
0325155761823255
0000-0002-7592-7623
identifier_str_mv JANEGITZ, Laíza Erler. A disciplina didática realizada de forma conjunta nos cursos de licenciatura em matemática, física e química: um estudo de caso. Maria Raquel Miotto Morelatti. 2023. 119 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
0325155761823255
0000-0002-7592-7623
url https://hdl.handle.net/11449/251394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129400969887744