Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Mariana Rosa Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237302
Resumo: A presente pesquisa se propôs a conhecer a trajetória pessoal, histórica e social do estudante cotista da Unesp, a fim de desvelar os impactos em seu processo de reconhecimento e construção de sua identidade, que o conduziram ao ingresso em uma Universidade Pública. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, o método utilizado é o dialético, situando o trabalho na dinâmica da realidade brasileira. Envolve revisão de literatura, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. O cenário do estudo é a UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Franca, e os sujeitos são discentes dos cursos de Serviço Social e Direito. Foram analisados os dados socioeconômicos dos discentes dos cursos supracitados, e construído um perfil comparativo. Em momento posterior, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alunos cotistas dos referidos cursos. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo e análise de discurso, valendo-se das categorias: reconhecimento, identidade, habitus e capital cultural. Os resultados apontam que a trajetória dos cotistas possui fragilidades econômicas e sociais de direitos que lhes foram negados ao longo da vida, e que, mesmo após o ingresso na Universidade, ainda há limitações para conseguirem se dedicar exclusivamente aos estudos. Também destaca a relevância da Universidade na luta por reconhecimento do cotista, assim como na construção da sua identidade pessoal e coletiva, se organizando por meio dos coletivos, com visão crítica a respeito da desigualdade, preconceito e exclusão social. Espera-se que a pesquisa contribua para a atualização e formulação de Políticas Públicas em busca da democratização da Universidade Pública para todas as classes sociais.
id UNSP_77a28e34fdeb24c653e9eb46d94153e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237302
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade PúblicaQuotas in University: a study on the trajectory of identity and recognition of the quota student and their admission to the Public UniversityCuotas en la Universidad: un estudio sobre la trayectoria de identidad y reconocimiento del estudiante cuota y su ingreso a la Universidad PúblicaEnsino superiorSistema de cotasAções afirmativasUniversidadesEducaçãoUniversity educationQuota systemAffirmative ActionsUniversitiesEducationEducación superiorSistema de cuotasAcciones afirmativasUniversidadesEducaciónA presente pesquisa se propôs a conhecer a trajetória pessoal, histórica e social do estudante cotista da Unesp, a fim de desvelar os impactos em seu processo de reconhecimento e construção de sua identidade, que o conduziram ao ingresso em uma Universidade Pública. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, o método utilizado é o dialético, situando o trabalho na dinâmica da realidade brasileira. Envolve revisão de literatura, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. O cenário do estudo é a UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Franca, e os sujeitos são discentes dos cursos de Serviço Social e Direito. Foram analisados os dados socioeconômicos dos discentes dos cursos supracitados, e construído um perfil comparativo. Em momento posterior, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alunos cotistas dos referidos cursos. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo e análise de discurso, valendo-se das categorias: reconhecimento, identidade, habitus e capital cultural. Os resultados apontam que a trajetória dos cotistas possui fragilidades econômicas e sociais de direitos que lhes foram negados ao longo da vida, e que, mesmo após o ingresso na Universidade, ainda há limitações para conseguirem se dedicar exclusivamente aos estudos. Também destaca a relevância da Universidade na luta por reconhecimento do cotista, assim como na construção da sua identidade pessoal e coletiva, se organizando por meio dos coletivos, com visão crítica a respeito da desigualdade, preconceito e exclusão social. Espera-se que a pesquisa contribua para a atualização e formulação de Políticas Públicas em busca da democratização da Universidade Pública para todas as classes sociais.The present research proposed to know the personal, historical and social trajectory of the quota student at Unesp, in order to reveal the impacts on their process of recognition and construction of their identity, which led to their entry into a public university. The research has an exploratory character, with a quantitative and qualitative approach, the method used is dialectical, placing the work in the dynamics of the Brazilian reality. It involves literature review, bibliographic survey, documental research and field research. The study setting is UNESP - Universidade Estadual Paulista, Franca campus, and the subjects are students of Social Work and Law courses. The socioeconomic data of the students of the aforementioned courses were analyzed, and a comparative profile was constructed. At a later time, semi-structured interviews were carried out with quota students from those courses. Data were systematized and analyzed through content analysis and speech analysis, using the following categories: recognition, identity, habitus and cultural capital. The results indicate that the trajectory of quota students has economic and social fragilities of rights that were denied throughout their lives, and that, even after entering the University, there are still limitations to be able to dedicate themselves exclusively to studies. It also highlights the importance of the University in the struggle for recognition of the quota holder, as well as in the construction of their personal and collective identity, organizing itself through collectives, with a critical view of inequality, prejudice and social exclusion. It is expected that the research will contribute to the updating and formulation of Public Policies in search of the democratization of the Public University for all social classes.La presente investigación se propuso conocer la trayectoria personal, histórica y social del estudiante de cuota en la Unesp, con el fin de revelar los impactos en su proceso de reconocimiento y construcción de su identidad, que lo llevó a ingresar a una Universidad Pública. La investigación tiene un carácter exploratorio, con enfoque cuantitativo y cualitativo, el método utilizado es dialéctico, ubicando el trabajo en la dinámica de la realidad brasileña. Implica revisión de literatura, levantamiento bibliográfico, investigación documental e investigación de campo. El escenario de estudio es la UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus Franca, y los sujetos son estudiantes de las carreras de Trabajo Social y Derecho. Se analizaron los datos socioeconómicos de los estudiantes de los cursos mencionados y se construyó un perfil comparativo. Posteriormente, se realizaron entrevistas semiestructuradas a alumnos cupos de dichos cursos. Los datos fueron sistematizados y analizados a través del análisis de contenido y del discurso, utilizando las siguientes categorías: reconocimiento, identidad, habitus y capital cultural. Los resultados indican que la trayectoria de los estudiantes de cuota tiene debilidades económicas y sociales de derechos que le fueron negados a lo largo de su vida, y que, aún después de ingresar a la Universidad, aún existen limitaciones para poder dedicarse exclusivamente a los estudios. También destaca la importancia de la Universidad en la lucha por el reconocimiento del cupo, así como en la construcción de su identidad personal y colectiva, organizándose a través de colectivos, con una visión crítica de la desigualdad, el prejuicio y la exclusión social. Se espera que la investigación contribuya a la actualización y formulación de Políticas Públicas en busca de la democratización de la Universidad Pública para todas las clases sociales.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Agnaldo de Sousa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ladeira, Mariana Rosa Alves2022-10-31T18:41:25Z2022-10-31T18:41:25Z2022-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23730233004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:37:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:37:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
Quotas in University: a study on the trajectory of identity and recognition of the quota student and their admission to the Public University
Cuotas en la Universidad: un estudio sobre la trayectoria de identidad y reconocimiento del estudiante cuota y su ingreso a la Universidad Pública
title Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
spellingShingle Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
Ladeira, Mariana Rosa Alves
Ensino superior
Sistema de cotas
Ações afirmativas
Universidades
Educação
University education
Quota system
Affirmative Actions
Universities
Education
Educación superior
Sistema de cuotas
Acciones afirmativas
Universidades
Educación
title_short Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
title_full Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
title_fullStr Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
title_full_unstemmed Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
title_sort Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública
author Ladeira, Mariana Rosa Alves
author_facet Ladeira, Mariana Rosa Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Agnaldo de Sousa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira, Mariana Rosa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Sistema de cotas
Ações afirmativas
Universidades
Educação
University education
Quota system
Affirmative Actions
Universities
Education
Educación superior
Sistema de cuotas
Acciones afirmativas
Universidades
Educación
topic Ensino superior
Sistema de cotas
Ações afirmativas
Universidades
Educação
University education
Quota system
Affirmative Actions
Universities
Education
Educación superior
Sistema de cuotas
Acciones afirmativas
Universidades
Educación
description A presente pesquisa se propôs a conhecer a trajetória pessoal, histórica e social do estudante cotista da Unesp, a fim de desvelar os impactos em seu processo de reconhecimento e construção de sua identidade, que o conduziram ao ingresso em uma Universidade Pública. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, o método utilizado é o dialético, situando o trabalho na dinâmica da realidade brasileira. Envolve revisão de literatura, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. O cenário do estudo é a UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Franca, e os sujeitos são discentes dos cursos de Serviço Social e Direito. Foram analisados os dados socioeconômicos dos discentes dos cursos supracitados, e construído um perfil comparativo. Em momento posterior, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alunos cotistas dos referidos cursos. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo e análise de discurso, valendo-se das categorias: reconhecimento, identidade, habitus e capital cultural. Os resultados apontam que a trajetória dos cotistas possui fragilidades econômicas e sociais de direitos que lhes foram negados ao longo da vida, e que, mesmo após o ingresso na Universidade, ainda há limitações para conseguirem se dedicar exclusivamente aos estudos. Também destaca a relevância da Universidade na luta por reconhecimento do cotista, assim como na construção da sua identidade pessoal e coletiva, se organizando por meio dos coletivos, com visão crítica a respeito da desigualdade, preconceito e exclusão social. Espera-se que a pesquisa contribua para a atualização e formulação de Políticas Públicas em busca da democratização da Universidade Pública para todas as classes sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31T18:41:25Z
2022-10-31T18:41:25Z
2022-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237302
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/237302
identifier_str_mv 33004072067P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650236708552704