Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091 http://hdl.handle.net/11449/212769 |
Resumo: | Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual. |
id |
UNSP_7815eac8fa0390220bf419080f1d2e76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212769 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1literatura infantilcompreensão leitoraestrutura do texto narrativolivro didáticoEste artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESPUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESPUNICAMP - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira De [UNESP]Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]2021-07-14T10:44:54Z2021-07-14T10:44:54Z2019-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019.0103-73071980-6248http://hdl.handle.net/11449/21276910.1590/1980-6248-2016-0091S0103-73072019000100501S0103-73072019000100501.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:00.541608Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
title |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
spellingShingle |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 Souza, Renata Junqueira De [UNESP] literatura infantil compreensão leitora estrutura do texto narrativo livro didático |
title_short |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
title_full |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
title_fullStr |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
title_sort |
Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 |
author |
Souza, Renata Junqueira De [UNESP] |
author_facet |
Souza, Renata Junqueira De [UNESP] Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira De [UNESP] Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura infantil compreensão leitora estrutura do texto narrativo livro didático |
topic |
literatura infantil compreensão leitora estrutura do texto narrativo livro didático |
description |
Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18 2021-07-14T10:44:54Z 2021-07-14T10:44:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091 Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019. 0103-7307 1980-6248 http://hdl.handle.net/11449/212769 10.1590/1980-6248-2016-0091 S0103-73072019000100501 S0103-73072019000100501.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091 http://hdl.handle.net/11449/212769 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019. 0103-7307 1980-6248 10.1590/1980-6248-2016-0091 S0103-73072019000100501 S0103-73072019000100501.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
- application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129333512896512 |