Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Junqueira De [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091
http://hdl.handle.net/11449/212769
Resumo: Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.
id UNSP_7815eac8fa0390220bf419080f1d2e76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212769
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1literatura infantilcompreensão leitoraestrutura do texto narrativolivro didáticoEste artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESPUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESPUNICAMP - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira De [UNESP]Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]2021-07-14T10:44:54Z2021-07-14T10:44:54Z2019-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019.0103-73071980-6248http://hdl.handle.net/11449/21276910.1590/1980-6248-2016-0091S0103-73072019000100501S0103-73072019000100501.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:00.541608Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
title Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
spellingShingle Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
Souza, Renata Junqueira De [UNESP]
literatura infantil
compreensão leitora
estrutura do texto narrativo
livro didático
title_short Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
title_full Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
title_fullStr Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
title_full_unstemmed Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
title_sort Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
author Souza, Renata Junqueira De [UNESP]
author_facet Souza, Renata Junqueira De [UNESP]
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
author_role author
author2 Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira De [UNESP]
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv literatura infantil
compreensão leitora
estrutura do texto narrativo
livro didático
topic literatura infantil
compreensão leitora
estrutura do texto narrativo
livro didático
description Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
2021-07-14T10:44:54Z
2021-07-14T10:44:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019.
0103-7307
1980-6248
http://hdl.handle.net/11449/212769
10.1590/1980-6248-2016-0091
S0103-73072019000100501
S0103-73072019000100501.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091
http://hdl.handle.net/11449/212769
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019.
0103-7307
1980-6248
10.1590/1980-6248-2016-0091
S0103-73072019000100501
S0103-73072019000100501.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129333512896512