Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104784
Resumo: Levando-se em conta a multiplicidade de organizações sociais que compõem a sociedade, diante de um quadro amplificado da diversidade cultural, do pluralismo de idéias que nela está presente e considerando o processo de transformações sofridas pelas organizações que compõem o Estado e o Mercado, este trabalho objetiva investigar a escola, as organizações sociais e as parcerias educativas no Município de Votuporanga. Para realizá-lo, fez-se um estudo sobre a função social da escola, cuja atuação não se restringe somente ao seu ambiente interno, mas que, diante de um cenário mais sistêmico, a escola precisa manter uma inter-relação com as demais organizações sociais e, juntamente com elas, compor, quando se tratam de objetivos comuns, novas formas de colaboração, entre elas, as parcerias educativas. Foram aprofundados os conceitos de educação e suas variáveis, de organizações sociais, sua tipologia e classificação, e dando destaque às organizações que compõem o terceiro setor. O tema parcerias foi estudado, focalizando as parcerias públicas, as individuais e as realizadas por Organizações do Terceiro Setor. Para reforçar a importância das parcerias educativas, procurou-se conhecer algumas organizações sociais comunitárias que prestam trabalho educativo. Para completar, fez-se uma pesquisa numa das escolas estaduais, conhecendo a sua história e analisando os resultados de um questionário, aplicado nos alunos, quanto a dados pessoais e o envolvimento e aproveitamento nas atividades escolares, sobre o relacionamento do pessoal da escola, e dados sobre a família na instituição. No final, foram extraídas as conclusões sobre o assunto estudado.
id UNSP_7825e10a9f2a54d59db83f186d5d3720
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104784
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão escolar e parcerias em educação no município de VotuporangaPolitica e educaçãoEducação escolarEducação - ParceriasGestão escolarManagement socialLevando-se em conta a multiplicidade de organizações sociais que compõem a sociedade, diante de um quadro amplificado da diversidade cultural, do pluralismo de idéias que nela está presente e considerando o processo de transformações sofridas pelas organizações que compõem o Estado e o Mercado, este trabalho objetiva investigar a escola, as organizações sociais e as parcerias educativas no Município de Votuporanga. Para realizá-lo, fez-se um estudo sobre a função social da escola, cuja atuação não se restringe somente ao seu ambiente interno, mas que, diante de um cenário mais sistêmico, a escola precisa manter uma inter-relação com as demais organizações sociais e, juntamente com elas, compor, quando se tratam de objetivos comuns, novas formas de colaboração, entre elas, as parcerias educativas. Foram aprofundados os conceitos de educação e suas variáveis, de organizações sociais, sua tipologia e classificação, e dando destaque às organizações que compõem o terceiro setor. O tema parcerias foi estudado, focalizando as parcerias públicas, as individuais e as realizadas por Organizações do Terceiro Setor. Para reforçar a importância das parcerias educativas, procurou-se conhecer algumas organizações sociais comunitárias que prestam trabalho educativo. Para completar, fez-se uma pesquisa numa das escolas estaduais, conhecendo a sua história e analisando os resultados de um questionário, aplicado nos alunos, quanto a dados pessoais e o envolvimento e aproveitamento nas atividades escolares, sobre o relacionamento do pessoal da escola, e dados sobre a família na instituição. No final, foram extraídas as conclusões sobre o assunto estudado.Taking in account the multiplicity of social organizations that compose the society, ahead of an amplified picture of the cultural diversity, the pluralism of ideas that is present and considering the process of transformations suffered for the organizations that they compose the State and the Market, the objective of this work is to investigate the school, the social organizations and the educative partnerships in the City of Votuporanga. To develop this function was made a study on social school, whose performance does not restrict only in the environment of its internal, but that ahead of a systemic scene, the necessary of school to keep an interrelation with several social organizations and, together with them, to compose, when they are about common objectives, new forms of contribution, between them the educative partnerships. The concepts of education and its variable had been deepened, of social organizations, its typology and classification, and giving it has detached to the organizations that compose the third sector. The subject partnerships was studied, focusing the public partnerships, individual and the carried through ones for Organizations of the Third Sector. To strengthen the importance of the educative partnerships it was looked to know some communitarian social organizations that give educative work. To complete, a research in one of the state schools was made, knowing its history and analyzing the results of a questionnaire that was applied in the pupils, how much the personal data and the involvement and exploitation in the pertaining to school activities, on the relationship of the staff of the school and data on the family in the institution. In the end, the conclusions on the studied subject had been extracted.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbieri, Iris [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Antonio [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 f. : il.application/pdfLOPES, Antonio. Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.http://hdl.handle.net/11449/104784000464367lopes_a_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104784Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:54.352688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
title Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
spellingShingle Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
Lopes, Antonio [UNESP]
Politica e educação
Educação escolar
Educação - Parcerias
Gestão escolar
Management social
title_short Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
title_full Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
title_fullStr Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
title_full_unstemmed Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
title_sort Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga
author Lopes, Antonio [UNESP]
author_facet Lopes, Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbieri, Iris [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Politica e educação
Educação escolar
Educação - Parcerias
Gestão escolar
Management social
topic Politica e educação
Educação escolar
Educação - Parcerias
Gestão escolar
Management social
description Levando-se em conta a multiplicidade de organizações sociais que compõem a sociedade, diante de um quadro amplificado da diversidade cultural, do pluralismo de idéias que nela está presente e considerando o processo de transformações sofridas pelas organizações que compõem o Estado e o Mercado, este trabalho objetiva investigar a escola, as organizações sociais e as parcerias educativas no Município de Votuporanga. Para realizá-lo, fez-se um estudo sobre a função social da escola, cuja atuação não se restringe somente ao seu ambiente interno, mas que, diante de um cenário mais sistêmico, a escola precisa manter uma inter-relação com as demais organizações sociais e, juntamente com elas, compor, quando se tratam de objetivos comuns, novas formas de colaboração, entre elas, as parcerias educativas. Foram aprofundados os conceitos de educação e suas variáveis, de organizações sociais, sua tipologia e classificação, e dando destaque às organizações que compõem o terceiro setor. O tema parcerias foi estudado, focalizando as parcerias públicas, as individuais e as realizadas por Organizações do Terceiro Setor. Para reforçar a importância das parcerias educativas, procurou-se conhecer algumas organizações sociais comunitárias que prestam trabalho educativo. Para completar, fez-se uma pesquisa numa das escolas estaduais, conhecendo a sua história e analisando os resultados de um questionário, aplicado nos alunos, quanto a dados pessoais e o envolvimento e aproveitamento nas atividades escolares, sobre o relacionamento do pessoal da escola, e dados sobre a família na instituição. No final, foram extraídas as conclusões sobre o assunto estudado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Antonio. Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/104784
000464367
lopes_a_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv LOPES, Antonio. Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
000464367
lopes_a_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/104784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128432375070720