Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maekawa, Osamu [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193115
Resumo: Este trabalho de conclusão do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) é constituído de um produto educacional (jogo de tabuleiro) e dissertação de pesquisa qualitativa envolvendo estratégias de ensino e aprendizagem de eletricidade para o Ensino Médio. A proposta envolve a abordagem do conteúdo na forma de revisão, porém com a participação ativa dos estudantes. Para isso, foi elaborado um jogo pedagógico de tabuleiro que busca sintetizar os conteúdos de forma clara e objetiva. Com ele, é possível explorar posturas de convivência, integração, inter-relação social e complementaridade entre os participantes. O jogo consiste em manter os jogadores empenhados em resolver questões conceituais sobre eletricidade com diferentes níveis de dificuldade. O jogo é composto de um tabuleiro, cartas contendo questões, problemas ou curiosidades, e, peças que caracterizam a equipe jogadora. Os resultados da aplicação do jogo em duas escolas, uma pública e outra particular da rede de ensino, permitiram avaliar a importância da utilização de estratégias ativas no ensino de Física, além de mensurar qualitativamente as contribuições deste recurso pedagógico no aprendizado de eletricidade, contribuindo para um ensino mais significativo de um conteúdo essencialmente conceitual.
id UNSP_78e1d181d19476bd984fb30d96bc5821
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193115
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidadeEducative game "Pokelétron" is a strategic game to teaching and learning electricityAprendizagemEnsino de físicaJogo educativoEletricidadeLearningPhysics teachingEducational gameElectricityEste trabalho de conclusão do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) é constituído de um produto educacional (jogo de tabuleiro) e dissertação de pesquisa qualitativa envolvendo estratégias de ensino e aprendizagem de eletricidade para o Ensino Médio. A proposta envolve a abordagem do conteúdo na forma de revisão, porém com a participação ativa dos estudantes. Para isso, foi elaborado um jogo pedagógico de tabuleiro que busca sintetizar os conteúdos de forma clara e objetiva. Com ele, é possível explorar posturas de convivência, integração, inter-relação social e complementaridade entre os participantes. O jogo consiste em manter os jogadores empenhados em resolver questões conceituais sobre eletricidade com diferentes níveis de dificuldade. O jogo é composto de um tabuleiro, cartas contendo questões, problemas ou curiosidades, e, peças que caracterizam a equipe jogadora. Os resultados da aplicação do jogo em duas escolas, uma pública e outra particular da rede de ensino, permitiram avaliar a importância da utilização de estratégias ativas no ensino de Física, além de mensurar qualitativamente as contribuições deste recurso pedagógico no aprendizado de eletricidade, contribuindo para um ensino mais significativo de um conteúdo essencialmente conceitual.This conclusion work of the National Professional Master’s Program in Physics Education consisting of an educational product (board game) and qualitative research dissertation involving teaching and learning strategies with electricity to high school. The proposal involves and approach content in the way of literature review, however with active participation of students. For this, was elaborated an educational board game that search to synthesize the contents clearly and objectively. With it, is possible to explore convivence postures, integration, social inter relation and complementarity between participants. The game consists in maintain players engaged in resolve question conceptual about electricity with different difficulties levels. The game is composing of board, questions cards, challenges, curiosities and pieces that characterize team cooperation. The results of the game application in two schools, one public and the other private in the education network, allowed to evaluate the importance of using active strategies in the Physics teaching, in addition to qualitatively measuring the contributions of this pedagogical resource in the electricity learning, contributing to a more significant teaching of an essentially conceptual content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maekawa, Osamu [UNESP]2020-08-05T13:00:24Z2020-08-05T13:00:24Z2020-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19311533283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193115Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:13:22.886191Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
Educative game "Pokelétron" is a strategic game to teaching and learning electricity
title Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
spellingShingle Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
Maekawa, Osamu [UNESP]
Aprendizagem
Ensino de física
Jogo educativo
Eletricidade
Learning
Physics teaching
Educational game
Electricity
title_short Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
title_full Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
title_fullStr Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
title_full_unstemmed Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
title_sort Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
author Maekawa, Osamu [UNESP]
author_facet Maekawa, Osamu [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maekawa, Osamu [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino de física
Jogo educativo
Eletricidade
Learning
Physics teaching
Educational game
Electricity
topic Aprendizagem
Ensino de física
Jogo educativo
Eletricidade
Learning
Physics teaching
Educational game
Electricity
description Este trabalho de conclusão do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) é constituído de um produto educacional (jogo de tabuleiro) e dissertação de pesquisa qualitativa envolvendo estratégias de ensino e aprendizagem de eletricidade para o Ensino Médio. A proposta envolve a abordagem do conteúdo na forma de revisão, porém com a participação ativa dos estudantes. Para isso, foi elaborado um jogo pedagógico de tabuleiro que busca sintetizar os conteúdos de forma clara e objetiva. Com ele, é possível explorar posturas de convivência, integração, inter-relação social e complementaridade entre os participantes. O jogo consiste em manter os jogadores empenhados em resolver questões conceituais sobre eletricidade com diferentes níveis de dificuldade. O jogo é composto de um tabuleiro, cartas contendo questões, problemas ou curiosidades, e, peças que caracterizam a equipe jogadora. Os resultados da aplicação do jogo em duas escolas, uma pública e outra particular da rede de ensino, permitiram avaliar a importância da utilização de estratégias ativas no ensino de Física, além de mensurar qualitativamente as contribuições deste recurso pedagógico no aprendizado de eletricidade, contribuindo para um ensino mais significativo de um conteúdo essencialmente conceitual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05T13:00:24Z
2020-08-05T13:00:24Z
2020-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193115
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/193115
identifier_str_mv 33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129597279043584