Tendências privatizantes na Educação Infantil e qualidade: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline Fernanda Marques de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216511
Resumo: O avanço de parcerias entre redes municipais e iniciativas privadas na Educação Infantil, tem revelado uma clara opção do Estado por uma política de conveniamentos para esta etapa de ensino. Diante desse cenário de cunho neoliberalista, destacam-se a falta de investimento público nessa etapa de ensino e a propagação da qualidade ilusória do atendimento conveniado (neste sentido, ressalta-se a lógica de que a qualidade da educação é variada de acordo com os aspectos sociais que a permeiam), contudo, torna-se necessário evidenciar as principais características desse processo, em termos de qualidade nas creches e pré-escolas, e como se dá a atuação do setor privado para atender à demanda de alunos da Educação Infantil. Sendo assim, por meio de uma revisão bibliográfica de artigos coletados do Scientific Electronic Library (SciElo), o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as ampliações das tendências privatizantes, e assim, destacar limites e potencialidades das mesmas. Portanto, a partir dessa conjuntura, torna-se preciso compreender por quais razões a rede pública recorre às iniciativas privadas. Embora tais estratégias privatizantes tenham se proliferado em diversas regiões do Brasil, a pesquisa, contudo, irá reafirmar a importância da educação pública ser mantida e administrada pelo poder público.
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