A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181586
Resumo: Nos últimos anos, pesquisas educacionais, como a de Portes (2001), Barbosa (2004) e Zago (2006), mostram que o sucesso ou o fracasso escolar estão relacionados aos costumes familiares e à posse de bens materiais e culturais partilhados no convívio familiar através de diferentes experiências, por exemplo, gostos musicais, hábitos de leitura, práticas esportivas, círculos de amizades, entre outras situações que influenciaram direta ou indiretamente a trajetória escolar. Esta pesquisa analisou a trajetória escolar de sucesso de cinco estudantes que concluíram o ensino médio entre os anos de 2015 e 2016 em uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP. As análises das avaliações escolares dos participantes da pesquisa apontam a influência dos capitais cultural, social e econômico, herdados no meio familiar, para o sucesso da trajetória escolar. Os resultados mostraram um grande número de alunos que não dominam os códigos simbólicos de leitura, escrita e cálculo reconhecidos na cultura dominante, ou seja, letrada. Primeiramente, foi necessário conhecer a concepção de escola para cada família e as perspectivas depositadas na instituição de ensino, que é responsável pela reprodução e legitimação das desigualdades sociais, como verificado na pesquisa de Bourdieu (2003). O sucesso escolar contribuirá para um preparo melhor, requisito de todos os alunos participantes dessa pesquisa, oportunizando a qualificação profissional e o ingresso no ensino superior. O referencial teórico foi norteado pelos estudos de Pierre Bourdieu por meio dos conceitos de habitus, éthos, capital cultural, capital econômico e capital social. Analisamos também como a escola colabora para a aquisição do capital cultural, através de práticas culturais com diferentes materiais didáticos, tais como: obra de artes, livros, exposições, visita a museu e teatro para auxiliar o aluno na aquisição do aprendizado adquirido no ambiente escolar e como essas vivências são incorporadas à herança cultural herdada no meio familiar. Consideramos as diferenças culturais e sociais de cada família, de frações de classes diferentes devido ao ingresso de alunos com maior capital econômico. O ingresso de alunos com um capital econômico privilegiado, mas que tenha estudado em escola pública, é explicado pelas estratégias empregadas em relação à Lei de Cotas nº 12.711 de 2012 e à reserva de vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Essas estratégias são utilizadas para o ingresso na universidade como uma maneira de diminuir a concorrência, já que esses alunos têm como vantagem um maior domínio dos conteúdos linguísticos e matemáticos, devido a seu capital econômico. Avaliamos como as expectativas de sucesso escolar nos anos finais da escolarização básica cooperaram para o prosseguimento dos estudos dos alunos pesquisados. O método utilizado na pesquisa foi o praxiológico bourdesiano, de base qualitativa, uma vez que se relaciona interna e externamente com a apreensão da natureza do sujeito para a estruturação do habitus. Os resultados mostram que, apesar de a escola oportunizar o contato dos alunos com alguns bens culturais, o aprendizado escolar contribuirá para a reestruturação do habitus dos participantes e o capital cultural herdado do meio familiar será influenciado por essa reestruturação.
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As análises das avaliações escolares dos participantes da pesquisa apontam a influência dos capitais cultural, social e econômico, herdados no meio familiar, para o sucesso da trajetória escolar. Os resultados mostraram um grande número de alunos que não dominam os códigos simbólicos de leitura, escrita e cálculo reconhecidos na cultura dominante, ou seja, letrada. Primeiramente, foi necessário conhecer a concepção de escola para cada família e as perspectivas depositadas na instituição de ensino, que é responsável pela reprodução e legitimação das desigualdades sociais, como verificado na pesquisa de Bourdieu (2003). O sucesso escolar contribuirá para um preparo melhor, requisito de todos os alunos participantes dessa pesquisa, oportunizando a qualificação profissional e o ingresso no ensino superior. O referencial teórico foi norteado pelos estudos de Pierre Bourdieu por meio dos conceitos de habitus, éthos, capital cultural, capital econômico e capital social. Analisamos também como a escola colabora para a aquisição do capital cultural, através de práticas culturais com diferentes materiais didáticos, tais como: obra de artes, livros, exposições, visita a museu e teatro para auxiliar o aluno na aquisição do aprendizado adquirido no ambiente escolar e como essas vivências são incorporadas à herança cultural herdada no meio familiar. Consideramos as diferenças culturais e sociais de cada família, de frações de classes diferentes devido ao ingresso de alunos com maior capital econômico. O ingresso de alunos com um capital econômico privilegiado, mas que tenha estudado em escola pública, é explicado pelas estratégias empregadas em relação à Lei de Cotas nº 12.711 de 2012 e à reserva de vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Essas estratégias são utilizadas para o ingresso na universidade como uma maneira de diminuir a concorrência, já que esses alunos têm como vantagem um maior domínio dos conteúdos linguísticos e matemáticos, devido a seu capital econômico. Avaliamos como as expectativas de sucesso escolar nos anos finais da escolarização básica cooperaram para o prosseguimento dos estudos dos alunos pesquisados. O método utilizado na pesquisa foi o praxiológico bourdesiano, de base qualitativa, uma vez que se relaciona interna e externamente com a apreensão da natureza do sujeito para a estruturação do habitus. Os resultados mostram que, apesar de a escola oportunizar o contato dos alunos com alguns bens culturais, o aprendizado escolar contribuirá para a reestruturação do habitus dos participantes e o capital cultural herdado do meio familiar será influenciado por essa reestruturação.Over the past years, educational researches, as the ones carried out by Portes (2001), Barbosa (2004) and Zago (2006), show that the school success or failure are related to the family habits and the ownership of material and cultural possession shared in the family life through different experiences, for example, musical tastes, reading habits, sports practice, circle of friends, among other situations that influenced directly or indirectly the school trajectory. This study analyzed the successful school trajectory of five students who completed high school between the years 2015 and 2016 in a public school of the state education network of the municipality of Araraquara, state of São Paulo. The analysis of the school assessments of the research participants point to the influence of the economic, social and cultural capital, inherited in the family environment, to the school trajectory success. The results showed a large number of students who do not master the symbolic codes of reading, writing and calculation recognized in the dominant culture, i.e., literate. First, it was necessary, to know the conception of school for each family and the perspectives expected from the educational institution, which is responsible for the reproduction and legitimation of social inequalities, as verified on the research of Bourdieu (2003). School success will contribute to a better preparation, a requirement of all the students who participate in this research, providing professional qualification and entry into higher education. The theoretical reference was guided by the studies of Pierre Bourdieu by means of the concepts of habitus, ethos, cultural capital, economic capital, and social capital. We also analyzed how the school collaborates on the acquisition of cultural capital through cultural activities with different didactic materials, such as: artworks, books, expositions, theater and museum visits to assist the student in the acquisition of the learning acquired in the school environment and how these experiences are incorporated to the cultural heritage in the family environment. We considered the cultural and social differences of each family, of different class fractions because of the entry of students with higher economical capital. The entry of students with a privileged economical capital, but who have studied in public school, is explained by the strategies applied in relation to the Quotas Act Nº 12.711 from 2012 to the reservation of vacancies to the students who studied the high school in public schools. These strategies are used to the entry in the university as a means of diminishing the concurrence, since these students have as an advantage a bigger number of linguistic and mathematical contents, due to their economical capital. We assessed how the expectations of school success in the final years of basic schooling cooperated to continue the studies of the students studied. The method used in the research was the Bourdieu’s praxiological study, of qualitative base, since it relates internally and externally to the subject's nature apprehension for habitus structuring. The results show that although the school offers students’ contact with some cultural goods, the school learning will contribute to the restructuring of the participants' habitus, and this restructuring will influence the cultural capital inherited from the family environment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes [UNESP]2019-04-17T16:54:34Z2019-04-17T16:54:34Z2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18158600091525333004030079P25851335209487224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181586Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:14:05.027018Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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