A música na educação infantil: uma reflexão histórico-filosófica à luz da omnilateralidade e da aprendizagem desenvolvente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariane dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193461
Resumo: A dissertação intitulada A música na educação infantil: uma reflexão histórico-filosófica à luz da omnilateralidade e da aprendizagem desenvolvente resulta de pesquisa desenvolvida no âmbito da Filosofia e História da Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-UNESP-Marília. A abordagem diz respeito à formação intencional das crianças pequenas, visando à integralidade de sua formação em um ensino organizado intencionalmente para o desenvolvimento qualitativo com desvelo às máximas possibilidades para a criação humana. Considera-se que os movimentos da sociedade se encontram entre avanços e retrocessos e influenciam as materializações em leis sobre o contexto da Educação Infantil que se apresentou tardiamente no Brasil. O objetivo central é analisar as contribuições da música frente à formação omnilateral e à aprendizagem desenvolvente das crianças na Educação Infantil. Para alcançar o objetivo, utilizou-se de estudo bibliográfico e da leitura de documentos oficiais sobre a educação brasileira, referenciais teóricos atinentes à formação omnilateral, concepção de infância e formação musical, tomando como fundamentação teórica a perspectiva Histórico-Cultural. Por meio das leituras e análises feitas no decorrer da pesquisa, foi possível verificar que as condições sociais desiguais geradas pelo capitalismo condicionaram projetos focados no cuidado e assistência das crianças das classes populares, apartando-os de ofertas eficientes e de qualidade, o que impede o desenvolvimento omnilateral desde a mais tenra idade. Evidencia-se a dificuldade de superação das condições instauradas, marcadas pela unilateralidade, ritualização e reprodução. Além disso, concepções anacrônicas de infância e de formação retiram das crianças sua condição de sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, os quais requerem capacidades de escolha, imaginação, criação, fruição e experimentação, elementos intrínsecos à musicalidade. Advoga-se que a Educação Infantil referenciada na formação omnilateral possa favorecer, mediante a atividade desenvolvente, o desenvolvimento integral da criança ao articular as dimensões intelectual, tecnológica e corporal, incluindo aqui o desenvolvimento da sensibilidade musical.
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A abordagem diz respeito à formação intencional das crianças pequenas, visando à integralidade de sua formação em um ensino organizado intencionalmente para o desenvolvimento qualitativo com desvelo às máximas possibilidades para a criação humana. Considera-se que os movimentos da sociedade se encontram entre avanços e retrocessos e influenciam as materializações em leis sobre o contexto da Educação Infantil que se apresentou tardiamente no Brasil. O objetivo central é analisar as contribuições da música frente à formação omnilateral e à aprendizagem desenvolvente das crianças na Educação Infantil. Para alcançar o objetivo, utilizou-se de estudo bibliográfico e da leitura de documentos oficiais sobre a educação brasileira, referenciais teóricos atinentes à formação omnilateral, concepção de infância e formação musical, tomando como fundamentação teórica a perspectiva Histórico-Cultural. Por meio das leituras e análises feitas no decorrer da pesquisa, foi possível verificar que as condições sociais desiguais geradas pelo capitalismo condicionaram projetos focados no cuidado e assistência das crianças das classes populares, apartando-os de ofertas eficientes e de qualidade, o que impede o desenvolvimento omnilateral desde a mais tenra idade. Evidencia-se a dificuldade de superação das condições instauradas, marcadas pela unilateralidade, ritualização e reprodução. Além disso, concepções anacrônicas de infância e de formação retiram das crianças sua condição de sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem, os quais requerem capacidades de escolha, imaginação, criação, fruição e experimentação, elementos intrínsecos à musicalidade. Advoga-se que a Educação Infantil referenciada na formação omnilateral possa favorecer, mediante a atividade desenvolvente, o desenvolvimento integral da criança ao articular as dimensões intelectual, tecnológica e corporal, incluindo aqui o desenvolvimento da sensibilidade musical.The dissertation entitled Music in early childhood education: a historical-philosophical reflection in the light of omnilaterality and developmental learning results from a research developed within the scope of Philosophy and History of Education, linked to the Graduate Program in Education of FFC-UNESP-Marília. The approach concerns the intentional education of young children, aiming at the integrality of their educational formation in a teaching environment intentionally organized for the qualitative development aiming at the widest possibilities for human creation. It is considered that the movements of society are between advances and setbacks, and influence the materializations of laws on the context of Early Childhood Education that has lately appeared in Brazil. This dissertation’s main objective is to analyze the contributions of music to omnilateral training and advanced learning of children in Early Childhood Education. To achieve that objective, a bibliographic study and the reading of official documents on Brazilian education were used, theoretical references relating to omnilateral formation, childhood conception and musical formation, taking the Historical-Cultural perspective as the theoretical foundation. Through the readings and analyzes made during the research, it was possible to verify hat the unequal social conditions generate by capitalism has led to projects focused on the care and assistance of children from the popular classes, separating them from efficient and quality offers, which prevents the development omnilateral since an early age. It is evident that the difficulty of overcoming the established conditions, characterised by unilateralism, ritualization and reproduction. In addition, anachronistic conceptions of childhood and education remove children from their condition of subjects in the teaching and learning processes, which require capacities of choice, imagination, creation, enjoyment and experimentation, therefore elements intrinsic to musicality. It is advocated that Early Childhood Education referenced in omnilateral training can favor, through developmental activity, the integral development of the child by articulating the intellectual, technological and corporal dimensions, as well as the development of musical sensitivity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.186018/2018-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Mariane dos Santos [UNESP]2020-09-14T03:15:37Z2020-09-14T03:15:37Z2020-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19346133004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193461Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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