Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiane Tamires Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214049
Resumo: Atualmente, a busca pela sustentabilidade tem ganhado destaque, embora grande parte da sociedade tem se mostrado desatenta para essas questões socioambientais. Em meio a tanta tecnologia e conforto é preciso parar para refletir sobre os custos dessa forma de vida, uma vez que os recursos naturais são finitos e o uso exacerbado dos mesmos comprometerão as gerações futuras. Diante deste contexto, é preciso considerar a educação, e digo a Educação Ambiental, crítica e emancipadora, iniciada ainda na Educação Infantil, como um dos caminhos, e possivelmente o mais importante deles, para o enfrentamento dos problemas complexos que se desencadeiam na relação ser humano-natureza. Sob essa perspectiva, o trabalho teve como objetivo geral analisar as características de Educação Ambiental apresentadas nos documentos municipais orientadores da Educação Infantil nos municípios de Parapuã e Rinópolis, no estado de São Paulo. A preocupação com a temática apresentada justifica-se, principalmente, pela necessidade de mudança de valores e hábitos no que se refere as tratativas socioambientais, evidenciando a construção de processos de ensino e aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento da consciência ambiental desde a primeira infância. Para tanto, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, com caráter exploratório. Assim, inicialmente teve-se uma pesquisa bibliográfica, a partir do desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) que apontou que existe uma linha crescente de publicações que interseccionam a Educação Ambiental na Educação Infantil; no entanto, assim como outros países, o Brasil ainda apresenta fragilidades no número de publicações que versam sobre a conexão desses campos de saber. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa documental, com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), a parti do Plano Nacional de Educação (PNE), do Plano Estadual de Educação do estado de São Paulo (PEE/SP), dos Planos Municipais de Educação de Parapuã e Rinópolis, e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das duas escolas municipais de Educação Infantil, sendo uma em cada município. A análise dos documentos orientadores da Educação Infantil, culminou em reflexões e questionamentos quanto as tratativas socioambientais no universo da primeira infância, principalmente ao se investigar os PPPs das escolas municipais de Educação Infantil, interpretando nesse documento, como tem ocorrido as práticas de ensino aprendizagem das tratativas socioambientais, com vistas à ambientalização e a sustentabilidade dos processos educativos, no sentido de formar cidadãos críticos e munidos de uma consciência ambiental em defesa de todas as formas de vida.
id UNSP_7b5e07a8ca79c3d5dad7557dff2bc661
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214049
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SPBibliographic and documentary analysis of environmental education in early childhood Education in the municipalities of Parapuã and Rinópolis-SPEducação AmbientalEducação InfantilSustentabilidadeEscolas Infantis MunicipaisPrimeira InfânciaEnvironmental EducationAtualmente, a busca pela sustentabilidade tem ganhado destaque, embora grande parte da sociedade tem se mostrado desatenta para essas questões socioambientais. Em meio a tanta tecnologia e conforto é preciso parar para refletir sobre os custos dessa forma de vida, uma vez que os recursos naturais são finitos e o uso exacerbado dos mesmos comprometerão as gerações futuras. Diante deste contexto, é preciso considerar a educação, e digo a Educação Ambiental, crítica e emancipadora, iniciada ainda na Educação Infantil, como um dos caminhos, e possivelmente o mais importante deles, para o enfrentamento dos problemas complexos que se desencadeiam na relação ser humano-natureza. Sob essa perspectiva, o trabalho teve como objetivo geral analisar as características de Educação Ambiental apresentadas nos documentos municipais orientadores da Educação Infantil nos municípios de Parapuã e Rinópolis, no estado de São Paulo. A preocupação com a temática apresentada justifica-se, principalmente, pela necessidade de mudança de valores e hábitos no que se refere as tratativas socioambientais, evidenciando a construção de processos de ensino e aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento da consciência ambiental desde a primeira infância. Para tanto, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, com caráter exploratório. Assim, inicialmente teve-se uma pesquisa bibliográfica, a partir do desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) que apontou que existe uma linha crescente de publicações que interseccionam a Educação Ambiental na Educação Infantil; no entanto, assim como outros países, o Brasil ainda apresenta fragilidades no número de publicações que versam sobre a conexão desses campos de saber. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa documental, com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), a parti do Plano Nacional de Educação (PNE), do Plano Estadual de Educação do estado de São Paulo (PEE/SP), dos Planos Municipais de Educação de Parapuã e Rinópolis, e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das duas escolas municipais de Educação Infantil, sendo uma em cada município. A análise dos documentos orientadores da Educação Infantil, culminou em reflexões e questionamentos quanto as tratativas socioambientais no universo da primeira infância, principalmente ao se investigar os PPPs das escolas municipais de Educação Infantil, interpretando nesse documento, como tem ocorrido as práticas de ensino aprendizagem das tratativas socioambientais, com vistas à ambientalização e a sustentabilidade dos processos educativos, no sentido de formar cidadãos críticos e munidos de uma consciência ambiental em defesa de todas as formas de vida.Currently, the search for sustainability has gained prominence, although a large part of society has shown itself to be inattentive to these socio-environmental issues. Amidst so much technology and comfort, it is necessary to stop to reflect on the costs of this way of life, since natural resources are finite and their exacerbated use will compromise future generations. In this context, it is necessary to consider education, and I say Environmental Education, critical and emancipatory, started even in Early Childhood Education, as one of the ways, and possibly the most important of them, to face the complex problems that arise in the relationship being human-nature. From this perspective, the work aimed to analyze the characteristics of Environmental Education presented in municipal documents that guide Early Childhood Education in the municipalities of Parapuã and Rinópolis, in the state of São Paulo. The concern with the theme presented is justified, mainly, by the need to change values and habits with regard to socio-environmental approaches, evidencing the construction of teaching and learning processes that provide for the development of environmental awareness from early childhood. Therefore, a qualitative methodological approach was adopted, with an exploratory character. Thus, initially there was a bibliographic research, from the development of a Systematic Bibliographic Review (RBS) which pointed out that there is a growing line of publications that intersect Environmental Education in Early Childhood Education; however, like other countries, Brazil still has weaknesses in the number of publications that deal with the connection of these fields of knowledge. Subsequently, a documental research was carried out, based on the content analysis of Bardin (2011) from the National Education Plan (PNE), from the State Education Plan of the State of São Paulo (PEE/SP), from the Plans Education Municipalities of Parapuã and Rinópolis, and of the Pedagogical Political Projects (PPP) of the two municipal schools of Early Childhood Education, one in each municipality. The analysis of the guiding documents of Early Childhood Education culminated in reflections and questions about the socio-environmental dealings in the universe of early childhood, especially when investigating the PPPs of municipal schools of Early Childhood Education, interpreting in this document how the teaching and learning practices of the socio-environmental dealings, with a view to environmentalization and sustainability of educational processes, in order to form critical citizens armed with an environmental awareness in defense of all forms of life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morales, Angélica GóisOliveira, Sandra Cristina deMiotto, Wanda DarinUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Josiane Tamires Santos2021-08-17T22:22:31Z2021-08-17T22:22:31Z2020-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21404933004188001P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T14:59:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:02:47.305795Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
Bibliographic and documentary analysis of environmental education in early childhood Education in the municipalities of Parapuã and Rinópolis-SP
title Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
spellingShingle Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
Silva, Josiane Tamires Santos
Educação Ambiental
Educação Infantil
Sustentabilidade
Escolas Infantis Municipais
Primeira Infância
Environmental Education
title_short Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
title_full Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
title_fullStr Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
title_full_unstemmed Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
title_sort Análise bibliográfica e documental da educação ambiental na educação infantil dos municípios de Parapuã e Rinópolis-SP
author Silva, Josiane Tamires Santos
author_facet Silva, Josiane Tamires Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morales, Angélica Góis
Oliveira, Sandra Cristina de
Miotto, Wanda Darin
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josiane Tamires Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educação Infantil
Sustentabilidade
Escolas Infantis Municipais
Primeira Infância
Environmental Education
topic Educação Ambiental
Educação Infantil
Sustentabilidade
Escolas Infantis Municipais
Primeira Infância
Environmental Education
description Atualmente, a busca pela sustentabilidade tem ganhado destaque, embora grande parte da sociedade tem se mostrado desatenta para essas questões socioambientais. Em meio a tanta tecnologia e conforto é preciso parar para refletir sobre os custos dessa forma de vida, uma vez que os recursos naturais são finitos e o uso exacerbado dos mesmos comprometerão as gerações futuras. Diante deste contexto, é preciso considerar a educação, e digo a Educação Ambiental, crítica e emancipadora, iniciada ainda na Educação Infantil, como um dos caminhos, e possivelmente o mais importante deles, para o enfrentamento dos problemas complexos que se desencadeiam na relação ser humano-natureza. Sob essa perspectiva, o trabalho teve como objetivo geral analisar as características de Educação Ambiental apresentadas nos documentos municipais orientadores da Educação Infantil nos municípios de Parapuã e Rinópolis, no estado de São Paulo. A preocupação com a temática apresentada justifica-se, principalmente, pela necessidade de mudança de valores e hábitos no que se refere as tratativas socioambientais, evidenciando a construção de processos de ensino e aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento da consciência ambiental desde a primeira infância. Para tanto, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, com caráter exploratório. Assim, inicialmente teve-se uma pesquisa bibliográfica, a partir do desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) que apontou que existe uma linha crescente de publicações que interseccionam a Educação Ambiental na Educação Infantil; no entanto, assim como outros países, o Brasil ainda apresenta fragilidades no número de publicações que versam sobre a conexão desses campos de saber. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa documental, com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), a parti do Plano Nacional de Educação (PNE), do Plano Estadual de Educação do estado de São Paulo (PEE/SP), dos Planos Municipais de Educação de Parapuã e Rinópolis, e dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das duas escolas municipais de Educação Infantil, sendo uma em cada município. A análise dos documentos orientadores da Educação Infantil, culminou em reflexões e questionamentos quanto as tratativas socioambientais no universo da primeira infância, principalmente ao se investigar os PPPs das escolas municipais de Educação Infantil, interpretando nesse documento, como tem ocorrido as práticas de ensino aprendizagem das tratativas socioambientais, com vistas à ambientalização e a sustentabilidade dos processos educativos, no sentido de formar cidadãos críticos e munidos de uma consciência ambiental em defesa de todas as formas de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05
2021-08-17T22:22:31Z
2021-08-17T22:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214049
33004188001P8
url http://hdl.handle.net/11449/214049
identifier_str_mv 33004188001P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128598388768768