O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Röhl, Alexandre Cerqueira de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144346
Resumo: Esta Tese procura elucidar o impacto local e internacional do “Muzico e Moderno Systema para Solfejar sem Confuzão”, método escrito em 1776 por Luís Álvares Pinto, músico pernambucano do século XVIII. A importância do método não se encontra somente no fato de este ser um texto brasileiro ainda não estudado, mas especialmente em seu conteúdo, que de acordo com pesquisas recentes, é o primeiro tratado em língua portuguesa a defender a prática um novo sistema de solfejo, baseado no heptacorde, também conhecido como “solfejo francês”. A primeira descrição conhecida do solfejo heptacordal francês, por um teórico luso-brasileiro, está presente na “Escola de Canto de Órgão” escrita pelo Padre Caetano de Melo de Jesus em 1759, sendo que o mesmo advoga pela manutenção do sistema hexacordal aretino. Apenas dois anos após, em 1761, Álvares Pinto defende o sistema francês em sua “Arte de Solfejar”, primeiro método escrito pelo músico pernambucano e localizado na Biblioteca Nacional de Portugal. Foi somente em 1778 que o solfejo francês foi mencionado por um teórico português, no tratado “O Eclesiástico Instruído“ de Frei Bernardo da Conceição. O “Muzico e Moderno Systema” representa uma revisão ampliada do conteúdo da breve “Arte de Solfejar”, descrevendo o seu método a partir de Observações amplas e complexas, fundamentadas em autores dos séculos XVII e XVIII, especialmente Sebastien de Brossard. No decorrer desta pesquisa iremos analisar o método do “Muzico e Moderno Systema”, relacionando seu conteúdo com a teoria luso-brasileira da segunda metade do século XVIII e com os teóricos citados por Álvares Pinto. A divisão didática dos exemplos musicais, presentes ao fim de seu método, será estudada com o objetivo de demonstrar o sistema proposto por Álvares Pinto na sua prática, incluindo os “Divertimentos Harmônicos”, pequenos motetos polifônicos a três e quatro vozes.
id UNSP_7d12ebeb537c274bd6724bb87fd257f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144346
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIIILuís Álvares Pinto’s Heptachordal Solmization and the Luso-Brasilian Music TheoryHistória da músicaMúsica brasileiraTeoria musicalLuís Álvares PintoSolfejo francêsMusic historyBrazilian musicMusic theoryFrench solmizationEsta Tese procura elucidar o impacto local e internacional do “Muzico e Moderno Systema para Solfejar sem Confuzão”, método escrito em 1776 por Luís Álvares Pinto, músico pernambucano do século XVIII. A importância do método não se encontra somente no fato de este ser um texto brasileiro ainda não estudado, mas especialmente em seu conteúdo, que de acordo com pesquisas recentes, é o primeiro tratado em língua portuguesa a defender a prática um novo sistema de solfejo, baseado no heptacorde, também conhecido como “solfejo francês”. A primeira descrição conhecida do solfejo heptacordal francês, por um teórico luso-brasileiro, está presente na “Escola de Canto de Órgão” escrita pelo Padre Caetano de Melo de Jesus em 1759, sendo que o mesmo advoga pela manutenção do sistema hexacordal aretino. Apenas dois anos após, em 1761, Álvares Pinto defende o sistema francês em sua “Arte de Solfejar”, primeiro método escrito pelo músico pernambucano e localizado na Biblioteca Nacional de Portugal. Foi somente em 1778 que o solfejo francês foi mencionado por um teórico português, no tratado “O Eclesiástico Instruído“ de Frei Bernardo da Conceição. O “Muzico e Moderno Systema” representa uma revisão ampliada do conteúdo da breve “Arte de Solfejar”, descrevendo o seu método a partir de Observações amplas e complexas, fundamentadas em autores dos séculos XVII e XVIII, especialmente Sebastien de Brossard. No decorrer desta pesquisa iremos analisar o método do “Muzico e Moderno Systema”, relacionando seu conteúdo com a teoria luso-brasileira da segunda metade do século XVIII e com os teóricos citados por Álvares Pinto. A divisão didática dos exemplos musicais, presentes ao fim de seu método, será estudada com o objetivo de demonstrar o sistema proposto por Álvares Pinto na sua prática, incluindo os “Divertimentos Harmônicos”, pequenos motetos polifônicos a três e quatro vozes.This thesis aims at elucidating the local and international impact of “Muzico e Moderno Systema para Solfejar sem Confuzão”, method written in 1776 by Luís Álvares Pinto, a eighteenth century musician born in Pernambuco, Brazil. The importance of this method is not only the fact that it remains practically unstudied, but especially in its content, which according to recent researches, is the first theoretical music text to defend the practice of a new solmization system, based on the heptachord, also known as French solmization. The first known description of the French heptachordal solmization, by a Portuguese-Brazilian theorist was found in “Escola de Canto de Órgão”, written by the Brazilian priest Caetano de Mello de Jesus, in 1759, although he still supports maintaining the hexachordal system of Guido of Arezzo. Only two years later, in 1761, Álvares Pinto defends the French system in the “Arte de Sofejar”, first method written by the Brazilian musician and located in the Portuguese National Library. It eas only in 1778 that this French solmization was first mentioned by a Portuguese music theorist, in the treatise “O Eclesiástico Instruído” by Friar Bernardo da Conceição. The “Muzico e Moderno Systema” is a expanded revision of the content present in the brief method “Arte de Solfejar”, describing its system with large and complex Observations, based on authors of the seventeenth and eighteenth centuries, especially Sebastien de Brossard. During this research we will examine Álvares Pinto’s method, looking for its relation with others eighteenth century Portuguese-Brazilian authors, and naturally the ones mentioned by Álvares Pinto in the “Muzico e Moderno Systema”. The didactic order of the musical examples, present at the end of the method, will be studied in order to demonstrate how the system proposed by Álvares Pinto works in practice, including the “Divertimentos Harmônicos”, five small polyphonic motets for three and four voices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castagna, Paulo Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Röhl, Alexandre Cerqueira de Oliveira [UNESP]2016-10-11T14:19:58Z2016-10-11T14:19:58Z2016-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14434600087407233004013066P358905248294253820000-0003-4757-9876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:02:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:50:38.217559Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
Luís Álvares Pinto’s Heptachordal Solmization and the Luso-Brasilian Music Theory
title O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
spellingShingle O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
Röhl, Alexandre Cerqueira de Oliveira [UNESP]
História da música
Música brasileira
Teoria musical
Luís Álvares Pinto
Solfejo francês
Music history
Brazilian music
Music theory
French solmization
title_short O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
title_full O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
title_fullStr O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
title_full_unstemmed O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
title_sort O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII
author Röhl, Alexandre Cerqueira de Oliveira [UNESP]
author_facet Röhl, Alexandre Cerqueira de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castagna, Paulo Augusto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Röhl, Alexandre Cerqueira de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da música
Música brasileira
Teoria musical
Luís Álvares Pinto
Solfejo francês
Music history
Brazilian music
Music theory
French solmization
topic História da música
Música brasileira
Teoria musical
Luís Álvares Pinto
Solfejo francês
Music history
Brazilian music
Music theory
French solmization
description Esta Tese procura elucidar o impacto local e internacional do “Muzico e Moderno Systema para Solfejar sem Confuzão”, método escrito em 1776 por Luís Álvares Pinto, músico pernambucano do século XVIII. A importância do método não se encontra somente no fato de este ser um texto brasileiro ainda não estudado, mas especialmente em seu conteúdo, que de acordo com pesquisas recentes, é o primeiro tratado em língua portuguesa a defender a prática um novo sistema de solfejo, baseado no heptacorde, também conhecido como “solfejo francês”. A primeira descrição conhecida do solfejo heptacordal francês, por um teórico luso-brasileiro, está presente na “Escola de Canto de Órgão” escrita pelo Padre Caetano de Melo de Jesus em 1759, sendo que o mesmo advoga pela manutenção do sistema hexacordal aretino. Apenas dois anos após, em 1761, Álvares Pinto defende o sistema francês em sua “Arte de Solfejar”, primeiro método escrito pelo músico pernambucano e localizado na Biblioteca Nacional de Portugal. Foi somente em 1778 que o solfejo francês foi mencionado por um teórico português, no tratado “O Eclesiástico Instruído“ de Frei Bernardo da Conceição. O “Muzico e Moderno Systema” representa uma revisão ampliada do conteúdo da breve “Arte de Solfejar”, descrevendo o seu método a partir de Observações amplas e complexas, fundamentadas em autores dos séculos XVII e XVIII, especialmente Sebastien de Brossard. No decorrer desta pesquisa iremos analisar o método do “Muzico e Moderno Systema”, relacionando seu conteúdo com a teoria luso-brasileira da segunda metade do século XVIII e com os teóricos citados por Álvares Pinto. A divisão didática dos exemplos musicais, presentes ao fim de seu método, será estudada com o objetivo de demonstrar o sistema proposto por Álvares Pinto na sua prática, incluindo os “Divertimentos Harmônicos”, pequenos motetos polifônicos a três e quatro vozes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-11T14:19:58Z
2016-10-11T14:19:58Z
2016-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144346
000874072
33004013066P3
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
url http://hdl.handle.net/11449/144346
identifier_str_mv 000874072
33004013066P3
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128424363950080