Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luciane Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181521
Resumo: A História é a ciência que investiga o passado para compreendermos o presente oportunizando a possibilidade de transformações. Mas, como interligar o ensino da História com a formação de um cidadão, realmente protagonista, atuante na construção da sociedade na qual está inserido? A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e fundamentar, teoricamente, uma sequência didática que promova a leitura crítica e reflexiva do conteúdo de História por meio de análise de imagens, produção de um texto não verbal e de um texto verbal com tipologia “prescritiva injuntiva”, “gênero receita” e ou “manual de instrução”. A investigação nessa pesquisa foi desenvolvida com base no enfoque qualitativo de modalidade descritiva, de finalidade aplicada, seguindo um caráter bibliográfico e de campo baseada na metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu, a partir da observação do professor pesquisador, no momento do desenvolvimento da sequência didática, no qual efetivou a atividade de leitura de imagem, para compreensão do conteúdo de História. Tal atividade foi aplicada aos alunos de 8ºs anos do ensino fundamental em escola da rede privada e pública. O conteúdo histórico, abordado na atividade de leitura de imagem, está inserido no Currículo do Estado de São Paulo e trata da Independência Política do território brasileiro. Foi estabelecida, como eixo temático, a reflexão sobre o conceito de liberdade, a fim de pautar o mote da construção dos textos verbais. As atividades presentes na sequência didática serviram de instrumento de a verificação de aprendizagem dos conteúdos históricos propostos, além de proporcionar uma alfabetização visual.
id UNSP_7de0f9b6f6b7b09177f67391dc424b14
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181521
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.Diversify to (re) enchant: the use of reading the image in the teaching of history seeking the concretization of the citizen's conscience.Imagem.MetodologiaHistóriaEducaçãoEnsinoAlfabetização visualImageMethodologyHistoryEducationTeachingVisual literacyA História é a ciência que investiga o passado para compreendermos o presente oportunizando a possibilidade de transformações. Mas, como interligar o ensino da História com a formação de um cidadão, realmente protagonista, atuante na construção da sociedade na qual está inserido? A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e fundamentar, teoricamente, uma sequência didática que promova a leitura crítica e reflexiva do conteúdo de História por meio de análise de imagens, produção de um texto não verbal e de um texto verbal com tipologia “prescritiva injuntiva”, “gênero receita” e ou “manual de instrução”. A investigação nessa pesquisa foi desenvolvida com base no enfoque qualitativo de modalidade descritiva, de finalidade aplicada, seguindo um caráter bibliográfico e de campo baseada na metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu, a partir da observação do professor pesquisador, no momento do desenvolvimento da sequência didática, no qual efetivou a atividade de leitura de imagem, para compreensão do conteúdo de História. Tal atividade foi aplicada aos alunos de 8ºs anos do ensino fundamental em escola da rede privada e pública. O conteúdo histórico, abordado na atividade de leitura de imagem, está inserido no Currículo do Estado de São Paulo e trata da Independência Política do território brasileiro. Foi estabelecida, como eixo temático, a reflexão sobre o conceito de liberdade, a fim de pautar o mote da construção dos textos verbais. As atividades presentes na sequência didática serviram de instrumento de a verificação de aprendizagem dos conteúdos históricos propostos, além de proporcionar uma alfabetização visual.History is the science that investigates the past in order to understand the present, giving opportunities for changes. But how to interconnect the History teaching with the formation of a citizen who is active in the construction of his / her society? The present research aims to theoretically elaborate and substantiate a didactic sequence that promotes the critical and reflexive reading of the content of History through image analysis, non-verbal text production and a verbal text with “prescriptive injunction”, “genre recipe” and/or “instruction manual” typology. The inquiry in this search was developed based on the qualitative approach of descriptive modality of applied purpose, following a bibliographic and field feature, oriented by the methodology of action research. The data collection took place, from the observation of the researcher professor, at the moment of the didactic sequence development, in which was performed the image reading in order to understand the History content. This activity was exercised with 8th grade elementary students in both private and public school. The historical substance covered in the image reading activity is inserted into the Curriculum of the State of São Paulo and deals with the Political Independence of the Brazilian territory. It was established, as thematic axis, the discussion about the concept of freedom in order to guide the motto of the elaboration of verbal texts. The activities present in the didactic sequence served as an instrument to verify the learning of the proposed historical contents, besides providing a visual literacy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Luciane Maria2019-04-15T14:20:25Z2019-04-15T14:20:25Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18152100091512533004056091P04837831739771633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:14:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:24:02.260465Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
Diversify to (re) enchant: the use of reading the image in the teaching of history seeking the concretization of the citizen's conscience.
title Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
spellingShingle Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
Fernandes, Luciane Maria
Imagem.
Metodologia
História
Educação
Ensino
Alfabetização visual
Image
Methodology
History
Education
Teaching
Visual literacy
title_short Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
title_full Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
title_fullStr Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
title_full_unstemmed Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
title_sort Diversificar para (re) encantar: a utilização da leitura da imagem no ensino de história buscando a concretização da consciência cidadã.
author Fernandes, Luciane Maria
author_facet Fernandes, Luciane Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Luciane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem.
Metodologia
História
Educação
Ensino
Alfabetização visual
Image
Methodology
History
Education
Teaching
Visual literacy
topic Imagem.
Metodologia
História
Educação
Ensino
Alfabetização visual
Image
Methodology
History
Education
Teaching
Visual literacy
description A História é a ciência que investiga o passado para compreendermos o presente oportunizando a possibilidade de transformações. Mas, como interligar o ensino da História com a formação de um cidadão, realmente protagonista, atuante na construção da sociedade na qual está inserido? A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e fundamentar, teoricamente, uma sequência didática que promova a leitura crítica e reflexiva do conteúdo de História por meio de análise de imagens, produção de um texto não verbal e de um texto verbal com tipologia “prescritiva injuntiva”, “gênero receita” e ou “manual de instrução”. A investigação nessa pesquisa foi desenvolvida com base no enfoque qualitativo de modalidade descritiva, de finalidade aplicada, seguindo um caráter bibliográfico e de campo baseada na metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu, a partir da observação do professor pesquisador, no momento do desenvolvimento da sequência didática, no qual efetivou a atividade de leitura de imagem, para compreensão do conteúdo de História. Tal atividade foi aplicada aos alunos de 8ºs anos do ensino fundamental em escola da rede privada e pública. O conteúdo histórico, abordado na atividade de leitura de imagem, está inserido no Currículo do Estado de São Paulo e trata da Independência Política do território brasileiro. Foi estabelecida, como eixo temático, a reflexão sobre o conceito de liberdade, a fim de pautar o mote da construção dos textos verbais. As atividades presentes na sequência didática serviram de instrumento de a verificação de aprendizagem dos conteúdos históricos propostos, além de proporcionar uma alfabetização visual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15T14:20:25Z
2019-04-15T14:20:25Z
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181521
000915125
33004056091P0
4837831739771633
url http://hdl.handle.net/11449/181521
identifier_str_mv 000915125
33004056091P0
4837831739771633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129063109263360