Projetos de educação ambiental em contextos educacionais não escolares: uma análise a partir de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183559
Resumo: A presente pesquisa se insere no âmbito do Projeto interinstitucional “A Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) – EArte” tendo como objetivo investigar a produção acadêmica em teses e dissertações a respeito da proposição/desenvolvimento/análise de projetos de Educação Ambiental em contextos educacionais não escolares. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, documental, do tipo “estado da arte” cujo corpus documental é constituído por teses e dissertações sobre Educação Ambiental constantes do banco de dados construído pelos pesquisadores participantes do projeto, publicadas no período de 1981 a 2016. Sua realização se justifica devido à necessidade de estudos que caracterizem os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nesses contextos, bem como da ausência de estudos do tipo “estado do conhecimento” que busquem estudar esta temática no contexto educacional não escolar. No período estudado identificamos trinta e nove pesquisas, distribuídas em todas as regiões brasileiras, sobretudo nas regiões sudeste e sul, prevalecendo dissertações de mestrado acadêmico produzidas em IES públicas de diferentes programas de pós-graduação, principalmente ligados à área das ciências humanas e multidisciplinares. Esta produção se tornou expressiva a partir de 1999 e os temas que prevaleceram nos projetos estudados foram respectivamente “preservação ambiental e manejo”, “resíduos sólidos”, “recursos hídricos” e “cidadania/participação/sustentabilidade”, predominando pesquisas que estudam projetos com intervenções de curta duração e público-alvo adulto. Destacam-se órgãos governamentais ou instituições públicas enquanto proponentes ou parceiras desses projetos, bem como das organizações do “Terceiro Setor”. Os procedimentos/técnicas mais utilizados nos projetos estudados nas teses e dissertações analisadas foram exposições orais, seguidas pelas oficinas. Os projetos apresentaram grande variedade em relação aos objetivos propostos destacando-se em maior frequência os relacionados a “propiciar mudanças de atitudes/valores/ comportamentos”, “informar/sensibilizar para a preservação/conservação ambiental” e “conscientizar/esclarecer/sensibilizar sobre questões ambientais específicas ou de saúde”. Quanto aos procedimentos de avaliação cerca de metade dos projetos não apresentam procedimentos avaliativos descritos nas produções; naqueles em que os mesmos são evidenciados prevalecem o emprego de questionários. Em relação aos educadores ambientais que atuam nesses projetos prevaleceram os profissionais de diferentes formações, de nível técnico ou superior (36%). Em 51% dos projetos estudados não consta o papel do educador no desenvolvimento desses projetos; nas pesquisas nas quais esta informação está disponível, em 33% o educador aparece como importante no processo educativo, embora vários projetos associem a importância do educador ao cumprimento rigoroso da proposta pré-estabelecida. Em apenas cinco pesquisas a atuação dos educadores é relatada de maneira não superficial no desenvolvimento dos projetos. Quanto às tendências pedagógicas evidenciadas nos projetos estudados nas teses e dissertações, verifica-se a prevalência de tendências pedagógicas tradicionais, seguidas por tendências tecnicistas. Projetos que remetem às tendências pedagógicas progressistas foram estudados em teses e dissertações defendidas a partir de 2002 e correspondem a uma modesta parcela dos projetos estudados. Os indícios encontrados nos textos das teses e dissertações remetem a ideia de projeto enquanto “atividade” ou “técnica” visando determinado objetivo. Na produção estudada não encontramos nenhuma abordagem de projeto que se assemelhe a “pedagogia de projetos”, “método de projetos” ou “projetos de trabalho”. A macrotendência politico-pedagógica preponderante nos projetos estudados foi a “conservacionista”, seguida pela “macrotendência pragmática” presentes em todo o recorte temporal que compreendeu nossa investigação, sendo que nos anos de 2004 e 2013 há uma prevalência quantitativa de pesquisas que estudam projetos que remetem a “macrotendência pragmática”. A partir da primeira década do século atual aparecem pesquisas que estudam projetos fundamentados em perspectivas críticas de Educação Ambiental, tornando-se mais representativos quantitativamente na segunda década. Mediante os resultados apresentados pela análise empreendida constata-se que a Educação Ambiental desenvolvida na forma de projetos sob uma perspectiva crítica trata-se de uma tendência ainda pouco representativa em contextos educacionais não escolares. Para a reversão desse quadro se faz necessária uma mudança na concepção, fundamentação e finalidades dos projetos de Educação Ambiental, bem como a formação de educadores para que possam atuar de maneira diferenciada nesse contexto educacional.
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Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, documental, do tipo “estado da arte” cujo corpus documental é constituído por teses e dissertações sobre Educação Ambiental constantes do banco de dados construído pelos pesquisadores participantes do projeto, publicadas no período de 1981 a 2016. Sua realização se justifica devido à necessidade de estudos que caracterizem os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nesses contextos, bem como da ausência de estudos do tipo “estado do conhecimento” que busquem estudar esta temática no contexto educacional não escolar. No período estudado identificamos trinta e nove pesquisas, distribuídas em todas as regiões brasileiras, sobretudo nas regiões sudeste e sul, prevalecendo dissertações de mestrado acadêmico produzidas em IES públicas de diferentes programas de pós-graduação, principalmente ligados à área das ciências humanas e multidisciplinares. Esta produção se tornou expressiva a partir de 1999 e os temas que prevaleceram nos projetos estudados foram respectivamente “preservação ambiental e manejo”, “resíduos sólidos”, “recursos hídricos” e “cidadania/participação/sustentabilidade”, predominando pesquisas que estudam projetos com intervenções de curta duração e público-alvo adulto. Destacam-se órgãos governamentais ou instituições públicas enquanto proponentes ou parceiras desses projetos, bem como das organizações do “Terceiro Setor”. Os procedimentos/técnicas mais utilizados nos projetos estudados nas teses e dissertações analisadas foram exposições orais, seguidas pelas oficinas. Os projetos apresentaram grande variedade em relação aos objetivos propostos destacando-se em maior frequência os relacionados a “propiciar mudanças de atitudes/valores/ comportamentos”, “informar/sensibilizar para a preservação/conservação ambiental” e “conscientizar/esclarecer/sensibilizar sobre questões ambientais específicas ou de saúde”. Quanto aos procedimentos de avaliação cerca de metade dos projetos não apresentam procedimentos avaliativos descritos nas produções; naqueles em que os mesmos são evidenciados prevalecem o emprego de questionários. Em relação aos educadores ambientais que atuam nesses projetos prevaleceram os profissionais de diferentes formações, de nível técnico ou superior (36%). Em 51% dos projetos estudados não consta o papel do educador no desenvolvimento desses projetos; nas pesquisas nas quais esta informação está disponível, em 33% o educador aparece como importante no processo educativo, embora vários projetos associem a importância do educador ao cumprimento rigoroso da proposta pré-estabelecida. Em apenas cinco pesquisas a atuação dos educadores é relatada de maneira não superficial no desenvolvimento dos projetos. Quanto às tendências pedagógicas evidenciadas nos projetos estudados nas teses e dissertações, verifica-se a prevalência de tendências pedagógicas tradicionais, seguidas por tendências tecnicistas. Projetos que remetem às tendências pedagógicas progressistas foram estudados em teses e dissertações defendidas a partir de 2002 e correspondem a uma modesta parcela dos projetos estudados. Os indícios encontrados nos textos das teses e dissertações remetem a ideia de projeto enquanto “atividade” ou “técnica” visando determinado objetivo. Na produção estudada não encontramos nenhuma abordagem de projeto que se assemelhe a “pedagogia de projetos”, “método de projetos” ou “projetos de trabalho”. A macrotendência politico-pedagógica preponderante nos projetos estudados foi a “conservacionista”, seguida pela “macrotendência pragmática” presentes em todo o recorte temporal que compreendeu nossa investigação, sendo que nos anos de 2004 e 2013 há uma prevalência quantitativa de pesquisas que estudam projetos que remetem a “macrotendência pragmática”. A partir da primeira década do século atual aparecem pesquisas que estudam projetos fundamentados em perspectivas críticas de Educação Ambiental, tornando-se mais representativos quantitativamente na segunda década. Mediante os resultados apresentados pela análise empreendida constata-se que a Educação Ambiental desenvolvida na forma de projetos sob uma perspectiva crítica trata-se de uma tendência ainda pouco representativa em contextos educacionais não escolares. Para a reversão desse quadro se faz necessária uma mudança na concepção, fundamentação e finalidades dos projetos de Educação Ambiental, bem como a formação de educadores para que possam atuar de maneira diferenciada nesse contexto educacional.This research is part of the Interinstitutional Project " Environmental Education in Brazil: analysis of academic production (dissertations and theses) - EArte " the objective of this study was to investigate the academic production of theses and dissertations proposition / development / analysis of Environmental Education projects in non-school contexts. The research approach is qualitative, documentary, "state of the art" type, which documentary corpus consists of theses and dissertations on Environmental Education contained in the database built by the researchers project participants, published in the period from 1981 to 2016. Its realization is justified due to the need for studies that characterize Environmental Education projects developed in these contexts, as well as the lack of "state of the knowledge" studies, that seeks to study this theme in the non-school context. In the period studied, we identified thirty-nine researches, distributed in all Brazilian regions, especially in the Southeast and South regions, academic programs produced in public universities of different postgraduate programs, mainly linked to the area of human and multidisciplinary sciences. This became expressive from 1999 and the themes that prevailed in the projects studied were respectively "environmental preservation and management", "solid waste", "water resources” and "citizenship / participation / sustainability", predominating researches that study projects with short-term interventions and adult target audiences. We highlight the presence of government agencies or public institutions as proponents or partners of such projects, as well as the "Third Sector" organizations. The procedures used in the projects, theses and dissertations analyzed were oral presentations, followed by workshops. The projects presented great variety related to "change of attitudes / values / behaviors ","inform / sensitize for preservation / environmental conservation" and “aware / clarify / sensitize ness of specific environmental issues or health". Regarding the evaluation procedures, about half of the projects present evaluation procedures described in the productions; those which the same are evidenced the use of questionnaires prevail. In relation to the environmental educators who work on these projects, the professionals are from different backgrounds, technical or superior (36%). In 51% of projects studied do not include the role of the educator in the development of these projects; in the research in which this information is available, in 33% the educator appears as important in the educational process, however several projects associate the importance of the rigorous fulfillment of the pre-established proposal. In only five researches, the performance of educators is reported in a non-superficial way in the development of projects. Concerning the pedagogical trends evidenced in the projects theses and dissertations, the prevalence of traditional pedagogical trends is verified, followed by technical tendencies. Projects that refer to progressive pedagogical trends have been studied in theses and dissertations defended from 2002 and correspond to a modest portion of the projects studied. The evidence found in the texts of theses and dissertations refer to the idea of project as "activity" or "technique" aiming at a certain goal. In the studied production we did not find any project approach that resembled “Project pedagogy", "project method" or "work projects". The preponderant political-pedagogical macro-trend in the projects studied was the "conservationist", followed by the "pragmatic macro-trend" present throughout the cut of our investigation in the years 2004 and 2013 there is a quantitative prevalence of studies that refers to the "pragmatic macro-trend”. From the first decade of the present century researches that study projects based on Critical Environmental Education perspectives appear and they become more representative quantitatively in the second decade. Through the results presented by the analysis carried out it is verified that the Environmental Education developed in the form of projects under a critical perspective is a trend still unrepresentative in non-school educational contexts. For the reversion of this situation a change in the conception, rationale and purposes of Environmental Education is needed, as well as the training of educators so they can act in a differentiated way in this educational context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Daniela Bertolucci de [UNESP]2019-09-20T19:08:59Z2019-09-20T19:08:59Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18355900092527233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:02:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:57:50.899291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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