Os domínios psíquicos essenciais ao desenvolvimento da linguagem escrita: contribuições para o trabalho na pré-escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215224 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto os domínios psíquicos essenciais ao desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto, procuramos identificar em produções presentes no repositório da Capes, entre o período de 1980 a 2019, quais as contribuições que a pré-escola poderia oferecer ao processo de alfabetização. Esta seleção procurou demonstrar qual era a concepção dos autores sobre o papel específico da pré-escola. O que encontramos foi uma dicotomia que oscilava entre preparar para a alfabetização e ser uma etapa da escolarização com um fim em si mesma, ou seja, que não manteria relação alguma com as outras etapas da escolarização. Um dos objetivos da pesquisa foi estudar os domínios psíquicos discutidas por Lemle (1987) como parâmetros para o trabalho com a linguagem escrita na pré-escola, situando esses parâmetros a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica tomando a tríade: conteúdo, forma e destinatário como referência. Outro objetivo foi propor princípios didático-pedagógicos para o trabalho educativo com as crianças pré-escolares. A hipótese que subsidiou esta pesquisa é a de que o trabalho, realizado na pré-escola, com os domínios psíquicos apresentadas por Lemle (1987) contribuiria para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os indícios teóricos confirmam a nossa hipótese, no entanto, será tarefa de pesquisas futuras confirmar se esses indícios se confirmam no âmbito da prática pedagógica. O método que subsidiou essa pesquisa foi o materialismo histórico e dialético expressos tanto na Psicologia Histórico-Cultural quanto na Pedagogia Histórico-Crítica. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico, pois entende-se que a temática da contribuição que a pré-escola pode dar ao processo de alfabetização no ensino fundamental carece de uma compreensão ancorada na perspectiva materialista histórica e dialética. |
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Os domínios psíquicos essenciais ao desenvolvimento da linguagem escrita: contribuições para o trabalho na pré-escolaDominios psíquicos esenciales para el desarrollo del lenguaje escrito: contribuciones al trabajo preescolarAlfabetizaçãoPré-escolaPsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaAlfabetizaciónPreescolarO presente trabalho tem como objeto os domínios psíquicos essenciais ao desenvolvimento da linguagem escrita. Para tanto, procuramos identificar em produções presentes no repositório da Capes, entre o período de 1980 a 2019, quais as contribuições que a pré-escola poderia oferecer ao processo de alfabetização. Esta seleção procurou demonstrar qual era a concepção dos autores sobre o papel específico da pré-escola. O que encontramos foi uma dicotomia que oscilava entre preparar para a alfabetização e ser uma etapa da escolarização com um fim em si mesma, ou seja, que não manteria relação alguma com as outras etapas da escolarização. Um dos objetivos da pesquisa foi estudar os domínios psíquicos discutidas por Lemle (1987) como parâmetros para o trabalho com a linguagem escrita na pré-escola, situando esses parâmetros a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica tomando a tríade: conteúdo, forma e destinatário como referência. Outro objetivo foi propor princípios didático-pedagógicos para o trabalho educativo com as crianças pré-escolares. A hipótese que subsidiou esta pesquisa é a de que o trabalho, realizado na pré-escola, com os domínios psíquicos apresentadas por Lemle (1987) contribuiria para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os indícios teóricos confirmam a nossa hipótese, no entanto, será tarefa de pesquisas futuras confirmar se esses indícios se confirmam no âmbito da prática pedagógica. O método que subsidiou essa pesquisa foi o materialismo histórico e dialético expressos tanto na Psicologia Histórico-Cultural quanto na Pedagogia Histórico-Crítica. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico, pois entende-se que a temática da contribuição que a pré-escola pode dar ao processo de alfabetização no ensino fundamental carece de uma compreensão ancorada na perspectiva materialista histórica e dialética.El presente trabajo tiene como objeto los dominios psíquicos esenciales para el desarrollo del lenguaje escrito. Por lo tanto, intentamos identificar en las producciones presentes en el repositorio de Capes, entre el período 1980 y 2019, qué aportes que la educación preescolar podría ofrecer al proceso de alfabetización. Esta selección buscó demostrar la concepción de los autores sobre el papel específico del preescolar. Lo que encontramos fue una dicotomía; que oscilaba entre la preparación para la alfabetización y ser una etapa de la escolarización con un fin en sí misma, es decir, que no mantendría relación alguna con las demás etapas de la escolarización. Uno de los objetivos de la investigación fue estudiar los dominios psíquicos discutidos por Lemle (1987) como parámetros para trabajar con el lenguaje escrito en preescolar, colocando estos parámetros en base a los supuestos de la Psicología HistóricoCultural y la Pedagogía Histórico-Crítica tomando la tríada: contenido, forma y destinatario como referencia. Otro objetivo fue proponer principios didáctico-pedagógicos para el trabajo educativo con niños en edad preescolar. La hipótesis que sustenta esta investigación es que el trabajo, realizado en preescolar, con los dominios psíquicos presentados por Lemle (1987) contribuiría al proceso de alfabetización en los primeros años de la escuela primaria. Los indicadores teóricos confirman nuestra hipótesis, sin embargo, será tarea de futuras investigaciones confirmar si estas evidencias se confirman en el ámbito de la práctica pedagógica. El método que sustenta esta investigación fue el materialismo histórico y dialéctico expresado tanto en la Psicología Histórico-Cultural como en la Pedagogía Histórico-Crítica. La metodología utilizada fue el estudio bibliográfico, ya que se entiende que el tema de la contribución que puede hacer el preescolar al proceso de alfabetización en la escuela primaria carece de un entendimiento anclado en la perspectiva materialista histórica y dialéctica.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Eliza Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Posenti, Ana Paula2021-11-25T14:58:32Z2021-11-25T14:58:32Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21522433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:12:41.627966Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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