Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Arthur Heredia [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.11606/1982-88372135170
http://hdl.handle.net/11449/212113
Resumo: Audiovisual material, such as movies and series, give the teacher the opportunity to point out different types of the target language speakers: native speakers (commonly taken as example) and intercultural speakers (House 2007). Such non-native speakers are the ones who take proper use of the foreign language to communicate. Introducing non-native speakers to the student is importante so they can break the concept of the native speaker as an ideal learning model (Rajagopalan 2012); due to this reason it’s indispensable to have this kind of character properly represented in series and movies. Bearing this in mind, we aim to analyze, in this paper, the series Erste Wege in Deutschland and Jojo sucht das Glück, regarding their main characters (both supposedly intercultural speakers). Two and five episodes from these series respectively have been analyzed, in order to reflect on the main characters, based on the characterization of intercultural speaker from related studies (Byram, Gribkova and Starkey 2002; House 2007; Oliveira 2012). The results point out to a superficial representation of these characters, once they reproduce, in general, typical characteristics of an ideal speaker, which creates stereotyped images of the target language.
id UNSP_7f643bb1b454ca677584bab37cca85c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212113
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturaisProtagonists from webseries aimed at the learning of German: a review of the representation of intercultural speakersteaching and learning of germanintercultural learningintercultural speakeraudiovisual materialsensino e aprendizagem de alemãoensino interculturalfalante interculturalmateriais audiovisuaisAudiovisual material, such as movies and series, give the teacher the opportunity to point out different types of the target language speakers: native speakers (commonly taken as example) and intercultural speakers (House 2007). Such non-native speakers are the ones who take proper use of the foreign language to communicate. Introducing non-native speakers to the student is importante so they can break the concept of the native speaker as an ideal learning model (Rajagopalan 2012); due to this reason it’s indispensable to have this kind of character properly represented in series and movies. Bearing this in mind, we aim to analyze, in this paper, the series Erste Wege in Deutschland and Jojo sucht das Glück, regarding their main characters (both supposedly intercultural speakers). Two and five episodes from these series respectively have been analyzed, in order to reflect on the main characters, based on the characterization of intercultural speaker from related studies (Byram, Gribkova and Starkey 2002; House 2007; Oliveira 2012). The results point out to a superficial representation of these characters, once they reproduce, in general, typical characteristics of an ideal speaker, which creates stereotyped images of the target language.Os materiais audiovisuais, como filmes e seriados, proporcionam ao professor a oportunidade de apontar exemplos de diferentes tipos de falantes da língua-alvo: tanto falantes nativos (comumente tomados como modelo) quanto interculturais (House 2007), sendo estes falantes não nativos que se apropriaram adequadamente da língua estrangeira para a comunicação. Apresentar falantes interculturais ao aluno é importante para que ele possa romper com a concepção de falante nativo ideal como modelo de aprendizagem (Rajagopalan 2012); por essa razão, é imprescindível que esse tipo de personagem seja representado adequadamente em seriados e filmes. Tendo isso em vista, pretendemos analisar, neste trabalho, os seriados Erste Wege in Deutschland e Jojo sucht das Glück, no que se refere a suas protagonistas (ambas, supostamente, falantes interculturais). Foram analisados, respectivamente, dois e cinco episódios das séries, buscando refletir sobre as protagonistas com base na caracterização de falante intercultural nos estudos da área (Byram, Gribkova e Starkey 2002; House 2007; Oliveira 2012). Os resultados apontam para uma representação artificial dessas personagens, pois elas reproduzem, de forma geral, características típicas de um falante idealizado, o qual gera imagens estereotipadas da língua-alvo.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura AlemãUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Crespo, Arthur Heredia [UNESP]Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]2021-07-14T10:34:47Z2021-07-14T10:34:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article170-201application/pdfhttp://dx.doi.org/10.11606/1982-88372135170Pandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, v. 21, n. 35, p. 170-201, 2018.1982-88371414-1906http://hdl.handle.net/11449/21211310.11606/1982-88372135170S1982-88372018000300170S1982-88372018000300170.pdf09432230458710600000-0001-8915-9541SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T06:05:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212113Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:05:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
Protagonists from webseries aimed at the learning of German: a review of the representation of intercultural speakers
title Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
spellingShingle Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
Crespo, Arthur Heredia [UNESP]
teaching and learning of german
intercultural learning
intercultural speaker
audiovisual materials
ensino e aprendizagem de alemão
ensino intercultural
falante intercultural
materiais audiovisuais
title_short Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
title_full Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
title_fullStr Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
title_full_unstemmed Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
title_sort Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais
author Crespo, Arthur Heredia [UNESP]
author_facet Crespo, Arthur Heredia [UNESP]
Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
author_role author
author2 Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Crespo, Arthur Heredia [UNESP]
Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv teaching and learning of german
intercultural learning
intercultural speaker
audiovisual materials
ensino e aprendizagem de alemão
ensino intercultural
falante intercultural
materiais audiovisuais
topic teaching and learning of german
intercultural learning
intercultural speaker
audiovisual materials
ensino e aprendizagem de alemão
ensino intercultural
falante intercultural
materiais audiovisuais
description Audiovisual material, such as movies and series, give the teacher the opportunity to point out different types of the target language speakers: native speakers (commonly taken as example) and intercultural speakers (House 2007). Such non-native speakers are the ones who take proper use of the foreign language to communicate. Introducing non-native speakers to the student is importante so they can break the concept of the native speaker as an ideal learning model (Rajagopalan 2012); due to this reason it’s indispensable to have this kind of character properly represented in series and movies. Bearing this in mind, we aim to analyze, in this paper, the series Erste Wege in Deutschland and Jojo sucht das Glück, regarding their main characters (both supposedly intercultural speakers). Two and five episodes from these series respectively have been analyzed, in order to reflect on the main characters, based on the characterization of intercultural speaker from related studies (Byram, Gribkova and Starkey 2002; House 2007; Oliveira 2012). The results point out to a superficial representation of these characters, once they reproduce, in general, typical characteristics of an ideal speaker, which creates stereotyped images of the target language.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-14T10:34:47Z
2021-07-14T10:34:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.11606/1982-88372135170
Pandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, v. 21, n. 35, p. 170-201, 2018.
1982-8837
1414-1906
http://hdl.handle.net/11449/212113
10.11606/1982-88372135170
S1982-88372018000300170
S1982-88372018000300170.pdf
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
url http://dx.doi.org/10.11606/1982-88372135170
http://hdl.handle.net/11449/212113
identifier_str_mv Pandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, v. 21, n. 35, p. 170-201, 2018.
1982-8837
1414-1906
10.11606/1982-88372135170
S1982-88372018000300170
S1982-88372018000300170.pdf
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170-201
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649431474536448