Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchan, Geisiele da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90977
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo da formação inicial de professores de Física, tendo como pano de fundo os processos de reestruturação curriculares efetuados nos cinco Cursos de Licenciatura em Física, oferecidos em Unidades distintas pertencentes à UNESP. Esses movimentos resultaram em novos projetos político-pedagógicos (PPP) e novas matrizes curriculares responsáveis por configurar o perfil docente formador. Realizou-se assim, uma análise desses novos PPP e uma análise das orientações voltadas à formação docente apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, em relação àquelas propostas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Física, de modo a entender como tais orientações refletiram para a estruturação dos novos PPP e das novas matrizes curriculares dos referidos cursos, mantidos por uma mesma Universidade. O estudo caracteriza uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados foram analisados com base na Análise do Discurso de linha francesa. Por meio da interpretação dos efeitos de sentidos que esses documentos passam ao leitor, de modo geral, procurou-se entender os objetivos para a formação do professor atuante na Educação Básica, as matrizes curriculares dos cursos e a natureza das atividades voltadas à formação docentes. Assim, foi possível entender que há nas legislações diferentes orientações para a formação do professor. Em alguns casos, as distintas orientações se contrapõem e, no caso específico deste estudo, isto reflete diretamente na maneira como cada curso está organizado. Os cinco cursos de Licenciatura em Física configuraram distintas matrizes curriculares e distantes PP, diretamente nos diferentes perfis docentes que estão sendo formados por uma mesma Instituição de Ensino Superior
id UNSP_7f6cea7f01e01e81d24b9fd9f49b8d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90977
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade públicaProfessores - FormaçãoAnálise do discursoPhysics teacher's educationEsta pesquisa insere-se no campo da formação inicial de professores de Física, tendo como pano de fundo os processos de reestruturação curriculares efetuados nos cinco Cursos de Licenciatura em Física, oferecidos em Unidades distintas pertencentes à UNESP. Esses movimentos resultaram em novos projetos político-pedagógicos (PPP) e novas matrizes curriculares responsáveis por configurar o perfil docente formador. Realizou-se assim, uma análise desses novos PPP e uma análise das orientações voltadas à formação docente apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, em relação àquelas propostas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Física, de modo a entender como tais orientações refletiram para a estruturação dos novos PPP e das novas matrizes curriculares dos referidos cursos, mantidos por uma mesma Universidade. O estudo caracteriza uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados foram analisados com base na Análise do Discurso de linha francesa. Por meio da interpretação dos efeitos de sentidos que esses documentos passam ao leitor, de modo geral, procurou-se entender os objetivos para a formação do professor atuante na Educação Básica, as matrizes curriculares dos cursos e a natureza das atividades voltadas à formação docentes. Assim, foi possível entender que há nas legislações diferentes orientações para a formação do professor. Em alguns casos, as distintas orientações se contrapõem e, no caso específico deste estudo, isto reflete diretamente na maneira como cada curso está organizado. Os cinco cursos de Licenciatura em Física configuraram distintas matrizes curriculares e distantes PP, diretamente nos diferentes perfis docentes que estão sendo formados por uma mesma Instituição de Ensino SuperiorThis research concerns with initial teachers training in physics, having as background the processes of curricular restructuring carried out in five physics teacher undergraduate programs belonging to different UNESP units. These movements resulted in new political-pedagogical projects (PPP) and new curricular structures responsible for setting the teacher education profile. The study analyzed the new PPP comparing them to the orientations guidelines present in the National Curriculum Guidelines for Training Teachers of Basic Education at the college level, undergraduate level, and those proposed by the National Curriculum Guidelines for Physics undergraduate programs, in order to understand how these guidelines reflect the new structure for the PPP and the new curricular of these courses, held by the same University. This study characterizes as a qualitative research. Data were analyzed using Discourse Analysis in its French approach. By interpreting the effects of meaning that these documents show to the readers, we tried to understand the programs goals for training basic education teachers, the programs curricular setting and the nature of the activities designed to prepare teachers. Thus, it was possible to understand that there are different orientations for teacher training in the legislations. In some cases, the different orientations are opposed, and in the specific case of this study, ir reflects on the way each programs is organized. The five undergraduate physics studied have distinct curricular setting and distant PPP, which directly reflects ion the different profiles that teachers are being trained by the same higher education institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchan, Geisiele da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2011-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis242 f. : il.application/pdfMARCHAN, Geisiele da Silva. Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública. 2011. 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90977000678856marchan_gs_me_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:03:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:31.390330Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
title Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
spellingShingle Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
Marchan, Geisiele da Silva [UNESP]
Professores - Formação
Análise do discurso
Physics teacher's education
title_short Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
title_full Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
title_fullStr Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
title_full_unstemmed Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
title_sort Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública
author Marchan, Geisiele da Silva [UNESP]
author_facet Marchan, Geisiele da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchan, Geisiele da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Análise do discurso
Physics teacher's education
topic Professores - Formação
Análise do discurso
Physics teacher's education
description Esta pesquisa insere-se no campo da formação inicial de professores de Física, tendo como pano de fundo os processos de reestruturação curriculares efetuados nos cinco Cursos de Licenciatura em Física, oferecidos em Unidades distintas pertencentes à UNESP. Esses movimentos resultaram em novos projetos político-pedagógicos (PPP) e novas matrizes curriculares responsáveis por configurar o perfil docente formador. Realizou-se assim, uma análise desses novos PPP e uma análise das orientações voltadas à formação docente apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, em relação àquelas propostas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Física, de modo a entender como tais orientações refletiram para a estruturação dos novos PPP e das novas matrizes curriculares dos referidos cursos, mantidos por uma mesma Universidade. O estudo caracteriza uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados foram analisados com base na Análise do Discurso de linha francesa. Por meio da interpretação dos efeitos de sentidos que esses documentos passam ao leitor, de modo geral, procurou-se entender os objetivos para a formação do professor atuante na Educação Básica, as matrizes curriculares dos cursos e a natureza das atividades voltadas à formação docentes. Assim, foi possível entender que há nas legislações diferentes orientações para a formação do professor. Em alguns casos, as distintas orientações se contrapõem e, no caso específico deste estudo, isto reflete diretamente na maneira como cada curso está organizado. Os cinco cursos de Licenciatura em Física configuraram distintas matrizes curriculares e distantes PP, diretamente nos diferentes perfis docentes que estão sendo formados por uma mesma Instituição de Ensino Superior
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-23
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCHAN, Geisiele da Silva. Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública. 2011. 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90977
000678856
marchan_gs_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv MARCHAN, Geisiele da Silva. Políticas públicas, currículos e o processo de formação docente: um estudo sobre as configurações curriculares dos cursos de licenciatura em Física de uma Universidade pública. 2011. 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000678856
marchan_gs_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/90977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128259884318720