Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leilso Antonio Carneiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239377
Resumo: O campo científico do ensino de Geografia possui um amplo referencial teórico que sustenta as ações pedagógicas do professorado em sala de aula, oferecendo diversas metodologias para as mais variadas situações de aprendizagem. No entanto, quando o professorado se depara com as dificuldades de aprendizagem de alguns estudantes, decorrentes de fatores múltiplos dentro e fora do processo de aprendizagem, deve recorrer a outras áreas do conhecimento. A partir disso, esta pesquisa buscou observar de que forma o Ensino de Geografia pode se associar a área de Dificuldades de Aprendizagem para uma prática mais efetiva em direção aos seus valores e compromissos. Para tal, a pesquisa realizou um Estado da Arte, utilizando o Portal Periódicos Cappes como base de dados, para buscar o que tem sido publicado a respeito da vinculação dessas duas áreas e assim dialogar com os rumos que a mesma parece seguir. Fizemos um recorte de 2008 a 2022, apenas em artigos revisados por pares, utilizando três buscadores diferentes, e uma seleção inicial por meio da leitura de resumos e títulos, resultando no total de 128 artigos. Deste total, a partir de uma leitura mais atenta, restaram 25 artigos, que compuseram o corpus documental para as análises desenvolvidas. Por fim, constatamos uma série de lacunas devido, principalmente, a falta de fundamentação teórica a respeito do que seria ou não considerado Dificuldade de Aprendizagem dos estudantes de Geografia.
id UNSP_7fd95ee09505051ee8284766a88811ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239377
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidênciaState of the art on learning difficulties in Geography: perspectives in evidenceDificuldades de aprendizagemEnsino de GeografiaEstado da arteDificuldades de estudantesEstratégias de ensinoEnsino básicoLearning difficultiesGeography teachingState of artDifficulties of studentsTeaching strategieBasic educationO campo científico do ensino de Geografia possui um amplo referencial teórico que sustenta as ações pedagógicas do professorado em sala de aula, oferecendo diversas metodologias para as mais variadas situações de aprendizagem. No entanto, quando o professorado se depara com as dificuldades de aprendizagem de alguns estudantes, decorrentes de fatores múltiplos dentro e fora do processo de aprendizagem, deve recorrer a outras áreas do conhecimento. A partir disso, esta pesquisa buscou observar de que forma o Ensino de Geografia pode se associar a área de Dificuldades de Aprendizagem para uma prática mais efetiva em direção aos seus valores e compromissos. Para tal, a pesquisa realizou um Estado da Arte, utilizando o Portal Periódicos Cappes como base de dados, para buscar o que tem sido publicado a respeito da vinculação dessas duas áreas e assim dialogar com os rumos que a mesma parece seguir. Fizemos um recorte de 2008 a 2022, apenas em artigos revisados por pares, utilizando três buscadores diferentes, e uma seleção inicial por meio da leitura de resumos e títulos, resultando no total de 128 artigos. Deste total, a partir de uma leitura mais atenta, restaram 25 artigos, que compuseram o corpus documental para as análises desenvolvidas. Por fim, constatamos uma série de lacunas devido, principalmente, a falta de fundamentação teórica a respeito do que seria ou não considerado Dificuldade de Aprendizagem dos estudantes de Geografia.The Scientific field of teaching Geography has a wide theoretical framework that supports the pedagogical actions of teachers in the classroom, offering different methodologies for the most varied learning situations. However, when teachers are faced with the learning difficulties of some students, resulting from multiple factors inside and outside the learning process, they must resort to other areas of knowledge. From this, this research sought to observe how the Teaching of Geography can be associated with the area of Learning Disabilities for a more effective practice towards its values and commitments. To this end, the research carried out a State of the Art, using the Periódicos Cappes Portal as a database, to search for what has been published about the link between these two areas and thus dialogue with the directions that it seems to follow. We made a cut from 2008 to 2022, only in peer-reviewed articles, using three different search engines, and an initial selection by reading abstracts and titles, resulting in a total of 128 articles. Of this total, from a closer reading, 25 articles remained, which made up the documental corpus for the developed analyses. Finally, we found a series of gaps, mainly due to the lack of theoretical foundation regarding what would or would not be considered a Learning Difficulty for Geography students.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Leilso Antonio Carneiro da2023-02-07T19:22:40Z2023-02-07T19:22:40Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-08T06:09:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239377Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:08:57.087236Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
State of the art on learning difficulties in Geography: perspectives in evidence
title Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
spellingShingle Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
Silva, Leilso Antonio Carneiro da
Dificuldades de aprendizagem
Ensino de Geografia
Estado da arte
Dificuldades de estudantes
Estratégias de ensino
Ensino básico
Learning difficulties
Geography teaching
State of art
Difficulties of students
Teaching strategie
Basic education
title_short Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
title_full Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
title_fullStr Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
title_full_unstemmed Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
title_sort Estado da arte sobre as dificuldades de aprendizagem em Geografia: perspectivas em evidência
author Silva, Leilso Antonio Carneiro da
author_facet Silva, Leilso Antonio Carneiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leilso Antonio Carneiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Ensino de Geografia
Estado da arte
Dificuldades de estudantes
Estratégias de ensino
Ensino básico
Learning difficulties
Geography teaching
State of art
Difficulties of students
Teaching strategie
Basic education
topic Dificuldades de aprendizagem
Ensino de Geografia
Estado da arte
Dificuldades de estudantes
Estratégias de ensino
Ensino básico
Learning difficulties
Geography teaching
State of art
Difficulties of students
Teaching strategie
Basic education
description O campo científico do ensino de Geografia possui um amplo referencial teórico que sustenta as ações pedagógicas do professorado em sala de aula, oferecendo diversas metodologias para as mais variadas situações de aprendizagem. No entanto, quando o professorado se depara com as dificuldades de aprendizagem de alguns estudantes, decorrentes de fatores múltiplos dentro e fora do processo de aprendizagem, deve recorrer a outras áreas do conhecimento. A partir disso, esta pesquisa buscou observar de que forma o Ensino de Geografia pode se associar a área de Dificuldades de Aprendizagem para uma prática mais efetiva em direção aos seus valores e compromissos. Para tal, a pesquisa realizou um Estado da Arte, utilizando o Portal Periódicos Cappes como base de dados, para buscar o que tem sido publicado a respeito da vinculação dessas duas áreas e assim dialogar com os rumos que a mesma parece seguir. Fizemos um recorte de 2008 a 2022, apenas em artigos revisados por pares, utilizando três buscadores diferentes, e uma seleção inicial por meio da leitura de resumos e títulos, resultando no total de 128 artigos. Deste total, a partir de uma leitura mais atenta, restaram 25 artigos, que compuseram o corpus documental para as análises desenvolvidas. Por fim, constatamos uma série de lacunas devido, principalmente, a falta de fundamentação teórica a respeito do que seria ou não considerado Dificuldade de Aprendizagem dos estudantes de Geografia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07T19:22:40Z
2023-02-07T19:22:40Z
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239377
url http://hdl.handle.net/11449/239377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128762818068480