A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenani, Luciani Ester [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2
http://hdl.handle.net/11449/122623
Resumo: This paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics.
id UNSP_83d4176260ec5942eeb998bf470e141d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122623
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamentalLetramentoOralidadeOrtografiaPalavraProsódiaLiteracyOralityOrthographyProsodyWordThis paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics.Este artigo trata das segmentações não-convencionais de palavras em textos produzidos por alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Parte-se da hipótese de que esses dados de escrita permitem observar características dos enunciados escritos e falados. Por meio da análise dos dados em constituintes prosódicos, argumenta-se que o escrevente opera com hipóteses (conflitantes) sobre a organização de sílabas átonas em constituintes prosódicos: pés métricos, palavra prosódica e grupo clítico. Encontra-se evidência de que as grafias não-convencionais têm sua principal motivação na dificuldade de o escrevente atribuir status de palavra escrita a itens gramaticais que se constituem em clíticos prosódicos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombro, 2265, Jardin Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombro, 2265, Jardin Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tenani, Luciani Ester [UNESP]2015-04-27T11:55:54Z2015-04-27T11:55:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-119application/pdfhttp://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011.2178-7603http://hdl.handle.net/11449/122623ISSN2178-7603-2011-10-02-91-119.pdf7563247206294663Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:28:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-09T06:28:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
title A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
spellingShingle A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
Tenani, Luciani Ester [UNESP]
Letramento
Oralidade
Ortografia
Palavra
Prosódia
Literacy
Orality
Orthography
Prosody
Word
title_short A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
title_full A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
title_fullStr A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
title_full_unstemmed A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
title_sort A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
author Tenani, Luciani Ester [UNESP]
author_facet Tenani, Luciani Ester [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenani, Luciani Ester [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Oralidade
Ortografia
Palavra
Prosódia
Literacy
Orality
Orthography
Prosody
Word
topic Letramento
Oralidade
Ortografia
Palavra
Prosódia
Literacy
Orality
Orthography
Prosody
Word
description This paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-04-27T11:55:54Z
2015-04-27T11:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2
Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011.
2178-7603
http://hdl.handle.net/11449/122623
ISSN2178-7603-2011-10-02-91-119.pdf
7563247206294663
url http://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2
http://hdl.handle.net/11449/122623
identifier_str_mv Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011.
2178-7603
ISSN2178-7603-2011-10-02-91-119.pdf
7563247206294663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91-119
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047299491823616