A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2 http://hdl.handle.net/11449/122623 |
Resumo: | This paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics. |
id |
UNSP_83d4176260ec5942eeb998bf470e141d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122623 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamentalLetramentoOralidadeOrtografiaPalavraProsódiaLiteracyOralityOrthographyProsodyWordThis paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics.Este artigo trata das segmentações não-convencionais de palavras em textos produzidos por alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Parte-se da hipótese de que esses dados de escrita permitem observar características dos enunciados escritos e falados. Por meio da análise dos dados em constituintes prosódicos, argumenta-se que o escrevente opera com hipóteses (conflitantes) sobre a organização de sílabas átonas em constituintes prosódicos: pés métricos, palavra prosódica e grupo clítico. Encontra-se evidência de que as grafias não-convencionais têm sua principal motivação na dificuldade de o escrevente atribuir status de palavra escrita a itens gramaticais que se constituem em clíticos prosódicos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombro, 2265, Jardin Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Cristóvão Colombro, 2265, Jardin Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tenani, Luciani Ester [UNESP]2015-04-27T11:55:54Z2015-04-27T11:55:54Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-119application/pdfhttp://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011.2178-7603http://hdl.handle.net/11449/122623ISSN2178-7603-2011-10-02-91-119.pdf7563247206294663Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:28:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:54.448548Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
title |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
spellingShingle |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental Tenani, Luciani Ester [UNESP] Letramento Oralidade Ortografia Palavra Prosódia Literacy Orality Orthography Prosody Word |
title_short |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
title_full |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
title_fullStr |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
title_sort |
A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do ensino fundamental |
author |
Tenani, Luciani Ester [UNESP] |
author_facet |
Tenani, Luciani Ester [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenani, Luciani Ester [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Oralidade Ortografia Palavra Prosódia Literacy Orality Orthography Prosody Word |
topic |
Letramento Oralidade Ortografia Palavra Prosódia Literacy Orality Orthography Prosody Word |
description |
This paper deals with unconventional segmentations of words in texts produced by students of the last four years of elementary school. The main hypothesis is that these data allow us to observe the characteristics of written and spoken utterances. Through analysis of data on prosodic constituents, we argue that students deal with (conflicting) hypotheses on the organization of unstressed syllables into prosodic constituents: metric feet, prosodic word and clitic group. We found evidence that unconventional spellings have their main motivation in the difficulty of students to assign the status of written word to grammatical items that are prosodic clitics. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-04-27T11:55:54Z 2015-04-27T11:55:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2 Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011. 2178-7603 http://hdl.handle.net/11449/122623 ISSN2178-7603-2011-10-02-91-119.pdf 7563247206294663 |
url |
http://abralin.org/site/revista-abralin/edicoes-anteriores/2011-vol-10-no-2 http://hdl.handle.net/11449/122623 |
identifier_str_mv |
Revista da ABRALIN, v. 10, n. 2, p. 91-119, 2011. 2178-7603 ISSN2178-7603-2011-10-02-91-119.pdf 7563247206294663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da ABRALIN |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
91-119 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129436046852096 |