A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuveter, Maria Helena [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86487
Resumo: Em nosso país, a necessidade de tornar mais eficiente o trabalho pedagógico, relativo à alfabetização, e de melhorar os desempenhos dos alunos em leitura e escrita tem desencadeado ações e medidas diversas por parte dos órgãos públicos. Muitas são as pesquisas sobre a problemática da alfabetização, sobretudo, nas universidades. Entretanto, pouco se conhece sobre o ensino no cotidiano em sala de aula, sobre as interações entre o professor e seus alunos no processo de alfabetização. Diante disso, o presente trabalho objetiva descrever e comparar as interações, observadas em aulas, do professor com os alunos que ele considera como os que apresentam mais dificuldades e os que apresentam mais facilidade no aprendizado da escrita. Mediante uma leitura com ênfase nos aspectos didáticos dessas interações, busca-se descrevê-las, destacando-se as manifestações do professor frente às ações dos alunos com desempenhos diversos e as das crianças frente às ações do professor. Complementam essas descrições os dados obtidos em entrevistas com os professores. Os estudos das situações que as crianças vivenciam em sala de aula e o enfoque do processo de ensino e aprendizado da escrita, apresentado pelos professores, assumem relevância, uma vez que podem contribuir para as reflexões sobre a prática docente e para a formação de professores. Os resultados da pesquisa mostram diferenças na interação que o professor estabelece com os alunos, dependendo do seu desempenho. Além disso, as práticas pedagógicas pouco contribuem para que os alunos que apresentam baixo desempenho avancem no aprendizado da escrita.
id UNSP_857ecbb1e1e86221065c8c024b59d83e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86487
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamentalAlfabetizaçãoDidáticaInteração professor-alunoTeacher-students interactionEm nosso país, a necessidade de tornar mais eficiente o trabalho pedagógico, relativo à alfabetização, e de melhorar os desempenhos dos alunos em leitura e escrita tem desencadeado ações e medidas diversas por parte dos órgãos públicos. Muitas são as pesquisas sobre a problemática da alfabetização, sobretudo, nas universidades. Entretanto, pouco se conhece sobre o ensino no cotidiano em sala de aula, sobre as interações entre o professor e seus alunos no processo de alfabetização. Diante disso, o presente trabalho objetiva descrever e comparar as interações, observadas em aulas, do professor com os alunos que ele considera como os que apresentam mais dificuldades e os que apresentam mais facilidade no aprendizado da escrita. Mediante uma leitura com ênfase nos aspectos didáticos dessas interações, busca-se descrevê-las, destacando-se as manifestações do professor frente às ações dos alunos com desempenhos diversos e as das crianças frente às ações do professor. Complementam essas descrições os dados obtidos em entrevistas com os professores. Os estudos das situações que as crianças vivenciam em sala de aula e o enfoque do processo de ensino e aprendizado da escrita, apresentado pelos professores, assumem relevância, uma vez que podem contribuir para as reflexões sobre a prática docente e para a formação de professores. Os resultados da pesquisa mostram diferenças na interação que o professor estabelece com os alunos, dependendo do seu desempenho. Além disso, as práticas pedagógicas pouco contribuem para que os alunos que apresentam baixo desempenho avancem no aprendizado da escrita.In our country, there is an actual necessity of making effective the pedagogical work relate to literacy activities and thus to improve the achievements of students in both reading and writing. Because of this the governmental offices have implemented several actions aiming to solve that problem. There are several researches about literacy, especially in universities. However, little is known about both teaching in classroom and interactions between teacher and students at literacy process. Because of this the present study aims both to describe and compare the interaction observed in classes between teacher and those students considered by him pupils that have a bigger difficulty and those that have a smaller one to learn to write. By means of a reading with an emphasis on didactics aspects of these interactions it seeks to describe them, giving emphasis those manifestations of the teacher in front of the actions of the students with diverse achievements and those from children in front of the actions practiced by teacher. For complementing these descriptions are presented the data obtained by means of interviews with teachers. The studies of the situations that children experience in classroom and the focus at both the writing teaching and learning process, presented by teachers, are important seeing that they can contribute for reflecting about both teachers practice and formation. The research results show different types of interactions that teachers establish with students, according to their achievements. Furthermore, the pedagogical practices contribute little for that students who have poor achievements move ahead in the learning of writing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schuveter, Maria Helena [UNESP]2014-06-11T19:22:18Z2014-06-11T19:22:18Z2008-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il., tabs.application/pdfSCHUVETER, Maria Helena. A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86487000570204schuveter_mh_me_rcla.pdf33004137064P28262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:06:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:28.335803Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
title A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
spellingShingle A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
Schuveter, Maria Helena [UNESP]
Alfabetização
Didática
Interação professor-aluno
Teacher-students interaction
title_short A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
title_full A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
title_fullStr A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
title_sort A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental
author Schuveter, Maria Helena [UNESP]
author_facet Schuveter, Maria Helena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuveter, Maria Helena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Didática
Interação professor-aluno
Teacher-students interaction
topic Alfabetização
Didática
Interação professor-aluno
Teacher-students interaction
description Em nosso país, a necessidade de tornar mais eficiente o trabalho pedagógico, relativo à alfabetização, e de melhorar os desempenhos dos alunos em leitura e escrita tem desencadeado ações e medidas diversas por parte dos órgãos públicos. Muitas são as pesquisas sobre a problemática da alfabetização, sobretudo, nas universidades. Entretanto, pouco se conhece sobre o ensino no cotidiano em sala de aula, sobre as interações entre o professor e seus alunos no processo de alfabetização. Diante disso, o presente trabalho objetiva descrever e comparar as interações, observadas em aulas, do professor com os alunos que ele considera como os que apresentam mais dificuldades e os que apresentam mais facilidade no aprendizado da escrita. Mediante uma leitura com ênfase nos aspectos didáticos dessas interações, busca-se descrevê-las, destacando-se as manifestações do professor frente às ações dos alunos com desempenhos diversos e as das crianças frente às ações do professor. Complementam essas descrições os dados obtidos em entrevistas com os professores. Os estudos das situações que as crianças vivenciam em sala de aula e o enfoque do processo de ensino e aprendizado da escrita, apresentado pelos professores, assumem relevância, uma vez que podem contribuir para as reflexões sobre a prática docente e para a formação de professores. Os resultados da pesquisa mostram diferenças na interação que o professor estabelece com os alunos, dependendo do seu desempenho. Além disso, as práticas pedagógicas pouco contribuem para que os alunos que apresentam baixo desempenho avancem no aprendizado da escrita.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-28
2014-06-11T19:22:18Z
2014-06-11T19:22:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHUVETER, Maria Helena. A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86487
000570204
schuveter_mh_me_rcla.pdf
33004137064P2
8262199813284432
identifier_str_mv SCHUVETER, Maria Helena. A interação professor-aluno nas atividades de escrita: um estudo em salas de primeiro ano do ensino fundamental. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000570204
schuveter_mh_me_rcla.pdf
33004137064P2
8262199813284432
url http://hdl.handle.net/11449/86487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128431284551680