Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Faleiros, Ana Maria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X1991000100006&script=sci_arttext
http://hdl.handle.net/11449/8797
Resumo: Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida em cursos de pós-graduação, sobre o processo de investigação e desenvolvimento de um programa para a disciplina Didática Geral. Descreve: 1) o objetivo - transformação do fazer docente na Universidade; 2) o conteúdo - fundamentos teóricos do ensino superior e planejamento de ensino; 3) o método - tomada de consciência e micro-aulas. 4) a avaliação - diagnóstica, formativa e somativa.
id UNSP_8671ccf1810510ba9bec81df6d128da9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8797
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidadeTrata-se do relato de uma experiência desenvolvida em cursos de pós-graduação, sobre o processo de investigação e desenvolvimento de um programa para a disciplina Didática Geral. Descreve: 1) o objetivo - transformação do fazer docente na Universidade; 2) o conteúdo - fundamentos teóricos do ensino superior e planejamento de ensino; 3) o método - tomada de consciência e micro-aulas. 4) a avaliação - diagnóstica, formativa e somativa.This paper describes the research and development process of a teaching plan for a post - graduate course called General Teaching Methods. The following items are presented: 1) the purpose - changing College ways of teaching; 2) the content - theoretical foundations of College teaching methods and teaching planning; 3) the ways of teaching - awareness and micro-classes; and 4) the evaluation-diagnostic, formative and summative.USP Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Dcpto de Psicologia e EducaçãoUNESP Faculdade de História, Direito e Serviço Social Depto de EducaçãoUNESP Faculdade de História, Direito e Serviço Social Depto de EducaçãoUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casagrande, Lisete Diniz RibasFaleiros, Ana Maria [UNESP]2014-05-20T13:27:00Z2014-05-20T13:27:00Z1991-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article39-51application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X1991000100006&script=sci_arttextPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 1, p. 39-51, 1991.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/879710.1590/S0103-863X1991000100006S0103-863X1991000100006S0103-863X1991000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T19:39:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:45.042809Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
title Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
spellingShingle Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
title_short Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
title_full Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
title_fullStr Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
title_full_unstemmed Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
title_sort Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade
author Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author_facet Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Faleiros, Ana Maria [UNESP]
author_role author
author2 Faleiros, Ana Maria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Faleiros, Ana Maria [UNESP]
description Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida em cursos de pós-graduação, sobre o processo de investigação e desenvolvimento de um programa para a disciplina Didática Geral. Descreve: 1) o objetivo - transformação do fazer docente na Universidade; 2) o conteúdo - fundamentos teóricos do ensino superior e planejamento de ensino; 3) o método - tomada de consciência e micro-aulas. 4) a avaliação - diagnóstica, formativa e somativa.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-08-01
2014-05-20T13:27:00Z
2014-05-20T13:27:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X1991000100006&script=sci_arttext
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 1, p. 39-51, 1991.
0103-863X
http://hdl.handle.net/11449/8797
10.1590/S0103-863X1991000100006
S0103-863X1991000100006
S0103-863X1991000100006.pdf
url http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X1991000100006&script=sci_arttext
http://hdl.handle.net/11449/8797
identifier_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 1, p. 39-51, 1991.
0103-863X
10.1590/S0103-863X1991000100006
S0103-863X1991000100006
S0103-863X1991000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39-51
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128421732024320