Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Marturano, Edna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004
http://hdl.handle.net/11449/8626
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.
id UNSP_7823990162ce33034b1b7e76a3596169
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8626
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociaisEducational practices and problem behavior: an analysis from the point of view of social skillsRelacionamento pais-filhosPrática educativaProblemas de comportamentoHabilidades sociaisPrevençãoParent-child relationshipEducational practiceProblem behaviorSocial skillsPreventionEste artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.The aim of this article is to analyze the relationships between parenting rearing practices and child behavior problem, from the point of view of the theoretical and practical foundations of social skills training. The way parents socialize their children seems to be crucial for the promotion of socially appropriate behaviors, but families frequently come to inadvertently stimulate inadequate behavior through inconsistent discipline, low levels of positive interaction, poor monitoring and insufficient supervision. It is argued that to promote appropriate child behaviors it is necessary for parents to have abilities proper of parenting rearing practices such as to express feelings and opinions, and to set limits whereas avoiding punishment. It is concluded that parent training interventions aimed at developing educational social skills are important tools for prevention and reduction of child problem behavior, as a means to prevent academic and social difficulties in childhood and adolescence.Universidade Estadual PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaPPgPsi-UFRNUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna Maria2014-05-20T13:26:39Z2014-05-20T13:26:39Z2002-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002.1413-294Xhttp://hdl.handle.net/11449/862610.1590/S1413-294X2002000200004S1413-294X2002000200004S1413-294X2002000200004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Natal)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:53:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
Educational practices and problem behavior: an analysis from the point of view of social skills
title Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
spellingShingle Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Relacionamento pais-filhos
Prática educativa
Problemas de comportamento
Habilidades sociais
Prevenção
Parent-child relationship
Educational practice
Problem behavior
Social skills
Prevention
title_short Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
title_full Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
title_fullStr Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
title_full_unstemmed Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
title_sort Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
author Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_facet Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Marturano, Edna Maria
author_role author
author2 Marturano, Edna Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Marturano, Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento pais-filhos
Prática educativa
Problemas de comportamento
Habilidades sociais
Prevenção
Parent-child relationship
Educational practice
Problem behavior
Social skills
Prevention
topic Relacionamento pais-filhos
Prática educativa
Problemas de comportamento
Habilidades sociais
Prevenção
Parent-child relationship
Educational practice
Problem behavior
Social skills
Prevention
description Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-01
2014-05-20T13:26:39Z
2014-05-20T13:26:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004
Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002.
1413-294X
http://hdl.handle.net/11449/8626
10.1590/S1413-294X2002000200004
S1413-294X2002000200004
S1413-294X2002000200004.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004
http://hdl.handle.net/11449/8626
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002.
1413-294X
10.1590/S1413-294X2002000200004
S1413-294X2002000200004
S1413-294X2002000200004.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Natal)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227-235
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPgPsi-UFRN
publisher.none.fl_str_mv PPgPsi-UFRN
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046206200348672