Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S1413-294X2002000200004 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004 http://hdl.handle.net/11449/8626 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência. |
id |
UNSP_7823990162ce33034b1b7e76a3596169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8626 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociaisEducational practices and problem behavior: an analysis from the point of view of social skillsRelacionamento pais-filhosPrática educativaProblemas de comportamentoHabilidades sociaisPrevençãoParent-child relationshipEducational practiceProblem behaviorSocial skillsPreventionEste artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.The aim of this article is to analyze the relationships between parenting rearing practices and child behavior problem, from the point of view of the theoretical and practical foundations of social skills training. The way parents socialize their children seems to be crucial for the promotion of socially appropriate behaviors, but families frequently come to inadvertently stimulate inadequate behavior through inconsistent discipline, low levels of positive interaction, poor monitoring and insufficient supervision. It is argued that to promote appropriate child behaviors it is necessary for parents to have abilities proper of parenting rearing practices such as to express feelings and opinions, and to set limits whereas avoiding punishment. It is concluded that parent training interventions aimed at developing educational social skills are important tools for prevention and reduction of child problem behavior, as a means to prevent academic and social difficulties in childhood and adolescence.Universidade Estadual PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaPPgPsi-UFRNUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna Maria2014-05-20T13:26:39Z2014-05-20T13:26:39Z2002-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002.1413-294Xhttp://hdl.handle.net/11449/862610.1590/S1413-294X2002000200004S1413-294X2002000200004S1413-294X2002000200004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Natal)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:39.691213Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais Educational practices and problem behavior: an analysis from the point of view of social skills |
title |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais |
spellingShingle |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Relacionamento pais-filhos Prática educativa Problemas de comportamento Habilidades sociais Prevenção Parent-child relationship Educational practice Problem behavior Social skills Prevention Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Relacionamento pais-filhos Prática educativa Problemas de comportamento Habilidades sociais Prevenção Parent-child relationship Educational practice Problem behavior Social skills Prevention |
title_short |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais |
title_full |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais |
title_fullStr |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais |
title_sort |
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais |
author |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author_facet |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Marturano, Edna Maria Marturano, Edna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Marturano, Edna Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Marturano, Edna Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento pais-filhos Prática educativa Problemas de comportamento Habilidades sociais Prevenção Parent-child relationship Educational practice Problem behavior Social skills Prevention |
topic |
Relacionamento pais-filhos Prática educativa Problemas de comportamento Habilidades sociais Prevenção Parent-child relationship Educational practice Problem behavior Social skills Prevention |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-07-01 2014-05-20T13:26:39Z 2014-05-20T13:26:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004 Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002. 1413-294X http://hdl.handle.net/11449/8626 10.1590/S1413-294X2002000200004 S1413-294X2002000200004 S1413-294X2002000200004.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004 http://hdl.handle.net/11449/8626 |
identifier_str_mv |
Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002. 1413-294X 10.1590/S1413-294X2002000200004 S1413-294X2002000200004 S1413-294X2002000200004.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Natal) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
227-235 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPgPsi-UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
PPgPsi-UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182385414832128 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-294X2002000200004 |