Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141813 |
Resumo: | Nossa proposta com esse trabalho é apresentar os resultados de uma discussão que surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido a Pró-Reitoria de Graduação da UNESP articulado com as especificidades dos alunos que cursam o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Com o objetivo de desencadear ações que levassem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura, os documentos apontaram que embora todos os cursos obedeçam mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. No caso, nos atemos ao curso de Pedagogia de Bauru, iniciado em 2001, e dentre os demais é o único que se distingue pela presença de disciplinas que trabalham com a questão das TIC e possui uma turma com 20 alunos do PARFOR. Diante dessas especificidades, realizou-se estudo nos documentos oficiais do curso e uma ação experimental de uso da educação à distância na formação inicial de professores, especificamente no PARFOR em virtude da sua especificidade. São etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre educação à distância e formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) elaboração e execução de uma proposta didática de ambiente virtual de aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Conclui-se, no caso específico do PARFOR o uso da EaD enquanto complemento das atividades presenciais apresentou ótimos resultados. A presença de disciplinas relacionadas as TIC na formação de professores é fundamental, pois o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam novas possibilidades de articulação teórica e prática. |
id |
UNSP_876611cba236ca7f9c0bfb5054f81a5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141813 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFORNossa proposta com esse trabalho é apresentar os resultados de uma discussão que surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido a Pró-Reitoria de Graduação da UNESP articulado com as especificidades dos alunos que cursam o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Com o objetivo de desencadear ações que levassem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura, os documentos apontaram que embora todos os cursos obedeçam mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. No caso, nos atemos ao curso de Pedagogia de Bauru, iniciado em 2001, e dentre os demais é o único que se distingue pela presença de disciplinas que trabalham com a questão das TIC e possui uma turma com 20 alunos do PARFOR. Diante dessas especificidades, realizou-se estudo nos documentos oficiais do curso e uma ação experimental de uso da educação à distância na formação inicial de professores, especificamente no PARFOR em virtude da sua especificidade. São etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre educação à distância e formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) elaboração e execução de uma proposta didática de ambiente virtual de aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Conclui-se, no caso específico do PARFOR o uso da EaD enquanto complemento das atividades presenciais apresentou ótimos resultados. A presença de disciplinas relacionadas as TIC na formação de professores é fundamental, pois o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam novas possibilidades de articulação teórica e prática.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciêncas de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11730-11741application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11730-117412357-7819http://hdl.handle.net/11449/141813ISSN2357-7819-2014-11730-11741.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:50.144982Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
title |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
spellingShingle |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP] |
title_short |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
title_full |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
title_fullStr |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
title_sort |
Formação de professores e a educação a distância: a voz dos alunos do PARFOR |
author |
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP] |
author_facet |
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP] |
description |
Nossa proposta com esse trabalho é apresentar os resultados de uma discussão que surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido a Pró-Reitoria de Graduação da UNESP articulado com as especificidades dos alunos que cursam o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Com o objetivo de desencadear ações que levassem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura, os documentos apontaram que embora todos os cursos obedeçam mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. No caso, nos atemos ao curso de Pedagogia de Bauru, iniciado em 2001, e dentre os demais é o único que se distingue pela presença de disciplinas que trabalham com a questão das TIC e possui uma turma com 20 alunos do PARFOR. Diante dessas especificidades, realizou-se estudo nos documentos oficiais do curso e uma ação experimental de uso da educação à distância na formação inicial de professores, especificamente no PARFOR em virtude da sua especificidade. São etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre educação à distância e formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) elaboração e execução de uma proposta didática de ambiente virtual de aprendizagem; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Conclui-se, no caso específico do PARFOR o uso da EaD enquanto complemento das atividades presenciais apresentou ótimos resultados. A presença de disciplinas relacionadas as TIC na formação de professores é fundamental, pois o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam novas possibilidades de articulação teórica e prática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:34Z 2016-07-19T13:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11730-11741 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141813 ISSN2357-7819-2014-11730-11741.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141813 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11730-11741 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11730-11741.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11730-11741 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129226966040576 |