O surdo na perspectiva inclusiva: acesso, permanência e êxito no ensino (?)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182306 |
Resumo: | Em concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em especial o surdo público alvo desta pesquisa, o interesse e percurso da mesma originou se da minha prática como alfabetizadora de estudantes com surdez, na rede pública estadual de ensino e posteriormente como docente acadêmica responsável pela disciplina Introdução a Língua Brasileira de Sinais (Libras), onde não visualizava uma prática inclusiva nos contextos onde atuava como alfabetizadora e tão pouco nos discursos dos estudantes em formação universitária. A pesquisa está inserida no campo da inclusão escolar do surdo e apresenta como objetivo geral observar, investigar e analisar a execução da implementação das políticas públicas na perspectiva inclusiva dos surdos, em um município do interior paulista, especificamente na rede regular de ensino público estadual. O lócus da pesquisa foi três escolas públicas da rede estadual, localizadas uma na parte central da cidade e duas na parte periférica cujo critério de seleção se deu pelo fato de serem escolas que possuem estudantes surdos incluídos em classes regulares, nos anos iniciais do ensino fundamental e consideradas inclusivas pela Diretoria Regional de Ensino. Participaram desta pesquisa três gestores, três coordenadores, doze professores, quatro interlocutores, quatro agentes escolares, um funcionário do serviço geral e três merendeiras, atuantes nos contextos educacionais pesquisados. Na perspectiva em estudo, a metodologia usada foi a documental, bibliográfica e de campo, com foco na abordagem qualitativa, dispondo de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Como resultado na análise e descrição das categorias, a pesquisa apontou que as políticas públicas inclusivas não são viabilizadas nos contextos escolares regulares pesquisados por questões de: ausência da Língua Brasileira de Sinais e do interlocutor mediador da comunicação entre surdos e ouvintes, formação docente especializada insuficiente no atendimento ao aluno surdo, desconhecimento das adaptações curriculares adequadas, discursos pedagógicos apoiados na inclusão como direito, principalmente social e privação de materiais especializados. Sabe-se que são territórios de negociações e de resistência da comunidade ouvinte e surda. As concepções e práticas existentes estão em constante modificação e ressignificação de sentidos e sujeitos. Discutindo e refletindo nas variáveis que comprometem a aproximação entre teoria e prática na implementação das políticas públicas inclusivas, a pesquisa apontou desafios que decorrem de movimentos mais efetivos na adequação de espaços e currículo tornando o acesso, permanência e êxito na aprendizagem do aluno surdo em contexto regular de ensino real e não somente ideal. |
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O surdo na perspectiva inclusiva: acesso, permanência e êxito no ensino (?)The deaf in an inclusive perspective: access, permanence and success in teaching (?)Políticas Públicas InclusivasEstudantes SurdosEnsino FundamentalImplementaçãoDiscursos PedagógicosInclusive Public PoliciesDeaf StudentsElementary SchoolImplementationPedagogical SpeechesEm concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em especial o surdo público alvo desta pesquisa, o interesse e percurso da mesma originou se da minha prática como alfabetizadora de estudantes com surdez, na rede pública estadual de ensino e posteriormente como docente acadêmica responsável pela disciplina Introdução a Língua Brasileira de Sinais (Libras), onde não visualizava uma prática inclusiva nos contextos onde atuava como alfabetizadora e tão pouco nos discursos dos estudantes em formação universitária. A pesquisa está inserida no campo da inclusão escolar do surdo e apresenta como objetivo geral observar, investigar e analisar a execução da implementação das políticas públicas na perspectiva inclusiva dos surdos, em um município do interior paulista, especificamente na rede regular de ensino público estadual. O lócus da pesquisa foi três escolas públicas da rede estadual, localizadas uma na parte central da cidade e duas na parte periférica cujo critério de seleção se deu pelo fato de serem escolas que possuem estudantes surdos incluídos em classes regulares, nos anos iniciais do ensino fundamental e consideradas inclusivas pela Diretoria Regional de Ensino. Participaram desta pesquisa três gestores, três coordenadores, doze professores, quatro interlocutores, quatro agentes escolares, um funcionário do serviço geral e três merendeiras, atuantes nos contextos educacionais pesquisados. Na perspectiva em estudo, a metodologia usada foi a documental, bibliográfica e de campo, com foco na abordagem qualitativa, dispondo de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Como resultado na análise e descrição das categorias, a pesquisa apontou que as políticas públicas inclusivas não são viabilizadas nos contextos escolares regulares pesquisados por questões de: ausência da Língua Brasileira de Sinais e do interlocutor mediador da comunicação entre surdos e ouvintes, formação docente especializada insuficiente no atendimento ao aluno surdo, desconhecimento das adaptações curriculares adequadas, discursos pedagógicos apoiados na inclusão como direito, principalmente social e privação de materiais especializados. Sabe-se que são territórios de negociações e de resistência da comunidade ouvinte e surda. As concepções e práticas existentes estão em constante modificação e ressignificação de sentidos e sujeitos. Discutindo e refletindo nas variáveis que comprometem a aproximação entre teoria e prática na implementação das políticas públicas inclusivas, a pesquisa apontou desafios que decorrem de movimentos mais efetivos na adequação de espaços e currículo tornando o acesso, permanência e êxito na aprendizagem do aluno surdo em contexto regular de ensino real e não somente ideal.According to the current legislation that deals with Special Education in the Inclusive Perspective, especially the deaf, as the target of this research, the interest and course of this came from my practice as a literacy teacher of deaf students, in the state public school, and later as an academic teacher in charge of the discipline: “Introduction to the Brazilian Sign Language (Libras)”, where I did not see an inclusive practice in the contexts where I worked as a literacy teacher, and also in the speeches of students in university formation. The research is inserted in the field of school inclusion of the deaf and has as a general objective such as observing, investigating, and analyzing the implementation of the public policy in an inclusive perspective of the deaf, in a town in the state of São Paulo, specifically in the regular system of the state public education. The locus of the research was three public schools of this regular system, located one in the central part of the town and the other two in the peripheral part, which the selection criteria was given by the fact that they are schools that have deaf students included in regular classes, in the starting years of elementary education and considered inclusive by the Regional Board of Education. Three managers, three coordinators, twelve teachers, four interlocutors, four school agents, one general service employee and three cooks participated in the study. In the perspective under study, the methodology used was the documentary, bibliographical and field research, focusing on the qualitative approach, having semi-structured interviews and questionnaires. As a result of the analysis and description of the categories, the research pointed out that inclusive public policies are not feasible in the regular school contexts, that was searched for: lack of the Brazilian Sign Language and the interlocutor mediator of the communication between deaf and hearing, insufficient specialized teacher training in the care of the deaf student, lack of knowledge of the appropriate curricular adaptations, pedagogical discourses supported in the inclusion as a right, mainly social and deprivation of specialized materials. It is known that they are territories of negotiations and resistance of the hearing and deaf community. Existing conceptions and practices are in constant modification and resignification of senses and subjects. Discussing and reflecting on the variables that compromise the approximation between theory and practice in the implementation of inclusive public policies, the research pointed out the challenges that result from more effective movements in the adequacy of spaces and curriculum, making the access, permanence and success in the deaf student's learning in regular context of real and not only ideal teaching.Universidade Estadual Paulista (Unesp)David, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Elisa Helena Meleti2019-06-13T19:09:55Z2019-06-13T19:09:55Z2019-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18230600091766233004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:17:09.216180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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