Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Chiara Juliani Pedro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216215
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador da área da educação escolar promulgado no Brasil em 2017. Para a etapa do Ensino Fundamental, ela expõe as habilidades que um aluno deve adquirir, por meio de unidades temáticas de cada componente curricular, visando garantir aprendizagens essenciais a todos os alunos do Brasil. A Educação Física é um dos componentes curriculares, que apresenta seis unidades temáticas, sendo uma delas a dança. Essa unidade temática é encarregada de explorar as práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, dispondo de codificações particulares que frequentemente integram coreografias. Entretanto, esse tema é pouco desenvolvido no ambiente escolar. A literatura aponta a existência de limites como fonte para a ausência de trabalho com a dança, na escola e na graduação em Educação Física. Visando superar tais limites, professores da Educação Básica podem usufruir de alternativas para trabalhar com esse tema. Diante disso, o objetivo desse estudo foi produzir um material didático para o ensino das Danças Urbanas no 3º Ciclo do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC, a fim de ampliar possibilidades de trabalho com a dança nas aulas de Educação Física. Para desenvolver o estudo foram utilizados fundamentos da pesquisa de natureza qualitativa descritiva, desenvolvidos em duas etapas: Etapa I: Análise das danças urbanas no documento BNCC para fundamentar a elaboração da unidade didática; Etapa II: Elaboração do material didático digital, dividido em duas partes: produção dos planos de aulas, e estruturação de um site na plataforma Wix para abrigar e divulgar o material criado. A pesquisa é proposta para atender as habilidades do objeto de conhecimento Danças Urbanas para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, seguindo as instruções da BNCC, proporcionando uma alternativa para professores interessados em trabalhar com o conteúdo. Conclui-se que o estudo cumpre seu objetivo de produzir um material didático, ampliando possibilidades para o trabalho em aulas, com um site que divulga o trabalho, deixando-o disponível para consulta.
id UNSP_8882593f0e753d9ff713ddce83aedf87
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216215
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCCUrban dances and ICT in school physical education: possibilities for the third cycle of elementary education based on BNCCDançaEducação física (Ensino fundamental)Professores de educação físicaMaterial didáticoBase Nacional Comum CurricularEducação física escolarDanças urbanasSchool physical educationUrban dancesA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador da área da educação escolar promulgado no Brasil em 2017. Para a etapa do Ensino Fundamental, ela expõe as habilidades que um aluno deve adquirir, por meio de unidades temáticas de cada componente curricular, visando garantir aprendizagens essenciais a todos os alunos do Brasil. A Educação Física é um dos componentes curriculares, que apresenta seis unidades temáticas, sendo uma delas a dança. Essa unidade temática é encarregada de explorar as práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, dispondo de codificações particulares que frequentemente integram coreografias. Entretanto, esse tema é pouco desenvolvido no ambiente escolar. A literatura aponta a existência de limites como fonte para a ausência de trabalho com a dança, na escola e na graduação em Educação Física. Visando superar tais limites, professores da Educação Básica podem usufruir de alternativas para trabalhar com esse tema. Diante disso, o objetivo desse estudo foi produzir um material didático para o ensino das Danças Urbanas no 3º Ciclo do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC, a fim de ampliar possibilidades de trabalho com a dança nas aulas de Educação Física. Para desenvolver o estudo foram utilizados fundamentos da pesquisa de natureza qualitativa descritiva, desenvolvidos em duas etapas: Etapa I: Análise das danças urbanas no documento BNCC para fundamentar a elaboração da unidade didática; Etapa II: Elaboração do material didático digital, dividido em duas partes: produção dos planos de aulas, e estruturação de um site na plataforma Wix para abrigar e divulgar o material criado. A pesquisa é proposta para atender as habilidades do objeto de conhecimento Danças Urbanas para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, seguindo as instruções da BNCC, proporcionando uma alternativa para professores interessados em trabalhar com o conteúdo. Conclui-se que o estudo cumpre seu objetivo de produzir um material didático, ampliando possibilidades para o trabalho em aulas, com um site que divulga o trabalho, deixando-o disponível para consulta.The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) is a guiding document to school education promulgated in Brazil in 2017. For the Elementary School stage, it exposes the skills that a student must acquire, through thematic units of each curricular component, aiming to guarantee essential learning for all students in Brazil. Physical Education is one of the curricular components, which has six thematic units (Unidades Temáticas), one of which is dance. This thematic unit is in charge of exploring body practices characterized by rhythmic movements, with encodings that often integrate choreographies. However, this theme is little developed in the school environment. The literature points to the existence of limits as a source for the absence of work with dance, at school and in Physical Education graduation. To overcome these limits, Basic Education teachers can take advantage of alternatives to work with this theme. Therefore, the objective of this study was to produce a didactic material for the teaching of Urban Dances in the 3rd Cycle of Elementary School according to the BNCC, in order to expand possibilities of working with dance in Physical Education classes. To develop the study, research foundations of a descriptive qualitative nature were used, developed in two stages: Stage I: Analysis of urban dances in the BNCC document to support the elaboration of the didactic unit; Stage II: Development of digital teaching material, divided into two parts: production of lesson plans, and structuring of a website on the Wix platform to house and disseminate the material created. The research is proposed to meet the skills of the knowledge object Urban Dances for the 3rd cycle of Elementary School, following the instructions of the BNCC, providing an alternative for teachers interested in working with the content. It is concluded that the study fulfills its objective of producing didactic material, expanding possibilities for work in classes, with a website that disseminates the work, making it available for consultation.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Chiara Juliani Pedro2022-01-31T17:54:53Z2022-01-31T17:54:53Z2022-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:22:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:37:31.900174Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
Urban dances and ICT in school physical education: possibilities for the third cycle of elementary education based on BNCC
title Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
spellingShingle Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
Paulo, Chiara Juliani Pedro
Dança
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Material didático
Base Nacional Comum Curricular
Educação física escolar
Danças urbanas
School physical education
Urban dances
title_short Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
title_full Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
title_fullStr Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
title_full_unstemmed Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
title_sort Danças urbanas e TIC na educação física escolar: possibilidades para o terceiro ciclo do ensino fundamental a partir da BNCC
author Paulo, Chiara Juliani Pedro
author_facet Paulo, Chiara Juliani Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Chiara Juliani Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Material didático
Base Nacional Comum Curricular
Educação física escolar
Danças urbanas
School physical education
Urban dances
topic Dança
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Material didático
Base Nacional Comum Curricular
Educação física escolar
Danças urbanas
School physical education
Urban dances
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador da área da educação escolar promulgado no Brasil em 2017. Para a etapa do Ensino Fundamental, ela expõe as habilidades que um aluno deve adquirir, por meio de unidades temáticas de cada componente curricular, visando garantir aprendizagens essenciais a todos os alunos do Brasil. A Educação Física é um dos componentes curriculares, que apresenta seis unidades temáticas, sendo uma delas a dança. Essa unidade temática é encarregada de explorar as práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, dispondo de codificações particulares que frequentemente integram coreografias. Entretanto, esse tema é pouco desenvolvido no ambiente escolar. A literatura aponta a existência de limites como fonte para a ausência de trabalho com a dança, na escola e na graduação em Educação Física. Visando superar tais limites, professores da Educação Básica podem usufruir de alternativas para trabalhar com esse tema. Diante disso, o objetivo desse estudo foi produzir um material didático para o ensino das Danças Urbanas no 3º Ciclo do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC, a fim de ampliar possibilidades de trabalho com a dança nas aulas de Educação Física. Para desenvolver o estudo foram utilizados fundamentos da pesquisa de natureza qualitativa descritiva, desenvolvidos em duas etapas: Etapa I: Análise das danças urbanas no documento BNCC para fundamentar a elaboração da unidade didática; Etapa II: Elaboração do material didático digital, dividido em duas partes: produção dos planos de aulas, e estruturação de um site na plataforma Wix para abrigar e divulgar o material criado. A pesquisa é proposta para atender as habilidades do objeto de conhecimento Danças Urbanas para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, seguindo as instruções da BNCC, proporcionando uma alternativa para professores interessados em trabalhar com o conteúdo. Conclui-se que o estudo cumpre seu objetivo de produzir um material didático, ampliando possibilidades para o trabalho em aulas, com um site que divulga o trabalho, deixando-o disponível para consulta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-31T17:54:53Z
2022-01-31T17:54:53Z
2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216215
url http://hdl.handle.net/11449/216215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129342463541248