Segurança no uso e compartilhamento de dados nas redes sociais por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Rodrigo Barbosa de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204392
Resumo: As mídias digitais, em especial as redes sociais, transformaram a sociedade e a forma de se relacionar. Com tal percepção, esta pesquisa teve como objetivo oferecer um panorama a respeito da produção e uso seguro da informação nas redes sociais por estudantes do ensino médio e mostrar o modo pelo qual os documentos norteadores abordam este conteúdo, de forma a contribuir com referenciais que facilitem a produção e uso desta informação, que refletirá nas habilidades exigidas para um aluno competente em informação. Para a fundamentação da pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura a partir das bases de dados BRAPCI, Catálogo de Teses e dissertações da CAPES e na Scopus. A pesquisa segue a abordagem de pesquisa-ação. Para a coleta de dados, aplicaram-se de dois questionários eletrônicos, pré e pós-sessões de intervenção planejadas em parceria com professores. Durante as intervenções, foram apresentados e discutidos conteúdos sobre segurança da informação nas redes sociais com os alunos. Participaram da pesquisa 217 estudantes distribuídos nas três séries do ensino médio. Como resultado, constata-se que 98% dos estudantes utilizam alguma rede social; 71% dos estudantes afirmaram já ter recebido imagens de pessoas nuas ou fazendo sexo, imagens essas acessadas principalmente através de redes sociais. O assunto com maior incidência de busca refere-se a “formas de ficar magro”; 71% dos estudantes consideram saber mais de internet que seus pais. A principal conclusão é que, dada a constatação de que os adolescentes têm adotado um comportamento de risco no uso das redes sociais sem a devida orientação, a escola tem um papel fundamental no preparo dos estudantes para lidar de forma segura com o universo informacional a que eles têm acesso cotidianamente, mas a própria escola também precisa se preparar para exercer esse papel adequadamente.
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