Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carolina Romano de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137976
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta para o ensino de Dança voltada aos professores da Educação Infantil. A intenção foi identificar quais são os saberes necessários ao professor que pretende ensinar Dança para crianças pequenas a fim de apontar caminhos para que o profissional tenha autonomia em suas escolhas, tanto em suas práticas educativas quanto em sua formação e atuação profissional. Para tanto, este doutoramento possui três partes, a primeira consiste na apresentação do estado atual relativo a estudos acadêmicos que compõem a área de conhecimento desta pesquisa, no levantamento das cidades do Estado de São Paulo que possuem diretrizes/propostas/orientações curriculares para a Educação Infantil e um relato sobre a inserção da Dança e da Educação Infantil no ensino brasileiro. A segunda parte refere-se ao estudo de caso realizado no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica. A terceira parte apresenta a Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil. A metodologia da investigação pauta-se em um estudo empírico, de natureza qualitativa, complementado por um estudo de caso que, entre outras referências, compartilha das ideias de Donald Schön (1992-2000) em relação ao professor reflexivo (que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação) e os saberes da experiência de Larrosa (2002) atualizado por Godoy (2013) para a realidade da Dança, como saberes em dança.
id UNSP_8abec49f9c5f185a7d10404da21f3ac0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137976
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantilDance for children: proposal for dance education focused on early childhood educationDançaEducaçãoEducação InfantilFormação de ProfessorDanceEducationChildhood educationTeacher trainingA presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta para o ensino de Dança voltada aos professores da Educação Infantil. A intenção foi identificar quais são os saberes necessários ao professor que pretende ensinar Dança para crianças pequenas a fim de apontar caminhos para que o profissional tenha autonomia em suas escolhas, tanto em suas práticas educativas quanto em sua formação e atuação profissional. Para tanto, este doutoramento possui três partes, a primeira consiste na apresentação do estado atual relativo a estudos acadêmicos que compõem a área de conhecimento desta pesquisa, no levantamento das cidades do Estado de São Paulo que possuem diretrizes/propostas/orientações curriculares para a Educação Infantil e um relato sobre a inserção da Dança e da Educação Infantil no ensino brasileiro. A segunda parte refere-se ao estudo de caso realizado no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica. A terceira parte apresenta a Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil. A metodologia da investigação pauta-se em um estudo empírico, de natureza qualitativa, complementado por um estudo de caso que, entre outras referências, compartilha das ideias de Donald Schön (1992-2000) em relação ao professor reflexivo (que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação) e os saberes da experiência de Larrosa (2002) atualizado por Godoy (2013) para a realidade da Dança, como saberes em dança.The present study aimed at elaborating a proposal for dance education directed at the childhood education teachers. The purpose was to identify the knowledge needed by teachers who intend to teach dance to small kids, in order to show to these professionals how to have autonomy by their choices. For this purpose, this doctoral thesis has three parts, the first part consists in the presentation related to academic studies that constitute the knowledge area of this research, in the survey that shows São Paulo State cities where there are curricular guidelines/proposals/orientation for childhood education and a report about the insertion of dance and childhood education in Brazilian education. The second part refers to the case study made in the Poetics of Dance in the Basic Education project. The third part presents the Proposal for Dance Education focused on Early Childhood Education. The investigation methodology is guided by an empirical qualitative study complemented by a case study which, amongst other references, shares Donald Schön ideas (1992) about the reflective practitioner (who develops his knowledge in action, reflection, and back to action) and by Larossa's (2002) knowledge of experience, updated by Godoy (2013) to dance, as knowledge in dance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Carolina Romano de [UNESP]2016-04-18T13:47:55Z2016-04-18T13:47:55Z2016-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13797600086610033004013063P43508130169268695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137976Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
Dance for children: proposal for dance education focused on early childhood education
title Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
spellingShingle Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
Andrade, Carolina Romano de [UNESP]
Dança
Educação
Educação Infantil
Formação de Professor
Dance
Education
Childhood education
Teacher training
title_short Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
title_full Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
title_fullStr Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
title_full_unstemmed Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
title_sort Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil
author Andrade, Carolina Romano de [UNESP]
author_facet Andrade, Carolina Romano de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Carolina Romano de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Educação Infantil
Formação de Professor
Dance
Education
Childhood education
Teacher training
topic Dança
Educação
Educação Infantil
Formação de Professor
Dance
Education
Childhood education
Teacher training
description A presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta para o ensino de Dança voltada aos professores da Educação Infantil. A intenção foi identificar quais são os saberes necessários ao professor que pretende ensinar Dança para crianças pequenas a fim de apontar caminhos para que o profissional tenha autonomia em suas escolhas, tanto em suas práticas educativas quanto em sua formação e atuação profissional. Para tanto, este doutoramento possui três partes, a primeira consiste na apresentação do estado atual relativo a estudos acadêmicos que compõem a área de conhecimento desta pesquisa, no levantamento das cidades do Estado de São Paulo que possuem diretrizes/propostas/orientações curriculares para a Educação Infantil e um relato sobre a inserção da Dança e da Educação Infantil no ensino brasileiro. A segunda parte refere-se ao estudo de caso realizado no projeto Poéticas da Dança na Educação Básica. A terceira parte apresenta a Proposta para o ensino de Dança voltada para a Educação Infantil. A metodologia da investigação pauta-se em um estudo empírico, de natureza qualitativa, complementado por um estudo de caso que, entre outras referências, compartilha das ideias de Donald Schön (1992-2000) em relação ao professor reflexivo (que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação) e os saberes da experiência de Larrosa (2002) atualizado por Godoy (2013) para a realidade da Dança, como saberes em dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18T13:47:55Z
2016-04-18T13:47:55Z
2016-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137976
000866100
33004013063P4
3508130169268695
url http://hdl.handle.net/11449/137976
identifier_str_mv 000866100
33004013063P4
3508130169268695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546468067246080