A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lilian Gonçalves de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/183
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo HTPC's, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, buscou-se compreender como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para uma docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória. A análise dos dados alicerça-se nos autores Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Célia Maria Carolino Pires, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP) com três anos de docência segundo a definição de Simon Veenman. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semi-estruturadas. Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados emergiram as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional, ruptura paradigmática. Da coleta de dados surgiram a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola como local de trabalho docente, a participação solidária e muitas vezes orientadora dos pares, o relacionamento com a equipe gestora, a participação em reuniões de colegiado escolar, em particular as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC's na rede pública estadual) e suas ações nesta fase da carreira docente quanto aos atos de planejar as aulas, executá-las e avaliar a aprendizagem dos alunos entre outros aspectos. A partir da análise de dados à luz dos referenciais de estudo concluiu-se que é na composição de conhecimentos múltiplos da teoria e da prática, de competências e habilidades técnicas, saberes práticos que o professor iniciante de matemática constitui-se um profissional para o trabalho docente.
id SANT_e304e61ba18c461a5a4e539c39df5626
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/183
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448CPF:07001538884http://lattes.cnpq.br/3638228890663350Oliveira, Lilian Gonçalves de2015-02-04T21:22:35Z2011-05-192009-04-24OLIVEIRA, Lilian Gonçalves de. A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.https://tede.unisantos.br/handle/tede/183Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo HTPC's, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, buscou-se compreender como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para uma docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória. A análise dos dados alicerça-se nos autores Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Célia Maria Carolino Pires, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP) com três anos de docência segundo a definição de Simon Veenman. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semi-estruturadas. Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados emergiram as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional, ruptura paradigmática. Da coleta de dados surgiram a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola como local de trabalho docente, a participação solidária e muitas vezes orientadora dos pares, o relacionamento com a equipe gestora, a participação em reuniões de colegiado escolar, em particular as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC's na rede pública estadual) e suas ações nesta fase da carreira docente quanto aos atos de planejar as aulas, executá-las e avaliar a aprendizagem dos alunos entre outros aspectos. A partir da análise de dados à luz dos referenciais de estudo concluiu-se que é na composição de conhecimentos múltiplos da teoria e da prática, de competências e habilidades técnicas, saberes práticos que o professor iniciante de matemática constitui-se um profissional para o trabalho docente.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoprofessor inicianteprofessor de matemáticadesenvolvimento profissionaltrabalho docenteruptura paradigmáticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor inicianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILLilian Oliveira.pdf.jpgLilian Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/3/Lilian%20Oliveira.pdf.jpgef3fc1e4d78004b39816fce7a994a033MD53ORIGINALLilian Oliveira.pdfapplication/pdf683820https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/1/Lilian%20Oliveira.pdfc72356e95690ddb4c5a0c91b31a83141MD51TEXTLilian Oliveira.pdf.txtLilian Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain316780https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/2/Lilian%20Oliveira.pdf.txt39f513d5c4bdae714abe81e1f51eeab8MD52tede/1832021-10-04 18:28:43.0oai:tede.unisantos.br:tede/183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
title A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
spellingShingle A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
Oliveira, Lilian Gonçalves de
professor iniciante
professor de matemática
desenvolvimento profissional
trabalho docente
ruptura paradigmática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
title_full A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
title_fullStr A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
title_full_unstemmed A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
title_sort A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
author Oliveira, Lilian Gonçalves de
author_facet Oliveira, Lilian Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzilli, Sueli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:02778221816
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2968698836617593
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:47595426804
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3600560690195448
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:07001538884
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3638228890663350
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lilian Gonçalves de
contributor_str_mv Mazzilli, Sueli
Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
dc.subject.por.fl_str_mv professor iniciante
professor de matemática
desenvolvimento profissional
trabalho docente
ruptura paradigmática
topic professor iniciante
professor de matemática
desenvolvimento profissional
trabalho docente
ruptura paradigmática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo HTPC's, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, buscou-se compreender como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para uma docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória. A análise dos dados alicerça-se nos autores Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Célia Maria Carolino Pires, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP) com três anos de docência segundo a definição de Simon Veenman. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semi-estruturadas. Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados emergiram as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional, ruptura paradigmática. Da coleta de dados surgiram a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola como local de trabalho docente, a participação solidária e muitas vezes orientadora dos pares, o relacionamento com a equipe gestora, a participação em reuniões de colegiado escolar, em particular as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC's na rede pública estadual) e suas ações nesta fase da carreira docente quanto aos atos de planejar as aulas, executá-las e avaliar a aprendizagem dos alunos entre outros aspectos. A partir da análise de dados à luz dos referenciais de estudo concluiu-se que é na composição de conhecimentos múltiplos da teoria e da prática, de competências e habilidades técnicas, saberes práticos que o professor iniciante de matemática constitui-se um profissional para o trabalho docente.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-24
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Lilian Gonçalves de. A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/183
identifier_str_mv OLIVEIRA, Lilian Gonçalves de. A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/3/Lilian%20Oliveira.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/1/Lilian%20Oliveira.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/2/Lilian%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ef3fc1e4d78004b39816fce7a994a033
c72356e95690ddb4c5a0c91b31a83141
39f513d5c4bdae714abe81e1f51eeab8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1815437926767525888