A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/183 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo HTPC's, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, buscou-se compreender como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para uma docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória. A análise dos dados alicerça-se nos autores Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Célia Maria Carolino Pires, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP) com três anos de docência segundo a definição de Simon Veenman. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semi-estruturadas. Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados emergiram as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional, ruptura paradigmática. Da coleta de dados surgiram a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola como local de trabalho docente, a participação solidária e muitas vezes orientadora dos pares, o relacionamento com a equipe gestora, a participação em reuniões de colegiado escolar, em particular as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC's na rede pública estadual) e suas ações nesta fase da carreira docente quanto aos atos de planejar as aulas, executá-las e avaliar a aprendizagem dos alunos entre outros aspectos. A partir da análise de dados à luz dos referenciais de estudo concluiu-se que é na composição de conhecimentos múltiplos da teoria e da prática, de competências e habilidades técnicas, saberes práticos que o professor iniciante de matemática constitui-se um profissional para o trabalho docente. |
id |
SANT_e304e61ba18c461a5a4e539c39df5626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/183 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448CPF:07001538884http://lattes.cnpq.br/3638228890663350Oliveira, Lilian Gonçalves de2015-02-04T21:22:35Z2011-05-192009-04-24OLIVEIRA, Lilian Gonçalves de. A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.https://tede.unisantos.br/handle/tede/183Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo HTPC's, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, buscou-se compreender como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para uma docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória. A análise dos dados alicerça-se nos autores Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Célia Maria Carolino Pires, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP) com três anos de docência segundo a definição de Simon Veenman. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semi-estruturadas. Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados emergiram as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional, ruptura paradigmática. Da coleta de dados surgiram a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola como local de trabalho docente, a participação solidária e muitas vezes orientadora dos pares, o relacionamento com a equipe gestora, a participação em reuniões de colegiado escolar, em particular as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC's na rede pública estadual) e suas ações nesta fase da carreira docente quanto aos atos de planejar as aulas, executá-las e avaliar a aprendizagem dos alunos entre outros aspectos. A partir da análise de dados à luz dos referenciais de estudo concluiu-se que é na composição de conhecimentos múltiplos da teoria e da prática, de competências e habilidades técnicas, saberes práticos que o professor iniciante de matemática constitui-se um profissional para o trabalho docente.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoprofessor inicianteprofessor de matemáticadesenvolvimento profissionaltrabalho docenteruptura paradigmáticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor inicianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILLilian Oliveira.pdf.jpgLilian Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/3/Lilian%20Oliveira.pdf.jpgef3fc1e4d78004b39816fce7a994a033MD53ORIGINALLilian Oliveira.pdfapplication/pdf683820https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/1/Lilian%20Oliveira.pdfc72356e95690ddb4c5a0c91b31a83141MD51TEXTLilian Oliveira.pdf.txtLilian Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain316780https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/2/Lilian%20Oliveira.pdf.txt39f513d5c4bdae714abe81e1f51eeab8MD52tede/1832021-10-04 18:28:43.0oai:tede.unisantos.br:tede/183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
title |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
spellingShingle |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante Oliveira, Lilian Gonçalves de professor iniciante professor de matemática desenvolvimento profissional trabalho docente ruptura paradigmática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
title_full |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
title_fullStr |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
title_full_unstemmed |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
title_sort |
A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante |
author |
Oliveira, Lilian Gonçalves de |
author_facet |
Oliveira, Lilian Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazzilli, Sueli |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:02778221816 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2968698836617593 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:47595426804 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:07001538884 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3638228890663350 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lilian Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Mazzilli, Sueli Gilberto, Irene Jeanete Lemos Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor iniciante professor de matemática desenvolvimento profissional trabalho docente ruptura paradigmática |
topic |
professor iniciante professor de matemática desenvolvimento profissional trabalho docente ruptura paradigmática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como ocorre a constituição profissional para o trabalho docente do professor iniciante de matemática na interface entre os conhecimentos oriundos da formação inicial mediados pela formação continuada (prática docente, Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo HTPC's, órgãos colegiados entre outros). De forma subjacente, buscou-se compreender como a formação inicial do professor de matemática pode contribuir de forma mais eficaz para uma docência profissional do professor iniciante e investigar as possíveis contribuições da formação continuada para uma docência profissional mais eficiente. Parte-se do pressuposto que o professor constitui-se um profissional ao orientar sua prática por meio da ação-avaliação-reflexão-refação, fundamentado no empirismo mais do que pelo referencial teórico-acadêmico e metodologias de ensino presentes na formação inicial; que a formação teórico-acadêmica associada à prática de estágios curriculares não é suficiente para a construção da prática profissional; que o professor é sujeito, autor, construtor e protagonista de sua prática profissional rumo à autonomia emancipatória. A análise dos dados alicerça-se nos autores Maurice Tardif (pluralismo de saberes), Maria Isabel da Cunha (formação de professores/pedagogia universitária), Paulo Freire (autonomia/emancipação do sujeito), Adair Mendes Nacarato, Célia Maria Carolino Pires, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, (formação de professores de matemática). Para levantamento de dados e análise adota-se a pesquisa qualitativa, na perspectiva do materialismo histórico. Os sujeitos participantes deste estudo são professores iniciantes de matemática, com atuação profissional na rede estadual de ensino na Baixada Santista (SP) com três anos de docência segundo a definição de Simon Veenman. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semi-estruturadas. Das aproximações com os referenciais teóricos e reflexão sobre os primeiros dados coletados emergiram as categorias para investigação: professor iniciante, professor de matemática, trabalho docente e desenvolvimento profissional, ruptura paradigmática. Da coleta de dados surgiram a importância da formação universitária e dos estágios supervisionados para constituição profissional do professor, sem, no entanto excluir a importância da escola como local de trabalho docente, a participação solidária e muitas vezes orientadora dos pares, o relacionamento com a equipe gestora, a participação em reuniões de colegiado escolar, em particular as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC's na rede pública estadual) e suas ações nesta fase da carreira docente quanto aos atos de planejar as aulas, executá-las e avaliar a aprendizagem dos alunos entre outros aspectos. A partir da análise de dados à luz dos referenciais de estudo concluiu-se que é na composição de conhecimentos múltiplos da teoria e da prática, de competências e habilidades técnicas, saberes práticos que o professor iniciante de matemática constitui-se um profissional para o trabalho docente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Lilian Gonçalves de. A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/183 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Lilian Gonçalves de. A constituição da profissionalidade dos docentes de matemática na voz do professor iniciante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/3/Lilian%20Oliveira.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/1/Lilian%20Oliveira.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/183/2/Lilian%20Oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef3fc1e4d78004b39816fce7a994a033 c72356e95690ddb4c5a0c91b31a83141 39f513d5c4bdae714abe81e1f51eeab8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1815437926767525888 |