Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adaisa Adail
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182144
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado teve como finalidade desenvolver um método de ensino pautado no materialismo histórico-dialético que proporcionou o desenvolvimento de uma sequência didática, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica na disciplina de Sociologia, da terceira série do Ensino Médio, a partir do tema relacionado aos movimentos sociais pela terra. Ele se faz necessário ante à invisibilidade (não existência) das juventudes assentadas na escola urbana, bem como diante do urbanocêntrico currículo oficial da disciplina de Sociologia das escolas públicas estaduais paulistas para o Ensino Médio. Embora a aplicabilidade do método tenha se mostrado muito eficaz na busca pela valorização da escola enquanto espaço privilegiado, mas não único, de produção e socialização dos conhecimentos sistematizados e construídos socialmente, o resultado da pesquisa nos mostra que ainda há muito a ser superado na educação pública paulista cujo efeito do desmonte educacional é claramente visível nessa etapa final da educação básica.
id UNSP_8c2aec93100ad139ac2024d558d4b7bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de SociologiaSeated Youth on urban school: contributions of the Historical-Critical Pedagogy for the teaching of SociologyEnsino de SociologiaJuventudes assentadasPedagogia Histórico-CríticaTeaching SociologySeated youthHistorical-Critical PedagogyEsta Dissertação de Mestrado teve como finalidade desenvolver um método de ensino pautado no materialismo histórico-dialético que proporcionou o desenvolvimento de uma sequência didática, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica na disciplina de Sociologia, da terceira série do Ensino Médio, a partir do tema relacionado aos movimentos sociais pela terra. Ele se faz necessário ante à invisibilidade (não existência) das juventudes assentadas na escola urbana, bem como diante do urbanocêntrico currículo oficial da disciplina de Sociologia das escolas públicas estaduais paulistas para o Ensino Médio. Embora a aplicabilidade do método tenha se mostrado muito eficaz na busca pela valorização da escola enquanto espaço privilegiado, mas não único, de produção e socialização dos conhecimentos sistematizados e construídos socialmente, o resultado da pesquisa nos mostra que ainda há muito a ser superado na educação pública paulista cujo efeito do desmonte educacional é claramente visível nessa etapa final da educação básica.This dissertation developed a teaching method based upon Historic Dialectic Materialism, which used Critical Pedagogy and enabled the development of a didactic sequence to help final-year-high-school teachers of Sociology to work themes related to social movements for land reform. The need for this work came about because of the invisibilty of the young people who live in rural settlements, when they attend urban schools. It also was necessary because the high school sylabus in Sociology is predominantly citycentric in public schools of the state of São Paulo. Even though the applicability of the method has proven efficient in the search for a school as a privileged (but not the only) space of socialization and sharing of knowledge, the result of the reseach shows us that much is yet to be overcome in public education whose dismantlement in the state of São Paulo is clearly visible in this final stage of basic education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Adaisa Adail2019-05-28T13:13:38Z2019-05-28T13:13:38Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18214400091709733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:31:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:18.006315Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
Seated Youth on urban school: contributions of the Historical-Critical Pedagogy for the teaching of Sociology
title Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
spellingShingle Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
Alves, Adaisa Adail
Ensino de Sociologia
Juventudes assentadas
Pedagogia Histórico-Crítica
Teaching Sociology
Seated youth
Historical-Critical Pedagogy
title_short Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
title_full Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
title_fullStr Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
title_full_unstemmed Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
title_sort Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
author Alves, Adaisa Adail
author_facet Alves, Adaisa Adail
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Adaisa Adail
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Juventudes assentadas
Pedagogia Histórico-Crítica
Teaching Sociology
Seated youth
Historical-Critical Pedagogy
topic Ensino de Sociologia
Juventudes assentadas
Pedagogia Histórico-Crítica
Teaching Sociology
Seated youth
Historical-Critical Pedagogy
description Esta Dissertação de Mestrado teve como finalidade desenvolver um método de ensino pautado no materialismo histórico-dialético que proporcionou o desenvolvimento de uma sequência didática, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica na disciplina de Sociologia, da terceira série do Ensino Médio, a partir do tema relacionado aos movimentos sociais pela terra. Ele se faz necessário ante à invisibilidade (não existência) das juventudes assentadas na escola urbana, bem como diante do urbanocêntrico currículo oficial da disciplina de Sociologia das escolas públicas estaduais paulistas para o Ensino Médio. Embora a aplicabilidade do método tenha se mostrado muito eficaz na busca pela valorização da escola enquanto espaço privilegiado, mas não único, de produção e socialização dos conhecimentos sistematizados e construídos socialmente, o resultado da pesquisa nos mostra que ainda há muito a ser superado na educação pública paulista cujo efeito do desmonte educacional é claramente visível nessa etapa final da educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28T13:13:38Z
2019-05-28T13:13:38Z
2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182144
000917097
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/182144
identifier_str_mv 000917097
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129512248967168