Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182144 |
Resumo: | Esta Dissertação de Mestrado teve como finalidade desenvolver um método de ensino pautado no materialismo histórico-dialético que proporcionou o desenvolvimento de uma sequência didática, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica na disciplina de Sociologia, da terceira série do Ensino Médio, a partir do tema relacionado aos movimentos sociais pela terra. Ele se faz necessário ante à invisibilidade (não existência) das juventudes assentadas na escola urbana, bem como diante do urbanocêntrico currículo oficial da disciplina de Sociologia das escolas públicas estaduais paulistas para o Ensino Médio. Embora a aplicabilidade do método tenha se mostrado muito eficaz na busca pela valorização da escola enquanto espaço privilegiado, mas não único, de produção e socialização dos conhecimentos sistematizados e construídos socialmente, o resultado da pesquisa nos mostra que ainda há muito a ser superado na educação pública paulista cujo efeito do desmonte educacional é claramente visível nessa etapa final da educação básica. |
id |
UNSP_8c2aec93100ad139ac2024d558d4b7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182144 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de SociologiaSeated Youth on urban school: contributions of the Historical-Critical Pedagogy for the teaching of SociologyEnsino de SociologiaJuventudes assentadasPedagogia Histórico-CríticaTeaching SociologySeated youthHistorical-Critical PedagogyEsta Dissertação de Mestrado teve como finalidade desenvolver um método de ensino pautado no materialismo histórico-dialético que proporcionou o desenvolvimento de uma sequência didática, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica na disciplina de Sociologia, da terceira série do Ensino Médio, a partir do tema relacionado aos movimentos sociais pela terra. Ele se faz necessário ante à invisibilidade (não existência) das juventudes assentadas na escola urbana, bem como diante do urbanocêntrico currículo oficial da disciplina de Sociologia das escolas públicas estaduais paulistas para o Ensino Médio. Embora a aplicabilidade do método tenha se mostrado muito eficaz na busca pela valorização da escola enquanto espaço privilegiado, mas não único, de produção e socialização dos conhecimentos sistematizados e construídos socialmente, o resultado da pesquisa nos mostra que ainda há muito a ser superado na educação pública paulista cujo efeito do desmonte educacional é claramente visível nessa etapa final da educação básica.This dissertation developed a teaching method based upon Historic Dialectic Materialism, which used Critical Pedagogy and enabled the development of a didactic sequence to help final-year-high-school teachers of Sociology to work themes related to social movements for land reform. The need for this work came about because of the invisibilty of the young people who live in rural settlements, when they attend urban schools. It also was necessary because the high school sylabus in Sociology is predominantly citycentric in public schools of the state of São Paulo. Even though the applicability of the method has proven efficient in the search for a school as a privileged (but not the only) space of socialization and sharing of knowledge, the result of the reseach shows us that much is yet to be overcome in public education whose dismantlement in the state of São Paulo is clearly visible in this final stage of basic education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Adaisa Adail2019-05-28T13:13:38Z2019-05-28T13:13:38Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18214400091709733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:31:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:18.006315Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia Seated Youth on urban school: contributions of the Historical-Critical Pedagogy for the teaching of Sociology |
title |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia |
spellingShingle |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia Alves, Adaisa Adail Ensino de Sociologia Juventudes assentadas Pedagogia Histórico-Crítica Teaching Sociology Seated youth Historical-Critical Pedagogy |
title_short |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia |
title_full |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia |
title_fullStr |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia |
title_full_unstemmed |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia |
title_sort |
Juventudes assentadas em escola urbana: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino de Sociologia |
author |
Alves, Adaisa Adail |
author_facet |
Alves, Adaisa Adail |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Vitor [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Adaisa Adail |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Juventudes assentadas Pedagogia Histórico-Crítica Teaching Sociology Seated youth Historical-Critical Pedagogy |
topic |
Ensino de Sociologia Juventudes assentadas Pedagogia Histórico-Crítica Teaching Sociology Seated youth Historical-Critical Pedagogy |
description |
Esta Dissertação de Mestrado teve como finalidade desenvolver um método de ensino pautado no materialismo histórico-dialético que proporcionou o desenvolvimento de uma sequência didática, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica na disciplina de Sociologia, da terceira série do Ensino Médio, a partir do tema relacionado aos movimentos sociais pela terra. Ele se faz necessário ante à invisibilidade (não existência) das juventudes assentadas na escola urbana, bem como diante do urbanocêntrico currículo oficial da disciplina de Sociologia das escolas públicas estaduais paulistas para o Ensino Médio. Embora a aplicabilidade do método tenha se mostrado muito eficaz na busca pela valorização da escola enquanto espaço privilegiado, mas não único, de produção e socialização dos conhecimentos sistematizados e construídos socialmente, o resultado da pesquisa nos mostra que ainda há muito a ser superado na educação pública paulista cujo efeito do desmonte educacional é claramente visível nessa etapa final da educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-28T13:13:38Z 2019-05-28T13:13:38Z 2019-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182144 000917097 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182144 |
identifier_str_mv |
000917097 33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129512248967168 |