Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192441 |
Resumo: | O mundo está mudando rapidamente e a maneira como as relações humanas acontecem também estão se alterando como nunca visto. O advento da indústria 4.0 com seus pilares de sustentação mostram que viver nas próximas décadas será completamente disruptivo ao que existe hoje, desde carros movidos a energias renováveis e não poluentes até à transformação da indústria pela demanda em tempo real, desde a necessidade do usuário até a extração da matéria-prima na natureza, reciclado ou não, em um sistema fechado ou aberto. Adaptar-se ao novo e aprender a aprender são as palavras de ordem devido à necessidade de adaptação do indivíduo face às novas profissões que surgem a cada dia e totalmente inovadoras. A proposta desta dissertação é a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos com ciclos de pesquisa-ação aplicados em onze salas dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e civil durante cinco anos em uma instituição de ensino superior particular paulista. O trabalho remeteu a adaptar e aplicar o modelo ativo em sala de aula, diferente do tradicional, e buscando desenvolver competências e habilidades necessárias à preparação do aluno de engenharia para a nova realidade do mercado de trabalho, que ano após ano tem exigido das instituições uma abordagem para que torne seus egressos mais bem preparados. Neste contexto, o projeto remete ainda a como planejar toda uma disciplina sustentada pela aprendizagem baseada em projetos, como organizar a formação integral do aluno e como sistematizar o processo de avaliação formativa. O uso das metodologias ativas como ferramentas para este fim exercita o protagonismo do aluno para trilhar este percurso e desenvolver competências alinhadas com a necessidade do mercado. Ao final, são apresentados os resultados do processo avaliativo individual e em grupo, além de sugerir um roteiro para a implantação do modelo, que se baseia no desenvolvimento de alguns conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao engenheiro estar melhor preparado profissionalmente. Implantar este projeto exigiu disciplina, dedicação, dotar-se de um sistema de avaliação ao longo de cada ciclo e proporcionar feedbacks continuados aos alunos para se atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Ele se insere totalmente na estratégia de aplicação do currículo por competências, baseado na aprendizagem ativa e formativa do aluno. |
id |
UNSP_8d59ec93524019a0c66fb8bbdf2b8d61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192441 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenhariaStudent´s active learning: PBL application on engineering degreeMetodologias ativasAprendizagem ativaAluno protagonistaAprendizagem baseada em projetosDesenvolvimento de competênciasPrática de ensinoEducação baseada na competênciaPlanejamento educacionalMétodo de ensinoActive learningActive methodologiesProject Based LearningSkills developmentStudent protagonistO mundo está mudando rapidamente e a maneira como as relações humanas acontecem também estão se alterando como nunca visto. O advento da indústria 4.0 com seus pilares de sustentação mostram que viver nas próximas décadas será completamente disruptivo ao que existe hoje, desde carros movidos a energias renováveis e não poluentes até à transformação da indústria pela demanda em tempo real, desde a necessidade do usuário até a extração da matéria-prima na natureza, reciclado ou não, em um sistema fechado ou aberto. Adaptar-se ao novo e aprender a aprender são as palavras de ordem devido à necessidade de adaptação do indivíduo face às novas profissões que surgem a cada dia e totalmente inovadoras. A proposta desta dissertação é a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos com ciclos de pesquisa-ação aplicados em onze salas dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e civil durante cinco anos em uma instituição de ensino superior particular paulista. O trabalho remeteu a adaptar e aplicar o modelo ativo em sala de aula, diferente do tradicional, e buscando desenvolver competências e habilidades necessárias à preparação do aluno de engenharia para a nova realidade do mercado de trabalho, que ano após ano tem exigido das instituições uma abordagem para que torne seus egressos mais bem preparados. Neste contexto, o projeto remete ainda a como planejar toda uma disciplina sustentada pela aprendizagem baseada em projetos, como organizar a formação integral do aluno e como sistematizar o processo de avaliação formativa. O uso das metodologias ativas como ferramentas para este fim exercita o protagonismo do aluno para trilhar este percurso e desenvolver competências alinhadas com a necessidade do mercado. Ao final, são apresentados os resultados do processo avaliativo individual e em grupo, além de sugerir um roteiro para a implantação do modelo, que se baseia no desenvolvimento de alguns conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao engenheiro estar melhor preparado profissionalmente. Implantar este projeto exigiu disciplina, dedicação, dotar-se de um sistema de avaliação ao longo de cada ciclo e proporcionar feedbacks continuados aos alunos para se atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Ele se insere totalmente na estratégia de aplicação do currículo por competências, baseado na aprendizagem ativa e formativa do aluno.The world is changing rapidly and the way human relationships take place is also changing like never before. The advent of industry 4.0 with its supporting pillars shows that living in the coming decades will be completely disruptive to what exists today, from cars powered by renewable and non-polluting energies to the industry transformation by real-time demand, from user needs to the extraction of raw material in nature, recycled or not, in a closed or open system. Adapting new and learning to learn are watchwords due to the individual's need adapting to new professions appear every day and totally innovative. The purpose of this dissertation is implement active methodology Project Based Learning with action research cycles applied in eleven rooms of mechanical, electrical and construction engineering courses during five years at a private higher education institution in São Paulo state. The work led adapting and applying active model in the classroom, different from traditional one, and seeking for develop competencies and skills necessary to prepare engineering students for new labor market reality, which year after year has required institutions to approach making your graduates better prepared. Also, in this context the project refers how to plan an entire discipline supported by project-based learning, how to organize the student's comprehensive training and how to systematize formative assessment process. The use of active methodologies as tools for this purpose exercises role student to follow this path and develop skills aligned with market needs. At the end, individual and groups evaluation process results are presented, in addition to suggesting a roadmap for a new model implementation, based on development some knowledge, skills and competences necessary for the engineer to be better prepared professionally. For implementing this project required discipline, dedication, having an evaluation system throughout each cycle and providing continuous feedback to students achieve proposed learning objectives. It is fully inserted in the strategy of applying the competencies’ curriculum, based on student's active and formative learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Messias Borges [UNESP]Chagas, Renata Lucia Cavalca PerrenoudUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chagas, Joselito Moreira2020-05-04T13:51:20Z2020-05-04T13:51:20Z2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19244100093035133004080052P09507655803234261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192441Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:08.961592Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia Student´s active learning: PBL application on engineering degree |
title |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia Chagas, Joselito Moreira Metodologias ativas Aprendizagem ativa Aluno protagonista Aprendizagem baseada em projetos Desenvolvimento de competências Prática de ensino Educação baseada na competência Planejamento educacional Método de ensino Active learning Active methodologies Project Based Learning Skills development Student protagonist |
title_short |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia |
title_full |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia |
title_fullStr |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia |
title_sort |
Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia |
author |
Chagas, Joselito Moreira |
author_facet |
Chagas, Joselito Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Messias Borges [UNESP] Chagas, Renata Lucia Cavalca Perrenoud Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Joselito Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Aprendizagem ativa Aluno protagonista Aprendizagem baseada em projetos Desenvolvimento de competências Prática de ensino Educação baseada na competência Planejamento educacional Método de ensino Active learning Active methodologies Project Based Learning Skills development Student protagonist |
topic |
Metodologias ativas Aprendizagem ativa Aluno protagonista Aprendizagem baseada em projetos Desenvolvimento de competências Prática de ensino Educação baseada na competência Planejamento educacional Método de ensino Active learning Active methodologies Project Based Learning Skills development Student protagonist |
description |
O mundo está mudando rapidamente e a maneira como as relações humanas acontecem também estão se alterando como nunca visto. O advento da indústria 4.0 com seus pilares de sustentação mostram que viver nas próximas décadas será completamente disruptivo ao que existe hoje, desde carros movidos a energias renováveis e não poluentes até à transformação da indústria pela demanda em tempo real, desde a necessidade do usuário até a extração da matéria-prima na natureza, reciclado ou não, em um sistema fechado ou aberto. Adaptar-se ao novo e aprender a aprender são as palavras de ordem devido à necessidade de adaptação do indivíduo face às novas profissões que surgem a cada dia e totalmente inovadoras. A proposta desta dissertação é a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos com ciclos de pesquisa-ação aplicados em onze salas dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e civil durante cinco anos em uma instituição de ensino superior particular paulista. O trabalho remeteu a adaptar e aplicar o modelo ativo em sala de aula, diferente do tradicional, e buscando desenvolver competências e habilidades necessárias à preparação do aluno de engenharia para a nova realidade do mercado de trabalho, que ano após ano tem exigido das instituições uma abordagem para que torne seus egressos mais bem preparados. Neste contexto, o projeto remete ainda a como planejar toda uma disciplina sustentada pela aprendizagem baseada em projetos, como organizar a formação integral do aluno e como sistematizar o processo de avaliação formativa. O uso das metodologias ativas como ferramentas para este fim exercita o protagonismo do aluno para trilhar este percurso e desenvolver competências alinhadas com a necessidade do mercado. Ao final, são apresentados os resultados do processo avaliativo individual e em grupo, além de sugerir um roteiro para a implantação do modelo, que se baseia no desenvolvimento de alguns conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao engenheiro estar melhor preparado profissionalmente. Implantar este projeto exigiu disciplina, dedicação, dotar-se de um sistema de avaliação ao longo de cada ciclo e proporcionar feedbacks continuados aos alunos para se atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Ele se insere totalmente na estratégia de aplicação do currículo por competências, baseado na aprendizagem ativa e formativa do aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04T13:51:20Z 2020-05-04T13:51:20Z 2020-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192441 000930351 33004080052P0 9507655803234261 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192441 |
identifier_str_mv |
000930351 33004080052P0 9507655803234261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128509530341376 |