Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Kawachi, Cláudia Jotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/65
http://hdl.handle.net/11449/125238
Resumo: This paper aims at discussing the relevance of student-teachers’ motivational variants in an English as a Foreign Language Teacher Education course whose syllabus proposes, since the beginning of the program, the development of students’ proficiency in the target language aligned to EFL teacher education theories. In addition, this study also intends to comprehend how this course structure has been developed, verifying how prospective teachers react towards its proposal. Results indicated relevant aspects related to motivation, since from all participants, many declared their interest in following the teaching career while others revealed interest in developing their English language skills, which indicates that both needs and expectations of these groups seemed to be attained, favoring their motivation to language learning and teaching.
id UNSP_8eb7e498fb11cbff563a2f2f396156fc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125238
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicialMotivational variants of English student-teachers in a language teacher education courseTeacher educationEnglish as a Foreign LanguageMmotivationLíngua InglesaFormação de ProfessoresMotivaçãoThis paper aims at discussing the relevance of student-teachers’ motivational variants in an English as a Foreign Language Teacher Education course whose syllabus proposes, since the beginning of the program, the development of students’ proficiency in the target language aligned to EFL teacher education theories. In addition, this study also intends to comprehend how this course structure has been developed, verifying how prospective teachers react towards its proposal. Results indicated relevant aspects related to motivation, since from all participants, many declared their interest in following the teaching career while others revealed interest in developing their English language skills, which indicates that both needs and expectations of these groups seemed to be attained, favoring their motivation to language learning and teaching.Este artigo tem como objetivo discutir a relevância de variantes motivacionais de alunos ingressantes em um curso de formação inicial de professores de língua inglesa, que tem em sua proposta pedagógica o desenvolvimento da proficiência na língua-alvo e a construção de conhecimentos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira concomitantemente desde os estágios iniciais do curso. Além disso, busca-se compreender como essa estrutura curricular vem sendo desenvolvida, verificando como os alunos-professores reagem frente à nova proposta. Por meio dos resultados obtidos, foi possível destacar questões relevantes com relação à motivação, uma vez que desses graduandos muitos apresentaram considerável interesse pela atividade docente e aqueles que não possuíam tal perfil, demonstraram-se envolvidos com o aperfeiçoamento da língua inglesa, ou seja, pode-se indicar que tanto as necessidades quanto as expectativas de ambos os grupos estão sendo contempladas no curso, favorecendo a motivação para o ensino e aprendizagem de línguas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 - Caixa Postal 174, Campus Ville, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 - Caixa Postal 174, Campus Ville, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]Kawachi, Cláudia Jotto2015-07-15T18:28:44Z2015-07-15T18:28:44Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article467-494application/pdfhttp://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/65Linguagem & Ensino, v. 13, n. 2, p. 467-494, 2010.1415-1928http://hdl.handle.net/11449/125238ISSN1415-1928-2010-13-02-467-494.pdf7124628942184244Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinguagem & Ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-01T06:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125238Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:50.466337Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
Motivational variants of English student-teachers in a language teacher education course
title Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
spellingShingle Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
Teacher educationEnglish as a Foreign Language
Mmotivation
Língua Inglesa
Formação de Professores
Motivação
title_short Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
title_full Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
title_fullStr Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
title_full_unstemmed Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
title_sort Variantes motivacionais de professores de língua Inglesa em um curso de formação inicial
author Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
author_facet Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
Kawachi, Cláudia Jotto
author_role author
author2 Kawachi, Cláudia Jotto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
Kawachi, Cláudia Jotto
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher educationEnglish as a Foreign Language
Mmotivation
Língua Inglesa
Formação de Professores
Motivação
topic Teacher educationEnglish as a Foreign Language
Mmotivation
Língua Inglesa
Formação de Professores
Motivação
description This paper aims at discussing the relevance of student-teachers’ motivational variants in an English as a Foreign Language Teacher Education course whose syllabus proposes, since the beginning of the program, the development of students’ proficiency in the target language aligned to EFL teacher education theories. In addition, this study also intends to comprehend how this course structure has been developed, verifying how prospective teachers react towards its proposal. Results indicated relevant aspects related to motivation, since from all participants, many declared their interest in following the teaching career while others revealed interest in developing their English language skills, which indicates that both needs and expectations of these groups seemed to be attained, favoring their motivation to language learning and teaching.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-07-15T18:28:44Z
2015-07-15T18:28:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/65
Linguagem & Ensino, v. 13, n. 2, p. 467-494, 2010.
1415-1928
http://hdl.handle.net/11449/125238
ISSN1415-1928-2010-13-02-467-494.pdf
7124628942184244
url http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/65
http://hdl.handle.net/11449/125238
identifier_str_mv Linguagem & Ensino, v. 13, n. 2, p. 467-494, 2010.
1415-1928
ISSN1415-1928-2010-13-02-467-494.pdf
7124628942184244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Linguagem & Ensino
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 467-494
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129362994659328