A formação docente no dispositivo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4 http://hdl.handle.net/11449/126971 |
Resumo: | The pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education. |
id |
UNSP_9086d9413f077da532fb7be95e693259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126971 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação docente no dispositivo pedagógicoFoucaultDeviceTeacher trainingFoucaultDispositivoFormação docenteThe pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education.O dispositivo pedagógico se constitui como uma rede de relações que podem ser estabelecidas entre elementos heterogêneos tais como discursos, instituições, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, ou seja, o dito e o não dito. O presente texto tem o intuito de apresentar uma análise a respeito do tema “formação docente” sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault, recorrendo para tanto, ao uso do conceito de dispositivo. Foi realizada a análise de textos extraídos da “Pátio – Revista Pedagógica”, os quais trazem discursos sobre “a forma educando”, explicitando seus modos de ser e aparecer na contemporaneidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Douglas Rossi [UNESP]Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]2015-08-21T17:53:37Z2015-08-21T17:53:37Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article49-55http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4Revista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010.1809-3264http://hdl.handle.net/11449/12697176829313078655427428964121614007Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Querubiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:29:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:23:01.146509Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
title |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
spellingShingle |
A formação docente no dispositivo pedagógico Ramos, Douglas Rossi [UNESP] Foucault Device Teacher training Foucault Dispositivo Formação docente |
title_short |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
title_full |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
title_fullStr |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
title_full_unstemmed |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
title_sort |
A formação docente no dispositivo pedagógico |
author |
Ramos, Douglas Rossi [UNESP] |
author_facet |
Ramos, Douglas Rossi [UNESP] Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP] Rocha, Luiz Carlos da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP] Rocha, Luiz Carlos da [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Douglas Rossi [UNESP] Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP] Rocha, Luiz Carlos da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault Device Teacher training Foucault Dispositivo Formação docente |
topic |
Foucault Device Teacher training Foucault Dispositivo Formação docente |
description |
The pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-08-21T17:53:37Z 2015-08-21T17:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4 Revista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010. 1809-3264 http://hdl.handle.net/11449/126971 7682931307865542 7428964121614007 |
url |
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4 http://hdl.handle.net/11449/126971 |
identifier_str_mv |
Revista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010. 1809-3264 7682931307865542 7428964121614007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Querubim |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49-55 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128354109358080 |