A formação docente no dispositivo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP], Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
http://hdl.handle.net/11449/126971
Resumo: The pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education.
id UNSP_9086d9413f077da532fb7be95e693259
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126971
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação docente no dispositivo pedagógicoFoucaultDeviceTeacher trainingFoucaultDispositivoFormação docenteThe pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education.O dispositivo pedagógico se constitui como uma rede de relações que podem ser estabelecidas entre elementos heterogêneos tais como discursos, instituições, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, ou seja, o dito e o não dito. O presente texto tem o intuito de apresentar uma análise a respeito do tema “formação docente” sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault, recorrendo para tanto, ao uso do conceito de dispositivo. Foi realizada a análise de textos extraídos da “Pátio – Revista Pedagógica”, os quais trazem discursos sobre “a forma educando”, explicitando seus modos de ser e aparecer na contemporaneidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Douglas Rossi [UNESP]Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]2015-08-21T17:53:37Z2015-08-21T17:53:37Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article49-55http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4Revista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010.1809-3264http://hdl.handle.net/11449/12697176829313078655427428964121614007Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Querubiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:29:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:23:01.146509Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente no dispositivo pedagógico
title A formação docente no dispositivo pedagógico
spellingShingle A formação docente no dispositivo pedagógico
Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
Foucault
Device
Teacher training
Foucault
Dispositivo
Formação docente
title_short A formação docente no dispositivo pedagógico
title_full A formação docente no dispositivo pedagógico
title_fullStr A formação docente no dispositivo pedagógico
title_full_unstemmed A formação docente no dispositivo pedagógico
title_sort A formação docente no dispositivo pedagógico
author Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
author_facet Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]
author_role author
author2 Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Douglas Rossi [UNESP]
Cardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault
Device
Teacher training
Foucault
Dispositivo
Formação docente
topic Foucault
Device
Teacher training
Foucault
Dispositivo
Formação docente
description The pedagogic device is constituted as a network of relationships that can be established between heterogeneous elements such as discourses, institutions, laws, administrative measures, scientific statements, philosophical propositions, ie, the said and unsaid. This paper aims to present an analysis on the theme "teacher training" from the perspective of the French philosopher Michel Foucault and his concept of the device. We performed the analysis of texts of the Patio magazine specializing in education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-08-21T17:53:37Z
2015-08-21T17:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
Revista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010.
1809-3264
http://hdl.handle.net/11449/126971
7682931307865542
7428964121614007
url http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
http://hdl.handle.net/11449/126971
identifier_str_mv Revista Querubim, v. 12, p. 49-55, 2010.
1809-3264
7682931307865542
7428964121614007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Querubim
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49-55
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128354109358080