Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91299
Resumo: Entre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Programa Nacionais Biblioteca da Escola (PNBE), que reproduzem geralmente o padrão eurocêntrico contemplando apenas as crianças brancas de forma positiva. Por essa razão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, para compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I vêem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I deu-se a fim de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das desenvolvidas pelas crianças maiores; observar a construção da identidade étnico-racial no interior da escola. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola; entrevistas semiestruturadas para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil; revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente
id UNSP_90f70b56eca663db21b9c46f13057cb2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91299
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racialChildren's literatureLiteratura infanto-juvenilIdentidade etnicaIdentidade racialEntre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Programa Nacionais Biblioteca da Escola (PNBE), que reproduzem geralmente o padrão eurocêntrico contemplando apenas as crianças brancas de forma positiva. Por essa razão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, para compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I vêem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I deu-se a fim de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das desenvolvidas pelas crianças maiores; observar a construção da identidade étnico-racial no interior da escola. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola; entrevistas semiestruturadas para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil; revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmenteAmong the materials widely used by the school stand out books of children's literature, many of which are recommended by the National School Library Program (PNBE), which reproduce the standard Eurocentric usually comprising only white children positively. Therefore, this study aimed to analyze the presence of the black characters in children's literature books recommended by the National School Library Program (PNBE) in 2010, to understand how children's first and fifth year of elementary school I see the presence of black characters in children's literature. The choice for the initial series and the final series of elementary school I gave up in order to investigate the perceptions of the black characters are different over the course of the school process, to analyze whether the children have different representations of the children developed higher; observe the construction of ethnic and racial identity within the school. As this is the proposition of ethnographic research, the following procedures were performed methodological: observations to analyze and interpret aspects of children's literature conveyed in school; semi-structured interviews to understand how children see the presence of the black character in literature child; literature review and analysis of children's literature books recommended by the National School Library program (PNBE) 2010. He was chosen the last year of the program in order to analyze the works that are currently in circulationConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Naiane Rufino [UNESP]2014-06-11T19:25:16Z2014-06-11T19:25:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. il.application/pdfLOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91299000711659lopes_nr_me_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91299Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
title Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
spellingShingle Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
Children's literature
Literatura infanto-juvenil
Identidade etnica
Identidade racial
title_short Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
title_full Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
title_fullStr Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
title_full_unstemmed Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
title_sort Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
author Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
author_facet Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Naiane Rufino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Children's literature
Literatura infanto-juvenil
Identidade etnica
Identidade racial
topic Children's literature
Literatura infanto-juvenil
Identidade etnica
Identidade racial
description Entre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Programa Nacionais Biblioteca da Escola (PNBE), que reproduzem geralmente o padrão eurocêntrico contemplando apenas as crianças brancas de forma positiva. Por essa razão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, para compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I vêem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I deu-se a fim de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das desenvolvidas pelas crianças maiores; observar a construção da identidade étnico-racial no interior da escola. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola; entrevistas semiestruturadas para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil; revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-06-11T19:25:16Z
2014-06-11T19:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91299
000711659
lopes_nr_me_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000711659
lopes_nr_me_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/91299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128102286491648