Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91299 |
Resumo: | Entre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Programa Nacionais Biblioteca da Escola (PNBE), que reproduzem geralmente o padrão eurocêntrico contemplando apenas as crianças brancas de forma positiva. Por essa razão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, para compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I vêem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I deu-se a fim de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das desenvolvidas pelas crianças maiores; observar a construção da identidade étnico-racial no interior da escola. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola; entrevistas semiestruturadas para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil; revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente |
id |
UNSP_90f70b56eca663db21b9c46f13057cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91299 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racialChildren's literatureLiteratura infanto-juvenilIdentidade etnicaIdentidade racialEntre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Programa Nacionais Biblioteca da Escola (PNBE), que reproduzem geralmente o padrão eurocêntrico contemplando apenas as crianças brancas de forma positiva. Por essa razão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, para compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I vêem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I deu-se a fim de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das desenvolvidas pelas crianças maiores; observar a construção da identidade étnico-racial no interior da escola. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola; entrevistas semiestruturadas para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil; revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmenteAmong the materials widely used by the school stand out books of children's literature, many of which are recommended by the National School Library Program (PNBE), which reproduce the standard Eurocentric usually comprising only white children positively. Therefore, this study aimed to analyze the presence of the black characters in children's literature books recommended by the National School Library Program (PNBE) in 2010, to understand how children's first and fifth year of elementary school I see the presence of black characters in children's literature. The choice for the initial series and the final series of elementary school I gave up in order to investigate the perceptions of the black characters are different over the course of the school process, to analyze whether the children have different representations of the children developed higher; observe the construction of ethnic and racial identity within the school. As this is the proposition of ethnographic research, the following procedures were performed methodological: observations to analyze and interpret aspects of children's literature conveyed in school; semi-structured interviews to understand how children see the presence of the black character in literature child; literature review and analysis of children's literature books recommended by the National School Library program (PNBE) 2010. He was chosen the last year of the program in order to analyze the works that are currently in circulationConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Naiane Rufino [UNESP]2014-06-11T19:25:16Z2014-06-11T19:25:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. il.application/pdfLOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91299000711659lopes_nr_me_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91299Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
title |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
spellingShingle |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial Lopes, Naiane Rufino [UNESP] Children's literature Literatura infanto-juvenil Identidade etnica Identidade racial |
title_short |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
title_full |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
title_fullStr |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
title_full_unstemmed |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
title_sort |
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial |
author |
Lopes, Naiane Rufino [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Naiane Rufino [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arena, Dagoberto Buim [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Naiane Rufino [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Children's literature Literatura infanto-juvenil Identidade etnica Identidade racial |
topic |
Children's literature Literatura infanto-juvenil Identidade etnica Identidade racial |
description |
Entre os materiais largamente utilizados pela escola destacam-se os livros de literatura infantil, muitos dos quais recomendados pelo Programa Nacionais Biblioteca da Escola (PNBE), que reproduzem geralmente o padrão eurocêntrico contemplando apenas as crianças brancas de forma positiva. Por essa razão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010, para compreender como as crianças do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental I vêem a presença do personagem negro na literatura infantil. A escolha pela série inicial e pela série final do ensino fundamental I deu-se a fim de investigar se as percepções acerca dos personagens negros são diferentes ao decorrer do processo escolar, ou seja, analisar se as crianças pequenas possuem representações diferentes das desenvolvidas pelas crianças maiores; observar a construção da identidade étnico-racial no interior da escola. Por tratar-se da proposição de uma pesquisa de tipo etnográfico, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações para analisar e interpretar aspectos da literatura infantil veiculada na escola; entrevistas semiestruturadas para compreender como as crianças vêem a presença do personagem negro na literatura infantil; revisão bibliográfica e análise dos livros de literatura infantil recomendados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) de 2010. Foi escolhido o último ano do programa com o intuito de analisar as obras que estão em circulação atualmente |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-06-11T19:25:16Z 2014-06-11T19:25:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. http://hdl.handle.net/11449/91299 000711659 lopes_nr_me_mar.pdf 33004110040P5 9019185751164438 |
identifier_str_mv |
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. 000711659 lopes_nr_me_mar.pdf 33004110040P5 9019185751164438 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128102286491648 |