Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Antonio Francisco [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Zanata, Eliana Marques [UNESP], Minguili, Maria da Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3210
http://hdl.handle.net/11449/106864
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos na Unesp de Bauru, teve início em 1999, com um projeto de extensão para atender funcionários do Campus e comunidade. Dois anos depois, a PROEX organizou um Programa de Educação de Jovens e Adultos com duas dimensões: atender aos funcionários da universidade e à comunidade. Seus objetivos são: reconstruir a identidade pessoal, social e a cidadania por meio da escolaridade; possibilitar aos alunos do Curso de Pedagogia e de outras licenciaturas experiência de organizar e desenvolver projetos de alfabetização de jovens e adultos; articular atividades de capacitação, pesquisa e discussão de políticas públicas junto ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Desde 2002 adotou-se a metodologia de parcerias com instituições, associações e igrejas que atendiam às comunidades periféricas, incluindo levantamento da demanda e espaços comunitários para serem usados como salas de aula. O desenvolvimento do processo educacional tem sido trabalhado por alunos universitários bolsistas e voluntários sob orientação de professores do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Unesp/Bauru. A universidade promove também cursos de formação para todos os campi envolvidos no PEJA. Os resultados obtidos em Bauru apontam para a realização dos objetivos propostos, para a constituição da identidade social dos participantes e sua inserção na sociedade enquanto cidadãos e para a formação dos alunos universitários e seu papel como educadores.
id UNSP_92ea2f51fab685916a3a9e42af1751cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106864
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)Program for Education of Young Adults and Achievement Citizenship Denied: the experience of Bauru (SP)Educação de jovens e adultosInserção socialFormação de educadoresA Educação de Jovens e Adultos na Unesp de Bauru, teve início em 1999, com um projeto de extensão para atender funcionários do Campus e comunidade. Dois anos depois, a PROEX organizou um Programa de Educação de Jovens e Adultos com duas dimensões: atender aos funcionários da universidade e à comunidade. Seus objetivos são: reconstruir a identidade pessoal, social e a cidadania por meio da escolaridade; possibilitar aos alunos do Curso de Pedagogia e de outras licenciaturas experiência de organizar e desenvolver projetos de alfabetização de jovens e adultos; articular atividades de capacitação, pesquisa e discussão de políticas públicas junto ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Desde 2002 adotou-se a metodologia de parcerias com instituições, associações e igrejas que atendiam às comunidades periféricas, incluindo levantamento da demanda e espaços comunitários para serem usados como salas de aula. O desenvolvimento do processo educacional tem sido trabalhado por alunos universitários bolsistas e voluntários sob orientação de professores do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Unesp/Bauru. A universidade promove também cursos de formação para todos os campi envolvidos no PEJA. Os resultados obtidos em Bauru apontam para a realização dos objetivos propostos, para a constituição da identidade social dos participantes e sua inserção na sociedade enquanto cidadãos e para a formação dos alunos universitários e seu papel como educadores.Education for Youth and Adults in Unesp of Bauru, started in 1999 with a project to extend to meet officials of the campus and community. Two years later, the PROEX organized a program of Education Youth and Adults with two dimensions: to meet officials of the university and the community. The aims are: to reconstruct personal identity, social and citizenship through education, allowing students of the Course of Pedagogy and other degrees experience to organizing and developing projects for young and adult literacy; joint training activities, research and discussion of public policy at the Education Center for Youth and Adults (CEJA) of the Municipal Secretariat of Education of Bauru. Since 2002 adopted the methodology of partnerships with institutions, associations and churches that served the outlying communities, including removal of the demand and community spaces to be used as classrooms. The development of the educational process has been worked out by university students and fellows under the guidance of volunteer teachers from the Department of Education Faculty of Unesp/Bauru. The university also promotes training courses for all campuses involved in Peja. The results in Bauru point to the achievement of the objectives proposed for the formation of social identity of participants and their integration into society as citizens and for the training of university students and their role as educators.UNESP - Campus de Bauru - FC - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Bauru - FC - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Antonio Francisco [UNESP]Zanata, Eliana Marques [UNESP]Minguili, Maria da Glória2014-06-24T19:53:40Z2014-06-24T19:53:40Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3210Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106864ISSN1981-8106-2009-19-33-17-36.pdf9922726706308603Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:05.899815Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
Program for Education of Young Adults and Achievement Citizenship Denied: the experience of Bauru (SP)
title Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
spellingShingle Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
Marques, Antonio Francisco [UNESP]
Educação de jovens e adultos
Inserção social
Formação de educadores
title_short Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
title_full Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
title_fullStr Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
title_full_unstemmed Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
title_sort Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)
author Marques, Antonio Francisco [UNESP]
author_facet Marques, Antonio Francisco [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Minguili, Maria da Glória
author_role author
author2 Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Minguili, Maria da Glória
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Antonio Francisco [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Minguili, Maria da Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Inserção social
Formação de educadores
topic Educação de jovens e adultos
Inserção social
Formação de educadores
description A Educação de Jovens e Adultos na Unesp de Bauru, teve início em 1999, com um projeto de extensão para atender funcionários do Campus e comunidade. Dois anos depois, a PROEX organizou um Programa de Educação de Jovens e Adultos com duas dimensões: atender aos funcionários da universidade e à comunidade. Seus objetivos são: reconstruir a identidade pessoal, social e a cidadania por meio da escolaridade; possibilitar aos alunos do Curso de Pedagogia e de outras licenciaturas experiência de organizar e desenvolver projetos de alfabetização de jovens e adultos; articular atividades de capacitação, pesquisa e discussão de políticas públicas junto ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Desde 2002 adotou-se a metodologia de parcerias com instituições, associações e igrejas que atendiam às comunidades periféricas, incluindo levantamento da demanda e espaços comunitários para serem usados como salas de aula. O desenvolvimento do processo educacional tem sido trabalhado por alunos universitários bolsistas e voluntários sob orientação de professores do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências Unesp/Bauru. A universidade promove também cursos de formação para todos os campi envolvidos no PEJA. Os resultados obtidos em Bauru apontam para a realização dos objetivos propostos, para a constituição da identidade social dos participantes e sua inserção na sociedade enquanto cidadãos e para a formação dos alunos universitários e seu papel como educadores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-30
2014-06-24T19:53:40Z
2014-06-24T19:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3210
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106864
ISSN1981-8106-2009-19-33-17-36.pdf
9922726706308603
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3210
http://hdl.handle.net/11449/106864
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
1981-8106
ISSN1981-8106-2009-19-33-17-36.pdf
9922726706308603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128720559407104