Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ismail Barra Nova de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104434
Resumo: Esta tese discute a importância do saber cartográfico socialmente produzido e sua trajetória no ensino superior de Geografia brasileira, configurando-se atualmente em componentes curriculares que, no geral, não levam em conta o contexto escolar, quer dizer, não há preocupação com o seu ensino no nível fundamental e médio. O saber cartográfico pode ser identificado com vínculos institucionais diferentes, constituindo-se em saber cartográfico acadêmico, aquele que se encontra na universidade; saber cartográfico a ser ensinado, constituindo a noosfera, e o saber cartográfico ensinado, construído no contexto escolar. Esse último aparece na literatura como problema didático. No entanto, mesmo reconhecendo suas especificidades, não se pode pensar esse saber isoladamente, ao contrário, deve ser visto de forma geral. Diante dos avanços da Cartografia Escolar, principalmente a partir dos Colóquios, consolidada como linha de pesquisa no País e sua fraca presença no contexto escolar, ensino fundamental e médio, colocamos a necessidade da sua discussão no ensino superior de Geografia, principalmente nas licenciaturas. Para isto, apresentamos uma proposta metodológica de Cartografia Escolar para o ensino superior dividida em três partes, mas que estão interligadas, a qual corresponde à preparação teórica dos licenciandos, preparação de práticas pedagógicas e aplicação das atividades. Espera-se, com essa proposição que o futuro docente trabalhe com a Cartografia enquanto linguagem no ensino de Geografia e respeite o nível mental dos alunos, ou seja, que faça uso da Cartografia Escolar no seu ambiente de trabalho.
id UNSP_9527a39938b920d02f0b9c66e9b315c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104434
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposição de uma cartografia escolar no ensino superiorGeografia - Estudo e ensinoCartografiaSchool CartographyUndergraduationEsta tese discute a importância do saber cartográfico socialmente produzido e sua trajetória no ensino superior de Geografia brasileira, configurando-se atualmente em componentes curriculares que, no geral, não levam em conta o contexto escolar, quer dizer, não há preocupação com o seu ensino no nível fundamental e médio. O saber cartográfico pode ser identificado com vínculos institucionais diferentes, constituindo-se em saber cartográfico acadêmico, aquele que se encontra na universidade; saber cartográfico a ser ensinado, constituindo a noosfera, e o saber cartográfico ensinado, construído no contexto escolar. Esse último aparece na literatura como problema didático. No entanto, mesmo reconhecendo suas especificidades, não se pode pensar esse saber isoladamente, ao contrário, deve ser visto de forma geral. Diante dos avanços da Cartografia Escolar, principalmente a partir dos Colóquios, consolidada como linha de pesquisa no País e sua fraca presença no contexto escolar, ensino fundamental e médio, colocamos a necessidade da sua discussão no ensino superior de Geografia, principalmente nas licenciaturas. Para isto, apresentamos uma proposta metodológica de Cartografia Escolar para o ensino superior dividida em três partes, mas que estão interligadas, a qual corresponde à preparação teórica dos licenciandos, preparação de práticas pedagógicas e aplicação das atividades. Espera-se, com essa proposição que o futuro docente trabalhe com a Cartografia enquanto linguagem no ensino de Geografia e respeite o nível mental dos alunos, ou seja, que faça uso da Cartografia Escolar no seu ambiente de trabalho.This thesis discusses the importance of cartographic knowledge socially produced and its trajectory in teaching Brazilian geography at university level. Presently, configuring in curricular components that, in general, do not take into account the school context, in other words, there is no preoccupation with its teaching in elementary and secondary schools. The cartographic knowledge can be identified with different institutional linkages: one at university level, the academic cartographic knowledge, which constitutes the noosphere, and the other the cartographic knowledge taught, which is built in a school context. The latter appears as a teaching problem. Though, even recognizing its specificity, one can not think of this knowledge isolated, on the contrary, it has to be seen in a generic way. Due to the advances in School Cartography, mainly after Colloquia, consolidated as a research line in Brazil and its weak presence in school context, elementary and secondary school, we put the needs of teaching School Cartography, mainly at university level, into discussion. For this, we propose a methodological view of School Cartography, at university level, divided in three integrated parts: undergraduate theoretical preparation, teaching practice preparation and applied activities. We hope, with such proposition, that in the future teachers work with Cartography as a Geography language and respect the students' mental level, in other words, use the School Cartography in one's teaching environment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Lívia de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Ismail Barra Nova de [UNESP]2014-06-11T19:33:21Z2014-06-11T19:33:21Z2007-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis157 f. : il., tabs., quadrosapplication/pdfMELO, Ismail Barra Nova de. Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior. 2007. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/104434000512558melo_ibn_dr_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:36:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:05.758938Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
title Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
spellingShingle Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
Melo, Ismail Barra Nova de [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
School Cartography
Undergraduation
title_short Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
title_full Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
title_fullStr Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
title_full_unstemmed Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
title_sort Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior
author Melo, Ismail Barra Nova de [UNESP]
author_facet Melo, Ismail Barra Nova de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lívia de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ismail Barra Nova de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
School Cartography
Undergraduation
topic Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
School Cartography
Undergraduation
description Esta tese discute a importância do saber cartográfico socialmente produzido e sua trajetória no ensino superior de Geografia brasileira, configurando-se atualmente em componentes curriculares que, no geral, não levam em conta o contexto escolar, quer dizer, não há preocupação com o seu ensino no nível fundamental e médio. O saber cartográfico pode ser identificado com vínculos institucionais diferentes, constituindo-se em saber cartográfico acadêmico, aquele que se encontra na universidade; saber cartográfico a ser ensinado, constituindo a noosfera, e o saber cartográfico ensinado, construído no contexto escolar. Esse último aparece na literatura como problema didático. No entanto, mesmo reconhecendo suas especificidades, não se pode pensar esse saber isoladamente, ao contrário, deve ser visto de forma geral. Diante dos avanços da Cartografia Escolar, principalmente a partir dos Colóquios, consolidada como linha de pesquisa no País e sua fraca presença no contexto escolar, ensino fundamental e médio, colocamos a necessidade da sua discussão no ensino superior de Geografia, principalmente nas licenciaturas. Para isto, apresentamos uma proposta metodológica de Cartografia Escolar para o ensino superior dividida em três partes, mas que estão interligadas, a qual corresponde à preparação teórica dos licenciandos, preparação de práticas pedagógicas e aplicação das atividades. Espera-se, com essa proposição que o futuro docente trabalhe com a Cartografia enquanto linguagem no ensino de Geografia e respeite o nível mental dos alunos, ou seja, que faça uso da Cartografia Escolar no seu ambiente de trabalho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-08
2014-06-11T19:33:21Z
2014-06-11T19:33:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Ismail Barra Nova de. Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior. 2007. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/104434
000512558
melo_ibn_dr_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv MELO, Ismail Barra Nova de. Proposição de uma cartografia escolar no ensino superior. 2007. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000512558
melo_ibn_dr_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/104434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f. : il., tabs., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129529159352320