Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92261 |
Resumo: | Ao partilhar teorizações junto à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, objetivamos refletir sobre as potencialidades da utilização do discurso audiovisual como ferramenta pedagógica que possibilite inserir debates acerca dos processos de construção cultural das identidades de gêneros e sexuais dos sujeitos, junto aos espaços escolares. Inspirados nos Estudos Culturais em sua vertente pósestruturalista analisamos o filme governamental intitulado “Pra que time ele joga?” para demonstrar em que medida um trabalho com imagens e sons poderia ser inserido em intervenções educativas comprometidas com uma educação sexual problematizadora. A pesquisa de caráter histórico-sociológica foi adotada como método de trabalho e o filme selecionado foi analisado com base na técnica desconstrutiva proposta por Jacques Derrida. As categorias temáticas elaboradas para a análise possibilitaram o emprego da desconstrução visando desestabilizar a perspectiva que constrói representações sobre gêneros e sexualidades a partir de discursos que instituem o sexo biológico como fundante de uma identidade... |
id |
UNSP_956052178884c9ac9f09e3e565ff9eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92261 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolarEducaçãoEducação sexualSexualitySexual differencesSexual EducationAudiovisual MaterialsDeconstructionAo partilhar teorizações junto à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, objetivamos refletir sobre as potencialidades da utilização do discurso audiovisual como ferramenta pedagógica que possibilite inserir debates acerca dos processos de construção cultural das identidades de gêneros e sexuais dos sujeitos, junto aos espaços escolares. Inspirados nos Estudos Culturais em sua vertente pósestruturalista analisamos o filme governamental intitulado “Pra que time ele joga?” para demonstrar em que medida um trabalho com imagens e sons poderia ser inserido em intervenções educativas comprometidas com uma educação sexual problematizadora. A pesquisa de caráter histórico-sociológica foi adotada como método de trabalho e o filme selecionado foi analisado com base na técnica desconstrutiva proposta por Jacques Derrida. As categorias temáticas elaboradas para a análise possibilitaram o emprego da desconstrução visando desestabilizar a perspectiva que constrói representações sobre gêneros e sexualidades a partir de discursos que instituem o sexo biológico como fundante de uma identidade...Combining some theories with the Research Line “Formative Process, Difference and Values”, our goal is to reflect about the potentials of using the audiovisual system in the school environment as a tool for teaching method that opens a possibility for debates about the cultural constructions process of the genders and sexual identities of people. We analyzed the short movie called “What team do you play?” inspiring in the Cultural Studies of the post-structural way to show that it is good to use images and sounds to educate sexuality issues. The historic-sociology research was adopted as a method and the selected movie was analyzed on a deconstruction technical base by Jacques Derrida. The themes categories were elaborated to analyze the material making it possible to use deconstructions, the goal was to change the perspective that constructs representations about genders and sexuality using a speech that makes the biologic sex as a foundation of an identity... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Vagner Matias do [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2010-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfPRADO, Vagner Matias do. Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92261000614608prado_vm_me_prud.pdf33004129044P60145582434192657Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92261Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:05.573821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
title |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
spellingShingle |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar Prado, Vagner Matias do [UNESP] Educação Educação sexual Sexuality Sexual differences Sexual Education Audiovisual Materials Deconstruction |
title_short |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
title_full |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
title_fullStr |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
title_sort |
Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar |
author |
Prado, Vagner Matias do [UNESP] |
author_facet |
Prado, Vagner Matias do [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Vagner Matias do [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação sexual Sexuality Sexual differences Sexual Education Audiovisual Materials Deconstruction |
topic |
Educação Educação sexual Sexuality Sexual differences Sexual Education Audiovisual Materials Deconstruction |
description |
Ao partilhar teorizações junto à Linha de Pesquisa “Processos Formativos, Diferença e Valores”, objetivamos refletir sobre as potencialidades da utilização do discurso audiovisual como ferramenta pedagógica que possibilite inserir debates acerca dos processos de construção cultural das identidades de gêneros e sexuais dos sujeitos, junto aos espaços escolares. Inspirados nos Estudos Culturais em sua vertente pósestruturalista analisamos o filme governamental intitulado “Pra que time ele joga?” para demonstrar em que medida um trabalho com imagens e sons poderia ser inserido em intervenções educativas comprometidas com uma educação sexual problematizadora. A pesquisa de caráter histórico-sociológica foi adotada como método de trabalho e o filme selecionado foi analisado com base na técnica desconstrutiva proposta por Jacques Derrida. As categorias temáticas elaboradas para a análise possibilitaram o emprego da desconstrução visando desestabilizar a perspectiva que constrói representações sobre gêneros e sexualidades a partir de discursos que instituem o sexo biológico como fundante de uma identidade... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-04 2014-06-11T19:25:38Z 2014-06-11T19:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRADO, Vagner Matias do. Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/92261 000614608 prado_vm_me_prud.pdf 33004129044P6 0145582434192657 |
identifier_str_mv |
PRADO, Vagner Matias do. Sexualidade(S) em cena: as contribuições do discurso audiovisual para a problematização das diferenças no espaço escolar. 2010. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. 000614608 prado_vm_me_prud.pdf 33004129044P6 0145582434192657 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
155 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129532600778752 |