O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Guilherme Mantovan de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244124
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a problemática do ensino do esporte na escola, em aulas de Educação Física, com enfrentamento de questões reincidentes e relevantes na história dos sujeitos na sociedade de classes, como o preconceito, e a partir da Pedagogia histórico-crítica (PHC) sustentar uma abordagem crítico superadora que facilite a aprendizagem em uma perspectiva crítica, humanizadora e transformadora, desenvolvendo também um objeto de aprendizagem que auxilie em tal aprendizagem. A metodologia, pautada do materialismo histórico-dialético, utilizou- se da pesquisa documental, com o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ribeirão Preto – SP (RIBEIRÃO PRETO, 2019), além da pesquisa bibliográfica, para compreender como a problemática ocorria no contexto de ensino. Conclui-se que as manifestações de preconceito nas aulas de Educação Física que abordaram o esporte estão ligadas um processo histórico de alienação e reificação, junto da influência midiática e do pragmatismo da pedagogia das competências, que influenciam os currículos e as concepções pedagógicas vigentes. O objeto de aprendizagem (produto) foi desenvolvido em forma de e-book, e considerando as vivências na escola e a experiência do professor, considera-se que o material tem valor para o ensino de esporte para além da superfície do fenômeno e colabora com a educação dos alunos (as) da escola pública nas aulas de Educação Física.
id UNSP_9574ee15be5b64ec24eb7d48fa8b3bf5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244124
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-críticaTeaching sports at school: an approach based on historical-critical pedagogyEducaçãoEducação FísicaEscolaEsportePedagogia Histórico-críticaPreconceitoPreconceptionEducationPhysical educationSchoolSportHistorical critical pedagogyO objetivo deste trabalho é analisar a problemática do ensino do esporte na escola, em aulas de Educação Física, com enfrentamento de questões reincidentes e relevantes na história dos sujeitos na sociedade de classes, como o preconceito, e a partir da Pedagogia histórico-crítica (PHC) sustentar uma abordagem crítico superadora que facilite a aprendizagem em uma perspectiva crítica, humanizadora e transformadora, desenvolvendo também um objeto de aprendizagem que auxilie em tal aprendizagem. A metodologia, pautada do materialismo histórico-dialético, utilizou- se da pesquisa documental, com o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ribeirão Preto – SP (RIBEIRÃO PRETO, 2019), além da pesquisa bibliográfica, para compreender como a problemática ocorria no contexto de ensino. Conclui-se que as manifestações de preconceito nas aulas de Educação Física que abordaram o esporte estão ligadas um processo histórico de alienação e reificação, junto da influência midiática e do pragmatismo da pedagogia das competências, que influenciam os currículos e as concepções pedagógicas vigentes. O objeto de aprendizagem (produto) foi desenvolvido em forma de e-book, e considerando as vivências na escola e a experiência do professor, considera-se que o material tem valor para o ensino de esporte para além da superfície do fenômeno e colabora com a educação dos alunos (as) da escola pública nas aulas de Educação Física.The objective of this work is to understand the problem of teaching sport at school, in Physical Education classes, facing recurring and relevant issues in the history of subjects in class society, such as prejudice and violence, and from the Historicalcritical Pedagogy to support a critical-overcoming approach that facilitates learning in a critical, humanizing and transforming perspective. The methodology, based on historical-dialectical materialism, used documentary research to analyze the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017) and the Curricular Reference of the Municipal Network of Ribeirão Preto - SP (RIBEIRÃO PRETO, 2019), in addition to the bibliographic research, to understand how the problem occurred in the teaching contexts. It is concluded that the manifestations of violence and prejudice in Physical Education classes that addressed sport are linked to a historical process of alienation and reification, together with the media influence and the pragmatism of the pedagogy of competences, which influence the current curricula and pedagogical concepts. Although it was not possible to apply the learning object that was developed in the form of an e-book, considering the experiences at school and the teacher's experience, it is considered that the material has value for teaching sports beyond the surface of the phenomenon. and collaborates with the education of public-school studentsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Guilherme Mantovan de2023-06-19T17:37:58Z2023-06-19T17:37:58Z2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24412433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:21:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244124Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:57:43.987539Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
Teaching sports at school: an approach based on historical-critical pedagogy
title O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
spellingShingle O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
Almeida, Guilherme Mantovan de
Educação
Educação Física
Escola
Esporte
Pedagogia Histórico-crítica
Preconceito
Preconception
Education
Physical education
School
Sport
Historical critical pedagogy
title_short O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
title_full O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
title_fullStr O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
title_sort O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
author Almeida, Guilherme Mantovan de
author_facet Almeida, Guilherme Mantovan de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Guilherme Mantovan de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Física
Escola
Esporte
Pedagogia Histórico-crítica
Preconceito
Preconception
Education
Physical education
School
Sport
Historical critical pedagogy
topic Educação
Educação Física
Escola
Esporte
Pedagogia Histórico-crítica
Preconceito
Preconception
Education
Physical education
School
Sport
Historical critical pedagogy
description O objetivo deste trabalho é analisar a problemática do ensino do esporte na escola, em aulas de Educação Física, com enfrentamento de questões reincidentes e relevantes na história dos sujeitos na sociedade de classes, como o preconceito, e a partir da Pedagogia histórico-crítica (PHC) sustentar uma abordagem crítico superadora que facilite a aprendizagem em uma perspectiva crítica, humanizadora e transformadora, desenvolvendo também um objeto de aprendizagem que auxilie em tal aprendizagem. A metodologia, pautada do materialismo histórico-dialético, utilizou- se da pesquisa documental, com o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ribeirão Preto – SP (RIBEIRÃO PRETO, 2019), além da pesquisa bibliográfica, para compreender como a problemática ocorria no contexto de ensino. Conclui-se que as manifestações de preconceito nas aulas de Educação Física que abordaram o esporte estão ligadas um processo histórico de alienação e reificação, junto da influência midiática e do pragmatismo da pedagogia das competências, que influenciam os currículos e as concepções pedagógicas vigentes. O objeto de aprendizagem (produto) foi desenvolvido em forma de e-book, e considerando as vivências na escola e a experiência do professor, considera-se que o material tem valor para o ensino de esporte para além da superfície do fenômeno e colabora com a educação dos alunos (as) da escola pública nas aulas de Educação Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
2023-06-19T17:37:58Z
2023-06-19T17:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244124
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/244124
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129143545528320