Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt http://hdl.handle.net/11449/126851 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os ensinos, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As representações sociais dos professores sobre a indisciplina ancoraram-se, em sua maioria, num referencial tradicional, associado à responsabilização do aluno e da família. |
id |
UNSP_95987b71c0e960eaf00669afa1347972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126851 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnicoTeachers’ social representations of indiscipline in high school and technical educationRepresentaciones sociales de profesores sobre indisciplina en la educación técnica y secundariaIndisciplineSocial representationsTeachersIndisciplinaRepresentaciones socialesProfesoresIndisciplinaRepresentações sociaisProfessoresO objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os ensinos, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As representações sociais dos professores sobre a indisciplina ancoraram-se, em sua maioria, num referencial tradicional, associado à responsabilização do aluno e da família.El objetivo de este estudio fue identificar las representaciones sociales de profesores sobre indisciplina en el aula. Adoptamos la teoría de las Representaciones Sociales como referencia teórica. Los datos fueron colectados por medio de entrevistas individuales semi-estructuradas. Los participantes fueron tres profesores de la educación técnica, tres de la secundaria y tres de ambos, totalizando nueve docentes de una Escuela Técnica Estadal (ETEC) del interior del estado de Sao Paulo, pertenecientes al Centro Estadal de Educación Tecnológica Paula Souza. Utilizando el análisis de contenido, definimos tres ejes temáticos: causas atribuidas a la indisciplina, alternativas para trabajarse con la cuestión y concepción de indisciplina, para los cuales caracterizamos categorías, en las cuales obtuvimos la frecuencia de respuestas. En el análisis de los resultados, pudimos indicar que la representación social de la indisciplina parece estar objetivada, principalmente, en las cuestiones individuales de los alumnos. Los profesores relataran diferentes causas de la indisciplina para la educación secundaria y técnica. Fueron indicadas algunas diferencias en la manera de trabajar con el alumno adolescente y adulto, y entre las causas y las alternativas para trabajar la indisciplina. Las representaciones sociales de los profesores sobre la indisciplina tienen su anclaje, en su mayor parte, en un referencial tradicional, asociado a la responsabilidad del alumno y de la familia.The objective of this research was to identify teachers’ social representation of indiscipline in the classroom. We adopted as theoretical referential the Social Representation theory. The data was collected through semistructured interviews. The subjects were three High School teachers, three technical education teachers and three that work on both types, with a total of nine teachers from a State Technical School (ETEC) in the interior of São Paulo state, which is part of the Paula Souza State Center of Technological Education. During the content analysis, we devised the three following thematic axes: causes of indiscipline, alternatives on how to deal with the problem and the concept of indiscipline, all of which we organized in categories that made possible to obtain the frequency of answers. During the data analysis, we can indicate that the social representation of indiscipline is centered on the individual issues of the students. Teachers reported different causes of indiscipline in high school and technical education. Differences between the treatment of adults and adolescents were noted, as well as the causes and alternatives to deal with indiscipline. The teachers’ social representation on indiscipline were based mostly on traditional grounds, associated to the student and family responsibility.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Unesp - Campus Assis, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Unesp - Campus Assis, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Endo, Kátia Hatsue [UNESP]Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP]2015-08-21T17:53:19Z2015-08-21T17:53:19Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article93-106application/pdfhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=ptPsicologia da Educação, n. 36, p. 93-106, 2013.1414-6975http://hdl.handle.net/11449/126851ISSN1414-6975-2013-36-93-106.pdf0960007219314990Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T18:10:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:32.674686Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico Teachers’ social representations of indiscipline in high school and technical education Representaciones sociales de profesores sobre indisciplina en la educación técnica y secundaria |
title |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico |
spellingShingle |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico Endo, Kátia Hatsue [UNESP] Indiscipline Social representations Teachers Indisciplina Representaciones sociales Profesores Indisciplina Representações sociais Professores |
title_short |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico |
title_full |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico |
title_fullStr |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico |
title_sort |
Representações sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico |
author |
Endo, Kátia Hatsue [UNESP] |
author_facet |
Endo, Kátia Hatsue [UNESP] Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Endo, Kátia Hatsue [UNESP] Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indiscipline Social representations Teachers Indisciplina Representaciones sociales Profesores Indisciplina Representações sociais Professores |
topic |
Indiscipline Social representations Teachers Indisciplina Representaciones sociales Profesores Indisciplina Representações sociais Professores |
description |
O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os ensinos, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As representações sociais dos professores sobre a indisciplina ancoraram-se, em sua maioria, num referencial tradicional, associado à responsabilização do aluno e da família. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-08-21T17:53:19Z 2015-08-21T17:53:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Psicologia da Educação, n. 36, p. 93-106, 2013. 1414-6975 http://hdl.handle.net/11449/126851 ISSN1414-6975-2013-36-93-106.pdf 0960007219314990 |
url |
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt http://hdl.handle.net/11449/126851 |
identifier_str_mv |
Psicologia da Educação, n. 36, p. 93-106, 2013. 1414-6975 ISSN1414-6975-2013-36-93-106.pdf 0960007219314990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia da Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93-106 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129473969651712 |