Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007
http://hdl.handle.net/11449/10600
Resumo: Apesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar.
id UNSP_961fc1e0daea6ff14fdf16d89977e17e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10600
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da FilosofiaNotes on the problem of explanation and experience in the teaching of PhilosophyEnsino da FilosofiaFilosofia contemporâneaExperiênciaPhilosophy teachingContemporary philosophyExperienceApesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar.Despite the efforts of the proponents of the teaching of Philosophy to have the subject back into the Secondary School curriculum, we watch nowadays its neglect in higher education. We observe that today, in this normalized society and in the educational sphere, the integral development of thinking is no longer valued, in favor of the transmission of a series of contents which supposedly allow the student to fit into the picture of technological progress and gain access to the labor market. Centering on this context, the present text intends to investigate the space in which the teaching of Philosophy evolves today. By sketching the contours of a problem that emerges in the university institutional spaces where the teaching of Philosophy still subsists, we have attempted to bring forward the bases on which Philosophy is taught. We have also sought to understand what are the consequences for the learning of philosophizing of the different ways to understand the teaching of Philosophy. A conclusion warranted by this study is that the teaching of Philosophy not only fails to give priority to the experience of thinking, but often denies the students the opportunity of doing and having this experience with the philosophical text, thereby contributing to impoverish this same experience of and with the philosophizing.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-05-20T13:31:06Z2014-05-20T13:31:06Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article527-538application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 36, n. 2, p. 527-538, 2010.1517-9702http://hdl.handle.net/11449/1060010.1590/S1517-97022010000200007S1517-97022010000200007S1517-97022010000200007.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação e Pesquisa0,163info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10600Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:37:09.025244Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
Notes on the problem of explanation and experience in the teaching of Philosophy
title Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
spellingShingle Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Ensino da Filosofia
Filosofia contemporânea
Experiência
Philosophy teaching
Contemporary philosophy
Experience
title_short Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
title_full Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
title_fullStr Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
title_full_unstemmed Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
title_sort Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
author Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_facet Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Filosofia
Filosofia contemporânea
Experiência
Philosophy teaching
Contemporary philosophy
Experience
topic Ensino da Filosofia
Filosofia contemporânea
Experiência
Philosophy teaching
Contemporary philosophy
Experience
description Apesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
2014-05-20T13:31:06Z
2014-05-20T13:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007
Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 36, n. 2, p. 527-538, 2010.
1517-9702
http://hdl.handle.net/11449/10600
10.1590/S1517-97022010000200007
S1517-97022010000200007
S1517-97022010000200007.pdf
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
url http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007
http://hdl.handle.net/11449/10600
identifier_str_mv Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 36, n. 2, p. 527-538, 2010.
1517-9702
10.1590/S1517-97022010000200007
S1517-97022010000200007
S1517-97022010000200007.pdf
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa
0,163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 527-538
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128540004057088