Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jane Cristina de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243055
Resumo: Esse estudo está vinculado à linha de pesquisa Práticas e processos formativos de educadores para educação inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Câmpus de Presidente Prudente e aborda a formação de professores no campo da educação inclusiva, no município de São Paulo, mais precisamente na área de abrangência geográfica da Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista. Neste estudo são apresentados os desafios existentes e as inovações evidenciadas em metodologias junto aos estudantes e nos processos formativos, as problemáticas interdependentes e conectadas no campo educacional destacaram a importância de compreender, analisar e discutir as políticas públicas para a formação de professores, em especial, os professores dos anos finais, além dos resultados alcançados com estas ações, na perspectiva inclusiva, com foco na área da deficiência intelectual. A coleta de dados se deu por meio da participação de 16 professores de cinco escolas do município, que atuam em salas onde estão matriculados estudantes com deficiência intelectual, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada por esta pesquisa é de abordagem qualitativa, por meio de análise dos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre os anos de 2018 a 2021, o instrumento foi um questionário do tipo Google Forms e três encontros pedagógicos com os participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada considerando dois eixos analíticos: sendo o eixo 1 sobre o impacto da formação nas práticas pedagógicas dos professores; e o eixo 2 sobre aspectos contidos nos documentos. Evidenciase por meio dos resultados que os professores reconhecem a importância dos estudos durante a formação continuada e que nesse espaço são discutidos temas que vão ao encontro da resolução de desafios do cotidiano da sala de aula. Porém, apontam que, em alguns momentos, essas ações formativas não mantêm seu foco central, pois as discussões sobre a prática docente se revertem em queixas sobre as dificuldades que se arrastam ao longo de anos, tais como a indisciplina de estudantes, a não participação das famílias e alegação sobre o despreparo de professores para o atendimento de estudantes com deficiência.
id UNSP_96563564cd98dba3aef76caabb95bf5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243055
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamentalSchool inclusion in the city of São Paulo: systematization of the pedagogical practices of teachers two final years of the ensino fundamentalFormação de professoresEducação inclusivaEscola públicaCidade de São PauloDeficiência intelectualTeacher trainingInclusive educationPublic schoolSao Paulo cityIntellectual disabilityFormación docenteEducación inclusivaEscuela públicaCiudad de São PauloDiscapacidad intelectualEsse estudo está vinculado à linha de pesquisa Práticas e processos formativos de educadores para educação inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Câmpus de Presidente Prudente e aborda a formação de professores no campo da educação inclusiva, no município de São Paulo, mais precisamente na área de abrangência geográfica da Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista. Neste estudo são apresentados os desafios existentes e as inovações evidenciadas em metodologias junto aos estudantes e nos processos formativos, as problemáticas interdependentes e conectadas no campo educacional destacaram a importância de compreender, analisar e discutir as políticas públicas para a formação de professores, em especial, os professores dos anos finais, além dos resultados alcançados com estas ações, na perspectiva inclusiva, com foco na área da deficiência intelectual. A coleta de dados se deu por meio da participação de 16 professores de cinco escolas do município, que atuam em salas onde estão matriculados estudantes com deficiência intelectual, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada por esta pesquisa é de abordagem qualitativa, por meio de análise dos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre os anos de 2018 a 2021, o instrumento foi um questionário do tipo Google Forms e três encontros pedagógicos com os participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada considerando dois eixos analíticos: sendo o eixo 1 sobre o impacto da formação nas práticas pedagógicas dos professores; e o eixo 2 sobre aspectos contidos nos documentos. Evidenciase por meio dos resultados que os professores reconhecem a importância dos estudos durante a formação continuada e que nesse espaço são discutidos temas que vão ao encontro da resolução de desafios do cotidiano da sala de aula. Porém, apontam que, em alguns momentos, essas ações formativas não mantêm seu foco central, pois as discussões sobre a prática docente se revertem em queixas sobre as dificuldades que se arrastam ao longo de anos, tais como a indisciplina de estudantes, a não participação das famílias e alegação sobre o despreparo de professores para o atendimento de estudantes com deficiência.This study is linked to the research line Practices and formative processes of educators for inclusive education, of the Professional Master's Program in Inclusive Education, at Sao Paulo State University, Faculty of Sciences and Technologies, Campus of Presidente Prudente and addresses the formation of teachers in the field of inclusive education, in the municipality of São Paulo, more precisely in the geographical area covered by the Regional Board of Education of São Miguel Paulista. This study presents the existing challenges and innovations evidenced in methodologies with students and in training processes, the interdependent and connected problems in the educational field highlighted the importance of understanding, analyzing, and discussing public policies for teacher training, in particular, teachers in the final years, in addition to the results achieved with these actions, from an inclusive perspective, with a focus on the area of intellectual disability. Data collection took place through the participation of 16 teachers from five schools in the municipality, who work in classrooms where students with intellectual disabilities are enrolled, in the Final Years of Elementary School. The methodology adopted by this research is a qualitative approach, through the analysis of documents produced by the Municipal Secretary of Education of São Paulo, between the years 2018 to 2021, the instrument was a Google Forms-type questionnaire and three pedagogical meetings with the research participants. Data analysis was carried out considering two analytical axes: axis 1 on the impact of training on teachers' pedagogical practices; and axis 2 on aspects contained in the documents. It is evidenced through the results that teachers recognize the importance of studies during continuing education and that in this space are discussed topics that meet the resolution of challenges of everyday life in the classroom. However, they point out that, at times, these training activities do not maintain their central focus, as discussions about teaching practice revert to complaints about difficulties that drag on over years, such as student indiscipline, non-participation of families and allegation about the unpreparedness of teachers to care for students with disabilities.Este estudio está vinculado a la línea de investigación Prácticas y procesos formativos de educadores para la educación inclusiva, del Programa de Maestría Profesional en Educación Inclusiva, de la Universidade Estadual Paulista, Facultad de Ciencias y Tecnologías, Campus de Presidente Prudente y aborda la formación de docentes en la campo de la educación inclusiva, en el municipio de São Paulo, más precisamente en el área geográfica cubierta por el Consejo Regional de Educación de São Miguel Paulista. Este estudio presenta los desafíos existentes y las innovaciones evidenciadas en las metodologías con los estudiantes y en los procesos de formación, los problemas interdependientes y conectados en el campo educativo destacaron la importancia de comprender, analizar y discutir las políticas públicas para la formación docente, en particular, los docentes en los últimos años. , además de los resultados alcanzados con estas acciones, desde una perspectiva inclusiva, con enfoque en el área de la discapacidad intelectual. La recolección de datos ocurrió a través de la participación de 16 docentes de cinco escuelas del municipio, que actúan en aulas donde cursan alumnos con discapacidad intelectual, en los Últimos Años de la Enseñanza Fundamental. La metodología adoptada por esta investigación es de enfoque cualitativo, a través del análisis de documentos producidos por la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo, entre los años 2018 a 2021, el instrumento fue un cuestionario tipo Google Forms y tres encuentros pedagógicos con la investigación. Participantes. El análisis de datos se realizó considerando dos ejes analíticos: el eje 1 sobre el impacto de la formación en las prácticas pedagógicas de los docentes; y el eje 2 sobre aspectos contenidos en los documentos. Se evidencia a través de los resultados que los docentes reconocen la importancia de los estudios durante la formación continua y que en este espacio se discuten temas que atienden a la resolución de desafíos del cotidiano en el aula. Sin embargo, señalan que, en ocasiones, estas actividades formativas no mantienen su eje central, ya que las discusiones sobre la práctica docente revierten en denuncias sobre dificultades que se prolongan durante años, como la indisciplina de los estudiantes, la no participación de las familias y la denuncia sobre la falta de preparación de los docentes para atender a los estudiantes con discapacidad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Jane Cristina de2023-04-19T22:23:04Z2023-04-19T22:23:04Z2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24305533004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-12T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243055Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:25:58.833465Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
School inclusion in the city of São Paulo: systematization of the pedagogical practices of teachers two final years of the ensino fundamental
title Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
Souza, Jane Cristina de
Formação de professores
Educação inclusiva
Escola pública
Cidade de São Paulo
Deficiência intelectual
Teacher training
Inclusive education
Public school
Sao Paulo city
Intellectual disability
Formación docente
Educación inclusiva
Escuela pública
Ciudad de São Paulo
Discapacidad intelectual
title_short Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
title_full Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Inclusão escolar na cidade de São Paulo: sistematização das práticas pedagógicas de professores dos anos finais do ensino fundamental
author Souza, Jane Cristina de
author_facet Souza, Jane Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jane Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação inclusiva
Escola pública
Cidade de São Paulo
Deficiência intelectual
Teacher training
Inclusive education
Public school
Sao Paulo city
Intellectual disability
Formación docente
Educación inclusiva
Escuela pública
Ciudad de São Paulo
Discapacidad intelectual
topic Formação de professores
Educação inclusiva
Escola pública
Cidade de São Paulo
Deficiência intelectual
Teacher training
Inclusive education
Public school
Sao Paulo city
Intellectual disability
Formación docente
Educación inclusiva
Escuela pública
Ciudad de São Paulo
Discapacidad intelectual
description Esse estudo está vinculado à linha de pesquisa Práticas e processos formativos de educadores para educação inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Câmpus de Presidente Prudente e aborda a formação de professores no campo da educação inclusiva, no município de São Paulo, mais precisamente na área de abrangência geográfica da Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista. Neste estudo são apresentados os desafios existentes e as inovações evidenciadas em metodologias junto aos estudantes e nos processos formativos, as problemáticas interdependentes e conectadas no campo educacional destacaram a importância de compreender, analisar e discutir as políticas públicas para a formação de professores, em especial, os professores dos anos finais, além dos resultados alcançados com estas ações, na perspectiva inclusiva, com foco na área da deficiência intelectual. A coleta de dados se deu por meio da participação de 16 professores de cinco escolas do município, que atuam em salas onde estão matriculados estudantes com deficiência intelectual, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada por esta pesquisa é de abordagem qualitativa, por meio de análise dos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre os anos de 2018 a 2021, o instrumento foi um questionário do tipo Google Forms e três encontros pedagógicos com os participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada considerando dois eixos analíticos: sendo o eixo 1 sobre o impacto da formação nas práticas pedagógicas dos professores; e o eixo 2 sobre aspectos contidos nos documentos. Evidenciase por meio dos resultados que os professores reconhecem a importância dos estudos durante a formação continuada e que nesse espaço são discutidos temas que vão ao encontro da resolução de desafios do cotidiano da sala de aula. Porém, apontam que, em alguns momentos, essas ações formativas não mantêm seu foco central, pois as discussões sobre a prática docente se revertem em queixas sobre as dificuldades que se arrastam ao longo de anos, tais como a indisciplina de estudantes, a não participação das famílias e alegação sobre o despreparo de professores para o atendimento de estudantes com deficiência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
2023-04-19T22:23:04Z
2023-04-19T22:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243055
33004129069P9
url http://hdl.handle.net/11449/243055
identifier_str_mv 33004129069P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128810863820800