Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lui, Bruna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235534
Resumo: A Educação Ambiental, apesar de bastante debatida e de extrema importância nos diversos setores da sociedade, enfrenta várias dificuldades para a sua implementação no ambiente escolar. Em que pesem essas dificuldades, no entanto, apresenta-se como uma possibilidade para a formação de alunos e cidadãos críticos, capazes de compreender as questões socioambientais que os cercam, realizando escolhas conscientes e questionando ativamente os modelos de produção hegemônicos atuais, responsáveis por diversos problemas ambientais e injustiças sociais. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tem como objetivo a elaboração de um estudo exploratório sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a Educação Ambiental escolar, buscando identificar os conhecimentos e as problemáticas relativas às PANCS, bem como analisar as eventuais contribuições destas para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são, de acordo com os autores Kinupp e Lorenzi (2009), plantas com grande potencial alimentício que são desconhecidas pelo grande público, substituídas por outras espécies de maior valor comercial e/ou que caíram em desuso. Apesar disso, recentemente as mesmas passaram a ser apresentadas e debatidas pela grande mídia, além de estarem presentes em feiras de agricultores locais em algumas cidades brasileiras por exemplo, possibilitando, a partir do campo da Educação Ambiental, discussões em relação ao uso de solos, a alimentação e a saúde populacional entre outras questões. Foi nesse contexto que a presente pesquisa foi realizada. Por meio do estudo realizado foi possível observar uma variedade de temáticas ambientais, culturais, econômicas e sociais relacionadas as PANCS e a existência de algumas práticas de EA desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se, ainda, a necessidade de realização de novos estudos que busquem aprofundar as reflexões relativas à contribuição das PANCs para o desenvolvimento de trabalhos com Educação Ambiental no ambiente escolar.
id UNSP_96a1b75264b4550a1b6d96a63da3a6b8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235534
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratórioUnconventional Food Plants (UFP) and environmental education: an exploratory studyEducação ambientalPlantasPlantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)EscolasAmbiente escolarA Educação Ambiental, apesar de bastante debatida e de extrema importância nos diversos setores da sociedade, enfrenta várias dificuldades para a sua implementação no ambiente escolar. Em que pesem essas dificuldades, no entanto, apresenta-se como uma possibilidade para a formação de alunos e cidadãos críticos, capazes de compreender as questões socioambientais que os cercam, realizando escolhas conscientes e questionando ativamente os modelos de produção hegemônicos atuais, responsáveis por diversos problemas ambientais e injustiças sociais. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tem como objetivo a elaboração de um estudo exploratório sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a Educação Ambiental escolar, buscando identificar os conhecimentos e as problemáticas relativas às PANCS, bem como analisar as eventuais contribuições destas para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são, de acordo com os autores Kinupp e Lorenzi (2009), plantas com grande potencial alimentício que são desconhecidas pelo grande público, substituídas por outras espécies de maior valor comercial e/ou que caíram em desuso. Apesar disso, recentemente as mesmas passaram a ser apresentadas e debatidas pela grande mídia, além de estarem presentes em feiras de agricultores locais em algumas cidades brasileiras por exemplo, possibilitando, a partir do campo da Educação Ambiental, discussões em relação ao uso de solos, a alimentação e a saúde populacional entre outras questões. Foi nesse contexto que a presente pesquisa foi realizada. Por meio do estudo realizado foi possível observar uma variedade de temáticas ambientais, culturais, econômicas e sociais relacionadas as PANCS e a existência de algumas práticas de EA desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se, ainda, a necessidade de realização de novos estudos que busquem aprofundar as reflexões relativas à contribuição das PANCs para o desenvolvimento de trabalhos com Educação Ambiental no ambiente escolar.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lui, Bruna2022-07-08T16:39:31Z2022-07-08T16:39:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:05:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235534Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:03:28.552817Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
Unconventional Food Plants (UFP) and environmental education: an exploratory study
title Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
spellingShingle Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
Lui, Bruna
Educação ambiental
Plantas
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Escolas
Ambiente escolar
title_short Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
title_full Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
title_fullStr Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
title_sort Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório
author Lui, Bruna
author_facet Lui, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lui, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Plantas
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Escolas
Ambiente escolar
topic Educação ambiental
Plantas
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Escolas
Ambiente escolar
description A Educação Ambiental, apesar de bastante debatida e de extrema importância nos diversos setores da sociedade, enfrenta várias dificuldades para a sua implementação no ambiente escolar. Em que pesem essas dificuldades, no entanto, apresenta-se como uma possibilidade para a formação de alunos e cidadãos críticos, capazes de compreender as questões socioambientais que os cercam, realizando escolhas conscientes e questionando ativamente os modelos de produção hegemônicos atuais, responsáveis por diversos problemas ambientais e injustiças sociais. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tem como objetivo a elaboração de um estudo exploratório sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a Educação Ambiental escolar, buscando identificar os conhecimentos e as problemáticas relativas às PANCS, bem como analisar as eventuais contribuições destas para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são, de acordo com os autores Kinupp e Lorenzi (2009), plantas com grande potencial alimentício que são desconhecidas pelo grande público, substituídas por outras espécies de maior valor comercial e/ou que caíram em desuso. Apesar disso, recentemente as mesmas passaram a ser apresentadas e debatidas pela grande mídia, além de estarem presentes em feiras de agricultores locais em algumas cidades brasileiras por exemplo, possibilitando, a partir do campo da Educação Ambiental, discussões em relação ao uso de solos, a alimentação e a saúde populacional entre outras questões. Foi nesse contexto que a presente pesquisa foi realizada. Por meio do estudo realizado foi possível observar uma variedade de temáticas ambientais, culturais, econômicas e sociais relacionadas as PANCS e a existência de algumas práticas de EA desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se, ainda, a necessidade de realização de novos estudos que busquem aprofundar as reflexões relativas à contribuição das PANCs para o desenvolvimento de trabalhos com Educação Ambiental no ambiente escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-07-08T16:39:31Z
2022-07-08T16:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235534
url http://hdl.handle.net/11449/235534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045762377973760