Pandeiro de náilon: os estilos interpretativos de Bira Presidente e Carlos Café

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gustavo Surian [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194307
Resumo: Nas últimas três décadas o pandeiro passou de um instrumento acompanhador dos estilos tradicionais da música brasileira para um instrumento capaz de sintetizar uma série de ritmos brasileiros e internacionais. O objetivo da presente pesquisa é discutir e compreender algumas das técnicas e idiomatismos presente no modo de se executar o pandeiro de náilon no samba urbano, através do estudo dos estilos interpretativos de Ubirajara Félix do Nascimento (1937), conhecido por Bira Presidente e Carlos Alberto França Barros (1982), o Carlos Café do Pandeiro. O trabalho baseia-se no levantamento documental dos materiais audiovisuais presentes na internet, em livros, nas performances fonográficas e entrevistas feitas pelo autor. Para entendermos as técnicas e os estilos dos músicos pesquisados, utilizamos o recurso da transcrição e musical adaptando o sistema notacional de Carlos Stasi para contemplar os timbres idiomáticos do pandeiro de náilon. O presente trabalho foi organizado em três capítulos. O primeiro, além de apresentar uma sucinta contextualização histórica do pandeiro e das peles sintéticas, discute o conceito de “pandeiro brasileiro” em contraposição aos discursos e representações (LEPPERT, 1993) relacionados ao pandeiro de náilon no Brasil, assim como os conceitos de organologia (BATES, 2012), idiomatismo (MIRANDA, 2018; GIANESELLA, 2012) e autoetnografia (SANTOS, 2017; BENETTI 2017), que compõe a fundamentação teórica da pesquisa. O segundo e terceiro capítulos focarão nos músicos Bira Presidente e Carlos Café. Através do estudo biográfico desses músicos, analisamos os processos que desencadearam seus estilos interpretativos, bem como sua relevância para o cenário do samba e da percussão popular brasileira. Dessa forma, dentre as características encontradas em cada um dos músicos pesquisados, podemos destacar as inovações estilísticas propostas pelos dois pandeiristas.
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