O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15 http://hdl.handle.net/11449/183742 |
Resumo: | Abstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling. |
id |
UNSP_96efa0f7066b3d7788feded75df60b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/183742 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformaçãoThe Problem in Mathematical Modeling: determination and transformationMathematics EducationCyber WorldRealityScratchEducação MatemáticaMundo CibernéticoRealidadeScratchAbstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling.Resumo Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de problema em Modelagem Matemática no contexto abrangido pela Educação Matemática. Trata-se de resultado de uma pesquisa, norteada pela metodologia qualitativa, em que realizamos um curso envolvendo a construção de jogos eletrônicos. A pergunta diretriz assumida é: como se mostra o problema no processo de Modelagem Matemática envolvido na construção de jogos eletrônicos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática? Como principal referencial teórico trazemos a visão deleuziana de problema, que não associa o problema à dúvida nem à pergunta, colocando-o em um estado não atual. A análise de dados, aliada a um aprofundamento teórico-filosófico, apresenta possíveis consonâncias entre essa visão e as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas. Como resultado, apresentamos que o modo como o problema é determinado condiciona os encaminhamentos das situações desenvolvidas e, consequentemente, o próprio processo de Modelagem Matemática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de MatemáticaUNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vecchia, Rodrigo DallaMaltempi, Marcus Vinicius2019-10-03T17:31:27Z2019-10-03T17:31:27Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article748-767application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/18374210.1590/1980-4415v33n64a15S0103-636X2019000200748S0103-636X2019000200748.pdf5990590753771856SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:06:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:11.251612Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação The Problem in Mathematical Modeling: determination and transformation |
title |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação |
spellingShingle |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação Vecchia, Rodrigo Dalla Mathematics Education Cyber World Reality Scratch Educação Matemática Mundo Cibernético Realidade Scratch |
title_short |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação |
title_full |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação |
title_fullStr |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação |
title_full_unstemmed |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação |
title_sort |
O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação |
author |
Vecchia, Rodrigo Dalla |
author_facet |
Vecchia, Rodrigo Dalla Maltempi, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Maltempi, Marcus Vinicius |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de Matemática Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vecchia, Rodrigo Dalla Maltempi, Marcus Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics Education Cyber World Reality Scratch Educação Matemática Mundo Cibernético Realidade Scratch |
topic |
Mathematics Education Cyber World Reality Scratch Educação Matemática Mundo Cibernético Realidade Scratch |
description |
Abstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03T17:31:27Z 2019-10-03T17:31:27Z 2019-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15 Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019. 0103-636X http://hdl.handle.net/11449/183742 10.1590/1980-4415v33n64a15 S0103-636X2019000200748 S0103-636X2019000200748.pdf 5990590753771856 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15 http://hdl.handle.net/11449/183742 |
identifier_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019. 0103-636X 10.1590/1980-4415v33n64a15 S0103-636X2019000200748 S0103-636X2019000200748.pdf 5990590753771856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
748-767 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128661760507904 |