O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vecchia, Rodrigo Dalla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maltempi, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15
http://hdl.handle.net/11449/183742
Resumo: Abstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling.
id UNSP_96efa0f7066b3d7788feded75df60b13
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183742
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformaçãoThe Problem in Mathematical Modeling: determination and transformationMathematics EducationCyber WorldRealityScratchEducação MatemáticaMundo CibernéticoRealidadeScratchAbstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling.Resumo Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de problema em Modelagem Matemática no contexto abrangido pela Educação Matemática. Trata-se de resultado de uma pesquisa, norteada pela metodologia qualitativa, em que realizamos um curso envolvendo a construção de jogos eletrônicos. A pergunta diretriz assumida é: como se mostra o problema no processo de Modelagem Matemática envolvido na construção de jogos eletrônicos por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática? Como principal referencial teórico trazemos a visão deleuziana de problema, que não associa o problema à dúvida nem à pergunta, colocando-o em um estado não atual. A análise de dados, aliada a um aprofundamento teórico-filosófico, apresenta possíveis consonâncias entre essa visão e as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas. Como resultado, apresentamos que o modo como o problema é determinado condiciona os encaminhamentos das situações desenvolvidas e, consequentemente, o próprio processo de Modelagem Matemática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de MatemáticaUNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUNESP Departamento de Estatiística Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vecchia, Rodrigo DallaMaltempi, Marcus Vinicius2019-10-03T17:31:27Z2019-10-03T17:31:27Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article748-767application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/18374210.1590/1980-4415v33n64a15S0103-636X2019000200748S0103-636X2019000200748.pdf5990590753771856SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:06:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:11.251612Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
The Problem in Mathematical Modeling: determination and transformation
title O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
spellingShingle O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
Vecchia, Rodrigo Dalla
Mathematics Education
Cyber World
Reality
Scratch
Educação Matemática
Mundo Cibernético
Realidade
Scratch
title_short O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
title_full O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
title_fullStr O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
title_full_unstemmed O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
title_sort O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
author Vecchia, Rodrigo Dalla
author_facet Vecchia, Rodrigo Dalla
Maltempi, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Maltempi, Marcus Vinicius
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós Grduação em Ensino de Matemática
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vecchia, Rodrigo Dalla
Maltempi, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics Education
Cyber World
Reality
Scratch
Educação Matemática
Mundo Cibernético
Realidade
Scratch
topic Mathematics Education
Cyber World
Reality
Scratch
Educação Matemática
Mundo Cibernético
Realidade
Scratch
description Abstract In this paper, we discuss the problem concept in Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education. It is the result of a research guided by a qualitative methodology, where we set a course involving the construction of electronic games. As the main theoretical reference, we bring Deleuze's problem vision, that is not associated with doubt or question, but with a non-actual state. Data analysis combined with a theoretical and philosophical depth, led to the construction of a problem concept aligned with the mathematical modeling activities we developed. As a result, we show that the way the problem is determined conditions the developed situations and, therefore, the process of Mathematical Modeling.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03T17:31:27Z
2019-10-03T17:31:27Z
2019-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019.
0103-636X
http://hdl.handle.net/11449/183742
10.1590/1980-4415v33n64a15
S0103-636X2019000200748
S0103-636X2019000200748.pdf
5990590753771856
url http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a15
http://hdl.handle.net/11449/183742
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 748-767, 2019.
0103-636X
10.1590/1980-4415v33n64a15
S0103-636X2019000200748
S0103-636X2019000200748.pdf
5990590753771856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 748-767
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128661760507904